Precisa de ajuda para recuperar vídeos de um cartão SD em 2026

Preciso de ajuda com a recuperação de vídeos de cartão SD depois que o cartão da minha câmera parou repentinamente de mostrar vários arquivos de vídeo importantes. O cartão ainda é detectado, mas os vídeos estão ausentes ou não reproduzem, e estou preocupado em piorar a situação ao tentar soluções aleatórias. Qual é o melhor método ou software para recuperar vídeos excluídos ou corrompidos de um cartão SD em 2026?

Perdeu um vídeo de um cartão SD? O que eu faria primeiro

Aquela sensação horrível quando um clipe some de um cartão SD é péssima. Já aconteceu comigo com filmagens de drone e, uma vez, com um vídeo de família que eu deveria ter feito backup antes. O primeiro passo é parar. Não continue gravando. Não mexa no cartão.

Arquivos de vídeo excluídos muitas vezes ainda ficam lá por um tempo. O que normalmente muda primeiro é a entrada do sistema de arquivos, não os dados brutos do vídeo. Sua câmera ou telefone marca o espaço como livre, e então novos arquivos começam a ocupar partes dele. Se nada novo for gravado nesses setores, a recuperação ainda tem chance.

1. Pare de gravar no cartão

Essa parte importa mais do que o software.

Não faça isto:

• grave mais vídeos
  • tire fotos
  • copie qualquer coisa para o cartão
  • formate o cartão
  • deixe o dispositivo continuar usando-o

Retire o cartão e deixe-o em paz até estar diante de um computador e pronto para recuperar. Aprendi isso da pior forma. Continuei filmando depois de excluir um clipe uma vez, e o arquivo perdido voltou meio corrompido. Culpa minha.

2. Verifique se o computador ainda reconhece o cartão

Antes de gastar tempo com ferramentas de recuperação, confirme se o cartão aparece de alguma forma.

Tente isto:

1. Use outro leitor de cartão.
  2. Troque de porta USB.
  3. Conecte-o a outro computador.
  4. Abra o Gerenciamento de Disco no Windows e veja se o cartão aparece lá.

Se o Windows disser que o cartão está como RAW, ou insistir para você formatá-lo, ainda não faça isso. Ferramentas de recuperação muitas vezes ainda conseguem ler cartões nesse estado. Se o cartão não aparecer em lugar nenhum, em nenhuma máquina, com nenhum leitor, talvez você esteja lidando com um problema de hardware em vez de uma simples exclusão.

3. Execute um software de recuperação

Para arquivos de vídeo, tive resultados razoáveis com Disk Drill.

Por que as pessoas continuam mencionando isso:

• ele lida com muitos tipos de arquivo
  • ele faz uma boa varredura em cartões de memória
  • ele tem recursos de recuperação focados em câmeras para filmagens fragmentadas

Essa última parte importa mais do que as pessoas pensam. Câmeras, drones e action cams frequentemente espalham os dados do vídeo em vez de gravar tudo em um bloco organizado. Conteúdo de GoPro, DJI, Sony e equipamentos parecidos costuma ser bagunçado por baixo dos panos.

No Windows, o limite de recuperação gratuita é de 100 MB. Isso não vai salvar um grande clipe em 4K, mas ainda é suficiente para escanear, visualizar os resultados e ver se o seu vídeo perdido sequer está lá antes de gastar dinheiro.

Se você quiser uma opção gratuita, o PhotoRec ainda vale a tentativa. É mais feio. Parece antigo. Funciona com mais frequência do que a interface sugere. O lado ruim é que você geralmente perde os nomes originais dos arquivos e a estrutura de pastas, então espere uma pilha de arquivos com nomes genéricos. Meio bagunçado, mas melhor do que nada.

4. Recupere os arquivos da forma segura

O fluxo básico é simples:

1. Conecte o cartão SD com um leitor de cartão.
  2. Faça uma varredura completa, ou uma varredura profunda se a rápida não encontrar nada.
  3. Filtre os resultados por formatos de vídeo.
  4. Visualize o que parecer correto.
  5. Salve os arquivos recuperados em outro lugar.

Outro lugar significa seu disco interno, um SSD externo, outra unidade USB, qualquer coisa exceto o mesmo cartão SD.

Não grave os arquivos recuperados de volta no cartão que você está escaneando. As pessoas fazem isso e depois se perguntam por que o segundo arquivo perdido nunca aparece. Você acaba sobrescrevendo exatamente os dados que estava tentando salvar.

5. Se o vídeo recuperado não abrir

Isso acontece. Um arquivo recuperado aparecer não significa que ele esteja saudável.

A primeira coisa que eu tentaria é o VLC Media Player. Ele abre arquivos danificados melhor do que muitos aplicativos de vídeo padrão. Já tive clipes que falharam nos players de mídia do Windows e ainda assim abriram no VLC com pequenas falhas.

Se o VLC não conseguir abrir, procure ferramentas de reparo de vídeo. Algumas delas reconstruem arquivos corrompidos usando um bom clipe de amostra da mesma câmera, gravado com as mesmas configurações. Esse detalhe importa. Mesmo dispositivo, mesma resolução, mesmo codec, mesma taxa de quadros, se você tiver isso.

E se o seu computador continuar pedindo para formatar o cartão, ignore isso até a recuperação terminar. A formatação fica para depois.

A parte em que as pessoas erram

Agir rápido ajuda. Mais importante ainda, não fazer gravações extras.

Se você parar de usar o cartão imediatamente, suas chances são melhores. Se continuar filmando, continuar apagando ou deixar o dispositivo criar novos arquivos em segundo plano, suas chances caem rápido. Não há muito drama nisso. Quanto menos você mexer no cartão, melhor o resultado tende a ser.

Se o cartão ainda estiver legível, eu o escanearia antes de tentar qualquer outra coisa. Se ele estiver invisível em todo lugar, então eu começaria a pensar em falha física, não erro do usuário. Esse é um caminho mais complicado. Mas, para uma exclusão acidental comum, a recuperação muitas vezes ainda é possível.

Se o cartão ainda monta, faça primeiro uma imagem dele. Sei que @mikeappsreviewer se concentrou em interromper gravações e escanear o cartão, o que está certo, mas eu não escanearia a mídia original primeiro se os vídeos forem muito importantes. Clone setor por setor e depois trabalhe a partir da cópia. Mais seguro. Se o cartão se degradar durante as leituras, você mantém um snapshot estável.

No Windows, use HDD Raw Copy Tool ou USB Image Tool. No Linux ou Mac, o ddrescue é a melhor opção. Salve a imagem no seu SSD, não de volta no cartão SD.

Depois escaneie a imagem com o Disk Drill. Ele lida bem com partições perdidas e tabelas de arquivos corrompidas, e muitas vezes encontra assinaturas de vídeo mesmo quando o diretório está inutilizado. Para câmeras, eu verificaria tanto a recuperação do sistema de arquivos quanto a recuperação baseada em assinaturas. Se você usar apenas um modo, vai perder coisas.

Se o arquivo voltar mas não reproduzir, o problema geralmente está no contêiner, não no fluxo de vídeo. Arquivos MP4 precisam do átomo moov. Algumas câmeras o gravam por último. Se a gravação foi interrompida, o clipe parece morto mesmo quando a maior parte dos dados de vídeo ainda está lá. O Untrunc ou uma ferramenta de reparo com um arquivo de amostra da mesma câmera ajuda bastante.

Mais uma coisa: verifique clipes temporários ocultos e arquivos sidecar. Algumas câmeras dividem vídeos longos em partes ou deixam arquivos .LRV, .THM, .IDX, .CPI, .MPL, .XML. Esses arquivos ajudam a identificar segmentos ausentes.

Se você quiser um passo a passo visual, este guia de recuperação de vídeo de cartão SD para arquivos de câmera ausentes ou corrompidos vale a pena conferir. Curto e fácil de acompanhar.

Não execute o chkdsk primeiro. As pessoas sugerem isso rápido demais. Ele corrige sistemas de arquivos alterando-os e, sim, às vezes ajuda, mas também enterra entradas recuperáveis. Eu deixaria as ferramentas de reparo para depois da recuperação.

Eu acrescentaria uma coisa que @mikeappsreviewer e @sterrenkijker só mencionaram de leve: verifique se os arquivos realmente sumiram ou se estão apenas invisíveis porque o banco de dados/índice da câmera foi corrompido.

Muitas câmeras não leem apenas arquivos MP4 brutos do cartão como se fosse uma pasta normal. Elas dependem de arquivos auxiliares e da estrutura de pastas. Se alguém moveu pastas, renomeou coisas ou o cartão teve uma pequena falha no sistema de arquivos, a câmera pode agir como se os clipes tivessem sumido, mesmo que os arquivos de vídeo ainda estejam lá. Então, antes de entrar totalmente no modo de recuperação, coloque o cartão em um computador e inspecione manualmente cada pasta, incluindo as ocultas. Procure por DCIM, PRIVATE, AVCHD, MP_ROOT, CLIP, SUB etc. Às vezes a filmagem está ali, mas a câmera não a lista. Irritante pra caramba.

Além disso, discordo um pouco da mentalidade de fazer uma varredura profunda primeiro. Varreduras profundas são ótimas, mas se o cartão ainda estiver sendo montado normalmente, eu primeiro copiaria tudo o que fosse legível dele no velho File Explorer/Finder. Não recuperação, apenas cópia normal. Você pode salvar clipes intactos, metadados, arquivos de miniatura e a estrutura exata de pastas. Isso pode fazer diferença depois no reparo.

Se os vídeos ausentes aparecerem, mas não reproduzirem, verifique o tamanho do arquivo antes de presumir corrupção:

• 0 KB ou tamanho minúsculo = provavelmente entrada de diretório ruim ou gravação interrompida
  • tamanho grande normal = muitas vezes reparável
  • nomes duplicados estranhos = possível problema de diretório FAT/exFAT

Para a recuperação em si, o Disk Drill é uma opção sólida para recuperação de vídeo de cartão SD porque consegue encontrar tanto entradas excluídas quanto assinaturas brutas de vídeo. Eu só não começaria a tentar corrigir o cartão aleatoriamente primeiro. Nada de CHKDSK, nada de formatar, nada de apertar o botão de reparar banco de dados da câmera ainda. Essas coisas podem piorar a situação. Já passei por isso, já fiz besteira kkk.

Se você quiser uma leitura mais passo a passo, este tópico sobre como recuperar vídeos apagados de um cartão SD e restaurar filmagens da câmera também é bem relevante.

Mais uma coisa que as pessoas esquecem em 2026: cartões SD falsos ou com falha ainda estão por toda parte. Se este cartão começou a perder clipes de repente, teste-o depois da recuperação. Um cartão que é detectado normalmente ainda pode estar morrendo aos poucos.