Qual é o melhor aplicativo de área de trabalho remota para Linux?

Estou tentando acessar remotamente meu computador Linux depois que minha configuração atual de área de trabalho remota começou a apresentar lentidão, cair conexões e dificultar o trabalho. Preciso de ajuda para encontrar a melhor área de trabalho remota para Linux que seja confiável, fácil de configurar e funcione bem para acesso remoto no dia a dia.

Melhores opções de desktop remoto para Linux em 2025

Analisei algumas opções de desktop remoto no Linux este ano e fui anotando enquanto testava. Testei nesta ordem, então vou manter a lista assim.

1. VNC, TigerVNC e RealVNC

Essa foi uma das primeiras coisas que configurei porque ainda aparece em todo lugar, e eu entendo o motivo. Funciona no Linux, Windows e macOS sem muito drama depois que você passa pela configuração inicial.

O que eu gostei:

• Leve no uso de recursos do sistema
  • Rápido o suficiente para trabalho normal no desktop
  • Boa opção se você alterna entre diferentes sistemas operacionais

O que incomodou:

• Regras de firewall e redirecionamento de portas exigiram mais ajustes do que eu queria
  • O desempenho caiu quando forcei gráficos mais pesados
  • A configuração pareceu antiquada no pior sentido

Se você quer controle e não se importa em fazer uma configuração manual, eu ainda manteria o VNC na lista.

2. RDP com xRDP

Essa opção pareceu mais estável para mim do que eu esperava. No Linux, o xRDP foi fácil de colocar para funcionar na maioria das distros que testei, e se deu bem com máquinas Windows.

O que funcionou bem:

• Estável no uso regular
  • Fácil o suficiente de instalar
  • Boa opção se o seu ambiente já inclui sistemas Windows

Onde ficou devendo:

• O suporte a Wayland ainda pareceu inconsistente
  • Configurações com múltiplas sessões exigiram trabalho extra
  • Não seria minha primeira escolha se você quer tudo funcionando de imediato em stacks de desktop mais novos

Para muita gente, esta é a escolha prática. Não é chamativa. Na maior parte do tempo, faz o trabalho.

3. HelpWire

Testei isso depois de me cansar de ajustar configurações. A instalação foi rápida, o que importou mais para mim do que eu esperava. Funcionou em Linux, Windows e macOS, e a conexão pareceu fluida mesmo fora da rede local.

O que se destacou:

• Configuração rápida
  • O suporte multiplataforma funcionou sem muita complicação
  • A baixa latência pela internet pareceu boa no uso diário

O que notei:

• Usou um pouco mais de recursos do sistema do que algumas opções mais leves
  • Ainda assim ficou bom para trabalho normal, embora eu tenha notado a diferença em hardware mais antigo

Se você quiser ver o processo de configuração, o guia deles está aqui: guia.

4. SSH com encaminhamento X11

Ainda mantenho isso por perto, principalmente para trabalho de administração e tarefas remotas rápidas. Para uso mais focado em terminal, continuou leve e confiável.

Pontos positivos:

• Seguro
  • Baixo uso de recursos
  • Ótimo para acesso ao shell e ferramentas GUI menores

Pontos negativos:

• O uso de desktop completo pareceu ruim
  • Aplicativos gráficos complexos ficaram lentos rapidamente
  • Não é algo que eu passaria para um usuário sem conhecimento técnico

Se o seu trabalho acontece no terminal, isso ainda faz sentido. Se você precisa de uma sessão completa de desktop, eu pularia essa opção.

5. TeamViewer e AnyDesk

Esses foram os mais rápidos de colocar para funcionar. Sem surpresa. Se você precisa ajudar alguém remotamente e não quer explicar portas, servidores de exibição ou dependências de pacotes, eles são fáceis.

Por que as pessoas continuam usando:

• A configuração é simples
  • Amigável para usuários menos técnicos
  • Funciona em praticamente todas as principais plataformas

O que me incomodou:

• Os planos gratuitos tinham limitações
  • Ambos são proprietários
  • Não gostei de depender das regras de outra empresa para acesso às sessões

Eles são convenientes. Ainda assim, eu não os escolheria primeiro para uma configuração Linux sobre a qual eu queira controle total.

O que eu escolheria

Para confiabilidade no dia a dia, o HelpWire pareceu o mais fácil de usar. Passei menos tempo corrigindo problemas e mais tempo usando.

Se você se importa mais com controle, hospedagem própria ou ajustar as coisas para se encaixarem na sua configuração, eu olharia primeiro para VNC ou xRDP.

Se o seu trabalho é principalmente baseado em terminal, SSH com encaminhamento X11 ainda merece um lugar, mesmo que fique desajeitado com aplicativos GUI maiores.

Se a sua configuração atual apresenta atrasos e quedas, eu olharia primeiro para o RustDesk. Sei que @mikeappsreviewer falou sobre VNC, xRDP, HelpWire, SSH, TeamViewer e AnyDesk. Lista justa. Discordo do VNC como principal escolha em 2025. Ainda funciona, mas a codificação de imagem e o desempenho em WAN geralmente parecem ultrapassados.

Por que RustDesk:

• O suporte para host e cliente Linux é sólido
  • Menor latência que o VNC nos meus testes
  • A transferência de arquivos e a área de transferência funcionam bem
  • Hospedagem própria é uma opção, então você mantém o controle
  • Mais fácil do que brigar com o xRDP em máquinas mistas com Wayland e X11

Se você quiser a opção nativa do Linux, o GNOME Remote Desktop também vale a pena considerar, mas só se a sua pilha de desktop combinar com ele. Achei que funcionou bem em uma rede local, nem tanto em internet fraca.

Minha lista curta:

1. RustDesk para a maioria das pessoas
  2. xRDP para escritório ou redes com foco em Windows
  3. AnyDesk se você quiser ajuda remota rápida e sem complicação

Se você usa Wayland, verifique a compatibilidade primeiro. É aí que muita da dor de cabeça com desktop remoto no Linux ainda começa. O RustDesk me poupou de muito ajuste manual, e também de menos desconexões.

Se o seu principal problema é lag + sessões desconectadas, eu colocaria o NoMachine na lista de opções antes de voltar para VNC de novo. @mikeappsreviewer cobriu os suspeitos de sempre, e @sterrenkijker fez bem em mencionar o RustDesk, mas o NoMachine é o que sempre me pareceu estranhamente subestimado no Linux.

Por que eu daria uma olhada nele:

• lida melhor com sessões de desktop completas do que o VNC básico
  • geralmente é mais fluido em conexões mais fracas
  • áudio, área de transferência e suporte a múltiplos monitores são decentes
  • Linux para Linux funciona bem, e há suporte multiplataforma se você precisar
  • menos aquela vibe de montar seu próprio desktop remoto com 4 pacotes e uma oração

Pontos negativos:

• proprietário, o que algumas pessoas odeiam por princípio
  • pode parecer um pouco pesado
  • não tem uma sensação tão nativa do Linux quanto simplesmente usar xRDP ou ferramentas SSH

Minha opinião:

• NoMachine se você quer um desktop remoto fluido e menos complicação
  • RustDesk se você quer auto-hospedagem e uma configuração moderna no estilo TeamViewer
  • xRDP se for mais para acesso de escritório/estação de trabalho e seu ambiente de desktop colaborar
  • SSH + tmux se você puder evitar precisar de uma GUI completa

Sinceramente, se você está acessando remotamente um Linux para fazer trabalho de verdade, às vezes a melhor solução não é outro app de desktop remoto, mas mudar para um desktop mais leve na máquina host também. KDE/GNOME em uma conexão fraca ainda pode ficar meio ruim. XFCE ou MATE ajudam bastante, sem brincadeira. Também verifique se o verdadeiro culpado aqui é o Wayland, porque muitas vezes é.

Na verdade, eu colocaria o NoMachine no topo se o seu maior problema for lag mais desconexões aleatórias. É aí que ele tende a superar as opções mais antigas de desktop remoto para Linux às quais as pessoas continuam recorrendo por padrão.

Por que ele se destaca

• Responsividade muito boa em internet lenta ou inconsistente
  • Sensação de desktop completo melhor do que VNC
  • Áudio, área de transferência e suporte a vários monitores sólidos
  • Geralmente menos complicação na configuração do que montar pilhas de xRDP ou VNC

Prós

• Rápido em WAN
  • Estável em sessões longas
  • Bom suporte para host Linux
  • Funciona bem para trabalho real de desktop, não apenas tarefas administrativas

Contras

• Proprietário
  • Mais pesado do que ferramentas minimalistas
  • Pode parecer exagerado se você só precisa de acesso ao terminal

Concordo em parte com @sterrenkijker sobre o RustDesk. É uma escolha forte, especialmente se hospedar por conta própria for importante. Também entendo por que @waldgeist mencionou desktops mais leves, porque o próprio GNOME pode ser metade do problema. E a lista de @mikeappsreviewer é útil, mas hoje eu colocaria o VNC mais abaixo no ranking, a menos que você esteja em uma LAN ou tenha um motivo muito específico.

Minha lista prática:

1. NoMachine para o melhor desempenho de desktop remoto no Linux
  2. RustDesk para flexibilidade moderna com auto-hospedagem
  3. xRDP para ambientes de escritório amigáveis ao Windows

Se você estiver no Wayland, verifique isso primeiro. Muitas reclamações de app de desktop remoto ruim são, na verdade, problemas de combinação ruim na pilha de exibição.