Posso recuperar vídeo da GoPro excluído sem formatar o cartão?

Apaguei acidentalmente vídeos importantes da GoPro do meu cartão SD e estou tentando recuperá-los sem formatá-lo primeiro. As filmagens são importantes para mim, e não tenho certeza de quais etapas de recuperação são mais seguras para evitar sobrescrever os arquivos. Estou procurando ajuda com recuperação de vídeos da GoPro, filmagens apagadas do cartão SD e a melhor maneira de restaurar os vídeos sem perder mais nada.

Eu também passei por isso e, sim, é horrível.

Primeiro de tudo, pare de usar o cartão SD agora. Não grave mais vídeos nele. Não formate. Não execute ferramentas de reparo ainda. Com clipes da GoPro, as filmagens apagadas muitas vezes continuam no cartão até que novos dados sejam gravados por cima. Cada nova gravação dificulta a recuperação.

Antes de tentar um software de recuperação, eu verificaria primeiro as coisas mais simples.

1. Se você paga pela assinatura da GoPro, faça login e procure na Biblioteca de Mídia e na pasta Lixeira. Às vezes, itens apagados da nuvem ficam lá por mais tempo do que as pessoas imaginam.
  2. Verifique se há arquivos LRV no cartão. Essas são as pequenas cópias de pré-visualização que a GoPro cria. Elas ficam com aparência ruim, claro, mas eu ainda preferiria uma prévia borrada a perder o clipe inteiro.
  3. Se a câmera desligou no meio da gravação, coloque o cartão de volta na GoPro e ligue-a. Às vezes, ela pede para fazer um reparo e corrige o vídeo sozinha.

Se os arquivos principais estiverem faltando no cartão, eu começaria com Disk Drill. Já usei com filmagens da GoPro antes e tive mais sucesso com ele do que com muitos dos aplicativos de recuperação mais comuns. A recuperação de vídeo da GoPro fica complicada porque a câmera costuma gravar os dados em partes espalhadas pelo cartão. Muitas ferramentas encontram pedaços do clipe e depois geram um arquivo que parece normal até você tentar abrir e nada reproduz. No meu caso, o Disk Drill fez um trabalho melhor ao reconstruir esses clipes, e a opção de pré-visualização me poupou tempo, já que eu podia ver o que estava reproduzível antes de restaurar qualquer coisa.

Algumas coisas que eu faria durante a recuperação:

1. Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Não os grave de volta no mesmo cartão SD.
  2. Use o modo Advanced Camera Recovery durante a varredura.
  3. Se o cartão apresentar erros ou continuar se desconectando, primeiro faça uma imagem completa byte por byte dele e trabalhe a partir da imagem.
  4. No Windows, o Disk Drill oferece até 100 MB grátis. É o suficiente para um pequeno teste, o que ajuda você a ver se a filmagem é recuperável antes de pagar.

Se você não gravou muita coisa desde que os clipes sumiram, suas chances ainda são razoáveis. Mas eu não esperaria muito.

Sim. Se o cartão foi apenas apagado, não formatado, as chances de recuperação são melhores.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: pare de usar o cartão. Eu acrescentaria uma etapa antes da varredura. Coloque o cartão SD em um leitor com proteção contra gravação, se você tiver um, ou conecte-o ao computador e copie o cartão inteiro primeiro como um arquivo de imagem. No Linux ou macOS, o dd funciona. No Windows, ferramentas como o USB Image Tool ou semelhantes fazem o trabalho. Trabalhar a partir de uma imagem é mais seguro se o cartão estiver instável.

Discordo um pouco sobre verificar demais a câmera. Recolocar o cartão no GoPro para reparos pode ajudar após uma gravação interrompida, mas se os clipes foram apagados por engano, eu evitaria colocá-lo de volta na câmera, a menos que você saiba que o arquivo nunca foi finalizado. As câmeras gravam coisas em segundo plano e eu não arriscaria.

O que eu faria:

1. Monte o cartão em modo somente leitura, se possível.
  2. Faça uma imagem completa dele.
  3. Faça a varredura da imagem, não do cartão.
  4. Recupere para o seu computador ou outra unidade.

Para arquivos MP4 da GoPro, o Disk Drill é uma escolha sólida porque lida com gravações fragmentadas de câmera melhor do que muitas ferramentas baratas de recuperação. Se o Disk Drill encontrar arquivos sem nomes adequados, classifique por tamanho e visualize primeiro os maiores MP4s. Os clipes da GoPro costumam ser divididos em capítulos, então não presuma que um arquivo ausente significa que toda a filmagem se foi.

Além disso, verifique as pastas DCIM/100GOPRO e semelhantes a 100GOPRO em busca de arquivos auxiliares .THM e .LRV. Se eles existirem com números correspondentes, isso é um indício de que o vídeo principal existiu e a recuperação ainda tem chance.

Se você quiser um passo a passo visual, este passo a passo de recuperação de vídeo da GoPro e cartão SD é fácil de acompanhar.

Sim, você pode recuperar vídeo excluído da GoPro sem formatar o cartão e, sinceramente, formatar primeiro seria a pior coisa a fazer agora.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @espritlibre, mas eu enfatizaria mais um ponto extra: não execute CHKDSK, Primeiros Socorros ou qualquer aviso de “corrigir esta unidade” que o computador mostrar. Essas ferramentas servem para reparar o sistema de arquivos, não para recuperar vídeos, e podem bagunçar os rastros dos arquivos excluídos. As pessoas clicam nisso rápido demais e depois se perguntam por que a recuperação piorou. Nem me pergunte como eu sei rs.

O que eu faria de diferente é verificar se o cartão realmente está mostrando o mesmo espaço usado de antes. Se o cartão SD ainda mostrar muito armazenamento ocupado, mesmo que os vídeos pareçam excluídos, isso pode significar que os dados ainda estão lá e que o índice de arquivos é que foi destruído. Isso geralmente é um sinal melhor do que um cartão quase vazio. Além disso, se a sua GoPro gravou em HEVC/H.265, certifique-se de testar no VLC tudo o que recuperar, porque às vezes o Windows diz que um arquivo recuperado está corrompido quando na verdade só está sendo ruim com codecs.

Outra coisa que muita gente deixa passar: a GoPro geralmente divide gravações longas em vários capítulos. Então, se um clipe “principal” sumiu, procure números de arquivo próximos e tamanhos de arquivo incomuns. Às vezes, apenas parte da sequência foi excluída.

Se você quiser um software, o Disk Drill é uma opção legítima para recuperação de cartão SD da GoPro porque tende a identificar melhor vídeos de câmera do que muitas ferramentas genéricas de recuperação. Eu ainda compararia os resultados da varredura com uma segunda ferramenta, se as imagens forem muito importantes, porque nenhum aplicativo sozinho encontra tudo.

E se isso for uma gravação única na vida, pare com o faça você mesmo na etapa de criação da imagem e considere um laboratório profissional antes de mexer demais.

Além disso, este tópico pode ajudar: Discussão no Reddit sobre software de recuperação de vídeo de cartão SD da GoPro

Sim, sem formatação.

Uma pequena discordância com @espritlibre e @ombrasilente: eu não gastaria muito tempo procurando manualmente pelas pastas se o clipe foi realmente excluído. Navegar é aceitável, mas cada montagem/remontagem extra em um cartão com falhas só causa mais estresse a ele. Se a filmagem importa, vá direto para uma imagem do cartão e depois trabalhe apenas nessa cópia.

Além disso, se o cartão aparecer com a capacidade errada, erros de leitura ou acesso super lento, isso aponta menos para uma simples exclusão e mais para problema no cartão. Nesse caso, o software de recuperação é secundário. Primeiro clone, depois recupere.

Sobre o Disk Drill:

• Prós: boa visualização prévia, detecção decente de arquivos de câmera, interface amigável, lida bem com muitos casos de MP4 de GoPro.
  • Contras: a recuperação gratuita no Windows é limitada, as varreduras profundas podem perder nomes/pastas originais, e nenhuma ferramenta é perfeita com filmagens muito fragmentadas.

Então estou com @mikeappsreviewer quanto a usar o Disk Drill, mas eu ainda verificaria os resultados com um scanner alternativo se os clipes forem insubstituíveis. O melhor sinal é quando os arquivos recuperados têm tamanhos plausíveis e carimbos de data e hora próximos da sessão de gravação. Se voltarem como MP4s minúsculos, isso normalmente significa apenas recuperação parcial.

A grande regra continua a mesma: recupere para outra unidade, não de volta para o cartão SD.