Recuperação de arquivo PST do Outlook de perfil antigo do Windows

Eu tinha o Outlook configurado em um perfil de usuário antigo do Windows e, depois de trocar de perfil, não consigo encontrar meu arquivo PST antigo com meus e-mails e contatos. Ainda tenho acesso às pastas do perfil antigo, mas não tenho certeza de onde o PST está armazenado ou como importá-lo com segurança para minha configuração atual do Outlook. Preciso de ajuda para recuperar o arquivo e trazer de volta meus dados antigos de e-mail.

Enfrentei isso uma vez depois de limpar a pasta Downloads, e o Outlook mostrou o mesmo erro de arquivo ausente. Bateu um desespero na hora. Se isso aconteceu com você, pare de usar o PC para coisas aleatórias agora mesmo. Nada de navegar, nada de instalações grandes, nada de ficar movendo arquivos. Quando o Windows exclui um arquivo, muitas vezes ele só remove primeiro o ponteiro. Os dados ficam lá até que outra coisa grave por cima. Se o seu PST antigo for sobrescrito, as chances de recuperação caem muito.

Comece pelas verificações mais básicas

Sim, o óbvio primeiro.

Abra a Lixeira e procure o PST.

Se você usou Shift+Delete, pule esta parte, ele nunca foi para lá.

Se a sua pasta Documentos sincroniza com OneDrive ou Dropbox, entre no painel da web e verifique os itens excluídos e o histórico de arquivos. Já vi arquivos voltarem de lá mesmo depois que a cópia local sumiu.

Tente restaurar a pasta no Windows

Isso aqui é meio irregular, mas leva só um minuto.

Vá até a pasta onde o Outlook mantinha o arquivo, geralmente:

C:\Users\YourName\Documents\Outlook Files

Clique com o botão direito na pasta e selecione Restaurar versões anteriores. Se o Windows tiver mantido cópias de sombra, você pode ver um instantâneo mais antigo. Abra um deles e copie o PST antigo para algum lugar seguro. A Área de Trabalho serve por enquanto.

Se ele foi realmente excluído, use um software de recuperação

Esta é a parte que eu faria em seguida se as duas primeiras verificações falharem.

Tive mais sorte com o Disk Drill do que com a pilha de ferramentas grátis aleatórias que o pessoal vive jogando em discussões. O principal não é mágica, é a varredura profunda e ser criterioso com o que você restaura.

Meus passos foram simples:

Instale a ferramenta em algum lugar diferente da unidade onde o PST foi excluído, se você tiver outra unidade ou um pen drive.

Faça a varredura da unidade principal do Windows, normalmente C:.

Pesquise nos resultados por arquivos .pst ou filtre por tipo de arquivo.

Ignore os arquivos PST pequenos e recentes que o Outlook cria sozinho. Eles costumam ter cerca de 265 KB e estar vazios.

Procure o grande. Seu arquivo de caixa de correio antigo geralmente tem centenas de MB, às vezes vários GB.

Recupere-o para a Área de Trabalho ou outra pasta fora do caminho original do Outlook.

Por que o Outlook parece vazio agora

O Outlook gosta de deixar a bagunça ainda mais confusa. Quando ele perde o arquivo de dados original, muitas vezes cria um novo em branco com um nome como My Outlook Data File. Aí você abre o Outlook e parece que suas pastas sumiram. Elas não sumiram do PST recuperado. O Outlook está apontando para o arquivo errado.

Depois da recuperação, faça isto:

Abra o Outlook.

Vá em Arquivo > Abrir e Exportar > Abrir Arquivo de Dados do Outlook.

Selecione o PST recuperado na Área de Trabalho.

Suas pastas antigas devem aparecer no painel esquerdo.

Assim que confirmar que seus e-mails estão lá, entre em Configurações da Conta e mude o arquivo de dados padrão de volta para o recuperado.

Se a sua conta usa IMAP

Isso importa. Gmail, Comcast e muitos outros provedores usam IMAP. Com IMAP, a caixa de correio normalmente também fica no servidor de e-mail, então o Outlook muitas vezes reconstrói os e-mails criando um novo OST e sincronizando novamente depois que você adiciona a conta de volta.

Mas há um porém. Arquivos locais, pastas personalizadas armazenadas apenas no PST e algumas regras antigas ou e-mails apenas locais não voltam do servidor. Se você guardava anos de coisas em pastas locais do Outlook, o PST excluído ainda importa muito.

O que eu faria em seguida, em ordem

1. Verifique a Lixeira.

2. Verifique os arquivos excluídos e o histórico de versões do OneDrive ou Dropbox.

3. Tente Restaurar versões anteriores na pasta Outlook Files.

4. Execute um software de recuperação e procure um PST grande.

5. Abra o PST recuperado manualmente no Outlook, não confie em Enviar/Receber.

Depois de recuperá-lo

Parei de confiar na configuração padrão depois disso. Coloque seu PST em algum lugar com backup ou exporte uma cópia para uma unidade externa toda semana. O Outlook não ajuda muito nisso, e uma exclusão errada já basta.

Se a varredura encontrar um PST grande, você ainda tem uma chance razoável. PST pequeno, é o arquivo errado. PST grande, esse é o primeiro que eu testaria.

Se você ainda tiver a pasta de perfil antiga do Windows, comece por aí. Não vá direto para a recuperação de arquivos ainda. @mikeappsreviewer explicou bem a recuperação de arquivos excluídos, mas muitas vezes seu PST nem foi excluído. Normalmente ele está no caminho do usuário antigo.

Verifique estas pastas dentro do perfil antigo:

C:\Users\OldUser\Documents\Outlook Files
C:\Users\OldUser\AppData\Local\Microsoft\Outlook
C:\Users\OldUser\AppData\Roaming\Microsoft\Outlook

Detalhe importante. Contas POP e arquivos mortos manuais costumam usar PST. IMAP e Exchange geralmente usam OST em AppData\Local\Microsoft\Outlook. Contatos e arquivos locais antigos ainda podem estar em um PST, então procure os dois.

Método mais rápido:

1. Abra o Explorador de Arquivos.
  2. Vá para C:\Users\OldUser
  3. Procure por *.pst
  4. Classifique por Tamanho.
  5. Procure o maior arquivo com uma data suficientemente recente.

Um PST de arquivo morto normal costuma ter de 500 MB a vários GB. Se você encontrar um arquivo de 200 KB, esse não é o seu email.

Se as pastas ocultas estiverem desativadas, ative-as primeiro:
Exibir, Mostrar, Itens ocultos

Se o Outlook abrir mas não mostrar nada, não importe primeiro. Abra o arquivo diretamente:
Arquivo, Abrir e Exportar, Abrir Arquivo de Dados do Outlook

Discordo um pouco do conselho de que recuperar para a Área de Trabalho está tudo bem. Se o perfil antigo estiver na mesma unidade e você suspeitar de exclusão, salve os arquivos recuperados em outra unidade ou USB. Menor risco de sobrescrever. Se o arquivo sumiu, o Disk Drill é um próximo passo sólido para recuperação de PST do Outlook.

Verifique também Painel de Controle, Email, Arquivos de Dados na configuração antiga se você ainda tiver acesso a esse perfil. Às vezes o Outlook aponta para um caminho personalizado estranho.

Para quem pesquisar depois, este tópico é sobre recuperação de arquivo PST do Outlook de um perfil de usuário antigo do Windows, encontrar arquivos de dados do Outlook ausentes e restaurar emails, contatos e arquivos mortos antigos após trocar de perfil. Também vale a pena ler este tópico do Reddit sobre recuperar um arquivo PST do Outlook excluído permanentemente.

Se você informar o tipo de conta, POP, IMAP ou Exchange, o pessoal aqui pode afunilar isso bem rápido.

Um ponto que não vejo ser enfatizado o suficiente por @mikeappsreviewer ou @chasseurdetoiles é que o Outlook pode nunca ter armazenado o e-mail nas pastas padrão do perfil antigo. Muita gente apontou manualmente o PST para uma segunda unidade, uma pasta personalizada ou até mesmo um local de backup antigo anos atrás e esqueceu disso.

Então, antes de fazer a recuperação, verifique a hive do registro do perfil antigo para encontrar o caminho real dos dados do Outlook.

Se você ainda consegue acessar a instalação/perfil antigo do Windows:

1. Pressione Win+R, digite regedit
  2. Carregue a hive do usuário antigo se necessário, ou apenas verifique a partir dessa conta se ela ainda faz login
  3. Procure nas chaves de perfil do Outlook em:
    HKEY_USERS\OldSID\Software\Microsoft\Office\xx.0\Outlook\Profiles

Às vezes você consegue ver ali o caminho exato do PST. É meio chato, mas muito mais preciso do que procurar às cegas.

Além disso, não suponha que e-mails e contatos signifique PST. Os contatos podem ter estado sincronizando com a caixa de correio se fosse Exchange/Outlook.com, e nesse caso entrar na mesma conta pode trazê-los de volta mesmo que o arquivo local antigo esteja ausente. O calendário também. As pessoas confundem isso o tempo todo.

Outra coisa: se você encontrar um PST, copie-o primeiro e depois execute o ScanPST.exe na cópia antes de abri-la no Outlook. PSTs antigos de perfis abandonados costumam estar levemente corrompidos, e o Outlook pode agir de forma estranha ao montá-los. O ScanPST já está no sistema, normalmente em algum lugar em Program Files\Microsoft Office\root\OfficeXX.

Eu faria nesta ordem:

• procurar PST no perfil antigo e em quaisquer unidades secundárias
  • verificar os caminhos no registro do perfil do Outlook
  • copiar o PST encontrado para um local seguro
  • executar o ScanPST na cópia
  • abri-lo manualmente no Outlook
  • somente se nenhum arquivo for encontrado, partir para a recuperação com o Disk Drill

Se você acabar seguindo pela rota de recuperação, salve os arquivos recuperados em outra unidade, não em C:. Nessa parte eu concordo 100%. Além disso, este é um bom passo a passo se você quiser uma visão mais clara das opções de recuperação de dados e ferramentas de varredura de arquivos: veja como o Disk Drill ajuda a recuperar arquivos PST perdidos do Outlook

Um pequeno detalhe: ordenar por tamanho é útil, mas a data de modificação pode ser igualmente reveladora. Já vi o maior PST ser um arquivo morto desatualizado de 2018, enquanto a caixa de correio ativa real era menor.

Então é isso, não procure apenas por pastas. Verifique para onde o Outlook estava realmente apontado. Geralmente essa é a peça que falta.

Uma coisa extra que eu verificaria e que @chasseurdetoiles, @viajeroceleste e @mikeappsreviewer só mencionaram indiretamente: indexação da Pesquisa do Windows.

Se o perfil antigo ainda existir, abra Opções de Indexação e confirme se as pastas do perfil antigo foram indexadas. Depois procure não apenas por *.pst, mas também por nomes de pastas antigas de que você se lembra do Outlook. Já vi PSTs renomeados para nomes de arquivo estranhos de arquivo morto, então procurar só pela extensão não os encontrou.

Eu também verificaria o Histórico de Arquivos ou qualquer destino de backup antigo, não apenas cópias de sombra. Muitos casos de troca de perfil na verdade são “o arquivo existe no backup, não no perfil atual”.

Pequena discordância com a abordagem de começar pelo registro: útil, sim, mas muitas vezes é exagero, a menos que as pesquisas normais de arquivos falhem.

Se você realmente precisar de software de recuperação, Disk Drill é uma opção razoável.

Prós: filtro fácil para PST, boa varredura profunda, fluxo de visualização simples.
Contras: a varredura pode demorar, os nomes de arquivos/caminhos recuperados nem sempre são perfeitos e, se a unidade continuou sendo usada intensamente, seus resultados ainda podem ser ruins.

Se nenhum PST aparecer, mas você encontrar apenas arquivos OST, isso normalmente significa que a caixa de correio era baseada em servidor e que o caminho real de recuperação é adicionar a conta novamente e, depois, restaurar separadamente quaisquer arquivos locais.