Se eu excluir os anexos, as mensagens com as quais eles vieram serão excluídas?

Estou tentando liberar espaço e quero remover alguns anexos de e-mail, mas estou preocupado que as mensagens originais também possam desaparecer. Recebi arquivos importantes em conversas antigas e ainda preciso dos e-mails para consulta, então preciso de ajuda para entender se excluir os anexos também excluirá as mensagens que vieram com eles.

Encontrei isso quando o armazenamento do meu iPhone estava lotado e o Mensagens estava ocupando uma quantidade estranha de espaço. Parece arriscado no começo, como se um toque errado fizesse suas fotos salvas sumirem. Não funciona assim.

Se você apagar um anexo, as fotos salvas também somem?

Não. Depois que você toca em Salvar Imagem em uma foto de uma mensagem de texto, o iPhone coloca uma cópia separada no app Fotos. Testei isso com algumas fotos de uma conversa antiga. Apaguei o anexo dentro do Mensagens e depois verifiquei o Fotos. A imagem salva ainda estava lá. Não há ligação entre os dois depois de salvar.

Remover anexos apaga a conversa?

Não. A conversa de texto permanece. Você perde o arquivo de imagem ou vídeo vinculado à mensagem, não a parte escrita do chat. Se você apagar pela tela de informações da conversa ou pelos ajustes de Armazenamento do iPhone, estará removendo mídia, não apagando o histórico da conversa.

Por que o número do armazenamento pode parecer inalterado

Também vi isso. Apaguei um monte de coisas, conferi o armazenamento e ele quase não mudou. Havia duas coisas acontecendo.

Primeiro, a mídia de mensagens apagada fica em Apagados Recentemente por 30 dias. Então o telefone ainda não terminou de removê-la. Se você quiser recuperar o espaço agora, abra o Mensagens, toque em Editar no canto superior esquerdo, escolha Mostrar Apagados Recentemente e depois remova os itens dali de vez.

Segundo, o iOS demora para atualizar os totais de armazenamento. Reiniciar normalmente corrige a contagem e mostra o espaço livre real.

E quanto ao iCloud?

Se Mensagens no iCloud estiver ativado, a exclusão é sincronizada. Então, se você remover um anexo no seu iPhone, ele também desaparece dos seus outros dispositivos Apple que usam o mesmo ID Apple. Se Mensagens no iCloud estiver desativado, a mudança fica local no dispositivo em que você apagou.

Por que fazer isso manualmente fica cansativo rápido

A Apple oferece a seção Anexos Grandes em Ajustes, depois Geral e depois Armazenamento do iPhone. Funciona. A parte irritante é a falta de uma opção para selecionar tudo. Você precisa tocar nos itens um por um. Fiz isso uma vez com algumas centenas de clipes e capturas de tela. Foi ruim. Lento, repetitivo e fácil de deixar passar coisas.

Uma forma mais rápida se o problema for maior do que o Mensagens

O que estava me pegando não eram só os anexos de mensagens. Também eram vídeos enormes, capturas de tela repetidas e fotos quase duplicadas entupindo a biblioteca inteira. Quando o armazenamento fica baixo, o iPhone começa a se comportar de forma estranha. Os apps travam, o teclado fica lento, a câmera demora mais. O meu ficou assim.

Clever Cleaner foi o caminho mais rápido para mim. A seção Heavies coloca os maiores arquivos primeiro, com os tamanhos mostrados diretamente nas miniaturas, então os piores vilões são fáceis de identificar. A seção Similars agrupa fotos quase iguais, não apenas duplicatas exatas, o que ajudou com fotos em sequência e aquelas cinco imagens quase idênticas que eu esqueci de limpar. O processamento fica no dispositivo, o que importava para mim.

Depois que liberei cerca de 30 GB de vídeos grandes e capturas de tela antigas, e depois esvaziei Apagados Recentemente, a queda no armazenamento apareceu e a lentidão parou. Meio irritante a Apple não tornar a limpeza nativa menos tediosa, mas é o que temos.

Se você excluir um anexo de e-mail, o e-mail geralmente permanece. O corpo da mensagem, o remetente, a data e a conversa continuam. Você perde o arquivo, não a conversa inteira.

Mas há um detalhe. Em muitos apps de e-mail, o anexo faz parte do registro da mensagem. Então, muitas vezes, você não recebe uma opção limpa de remover apenas o anexo, como acontece em alguns apps de mensagens. Você exclui o e-mail inteiro, arquiva ou move. É aí que eu discordaria um pouco de @mikeappsreviewer. O ponto dele se encaixa bem no Mensagens do iPhone, mas os apps de e-mail costumam ser menos flexíveis.

A melhor opção é salvar o arquivo primeiro, se você ainda precisar dele. Coloque em Arquivos, Fotos ou armazenamento em nuvem. Depois, limpe e-mails antigos com anexos grandes. Gmail, Apple Mail e Outlook permitem pesquisar por tamanho ou usar filtros no estilo has:attachment, o que é mais rápido do que ficar rolando para sempre.

Se o armazenamento do seu iPhone também estiver apertado fora do Mail, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para limpar fotos e vídeos. Além disso, este guia do Clever Cleaner para liberar espaço no iPhone rapidamente é fácil de seguir. Me ajudou a entender o que estava ocupando espaço, para ser sincero.

Normalmente, não, excluir um anexo não exclui automaticamente o texto/conversa do email. Mas com email, o problema é que muitos apps não separam muito bem o arquivo da mensagem. É aí que eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer, já que esse conselho se aplica muito mais ao Mensagens do que ao Mail.

No caso de email, geralmente é uma destas situações:

• o anexo fica armazenado como parte do email
  • removê-lo localmente não altera a cópia no servidor
  • alguns apps simplesmente não permitem excluir apenas o anexo

Então, se o email for importante, eu primeiro salvaria o arquivo em outro lugar e depois testaria com uma mensagem não importante antes de sair apagando tudo. O Apple Mail, em especial, pode ser irritante quanto ao que é cache local e ao que realmente está na mensagem.

Também vale verificar se o seu objetivo é liberar armazenamento do iPhone ou limpar a cota da sua caixa de correio, porque essas duas coisas nem sempre são a mesma. Os apps de email armazenam anexos em cache, e limpar dados antigos de emails baixados pode ajudar sem mexer nos emails reais no servidor.

Se o problema de armazenamento for mais amplo do que apenas email, o Clever Cleaner honestamente é mais útil para os verdadeiros vilões de espaço, como vídeos, fotos duplicadas e capturas de tela gigantes. Eu leria esta avaliação do Clever Cleaner para iPhone e guia de limpeza de armazenamento se você quiser uma explicação mais clara do que ele realmente faz.

Versão curta: talvez não, mas não presuma que seu app de email oferece suporte à exclusão apenas de anexos. Teste primeiro.

Depende mais do serviço de e-mail do que do telefone.

Para e-mail, eu na verdade contestaria um pouco a ideia mais simples de deletar o anexo e manter a mensagem. @mikeappsreviewer está certo para limpeza de mídia no estilo Mensagens, mas anexos de e-mail muitas vezes ficam incorporados na própria mensagem. Em muitos aplicativos de e-mail, não existe mais uma opção real de desanexar. Você apaga o e-mail inteiro ou apenas limpa o download/cache local.

Então a distinção principal é:

• Excluir anexo/download em cache = o e-mail permanece, a cópia no servidor geralmente não é afetada
  • Excluir o e-mail = anexo e mensagem vão juntos
  • Salvar o anexo em outro lugar primeiro = opção mais segura

Concordo com @hoshikuzu e @kakeru que testar primeiro com um e-mail não importante é a jogada mais inteligente. Verifique também se você usa IMAP, Gmail, Exchange ou POP, porque o comportamento de sincronização muda bastante as coisas.

Uma coisa que não é mencionada o suficiente: alguns aplicativos mostram um clipe de papel mesmo depois que o arquivo não está mais armazenado localmente, porque a mensagem original ainda contém metadados do anexo. Isso confunde as pessoas e faz parecer que nada foi removido.

Se o seu objetivo real é liberar espaço no iPhone, o Mail muitas vezes nem é o maior vilão. Fotos, vídeos e mídia de mensagens geralmente ocupam muito mais espaço. É aí que o Clever Cleaner pode ser útil.

Prós do Clever Cleaner

• rápido para localizar arquivos grandes
  • bom para fotos duplicadas e semelhantes
  • mais fácil do que vasculhar os menus de armazenamento

Contras

• não é exatamente um gerenciador de caixa de correio
  • não vai resolver a cota de e-mail no servidor
  • você ainda precisa verificar antes de excluir qualquer coisa importante

Resumo curto: remover um anexo de e-mail geralmente não apaga a conversa, mas muitos aplicativos de e-mail nem permitem remover apenas o anexo de forma limpa.