Posso recuperar arquivos de um cartão SD formatado após usá-lo na minha câmera?

Formatei meu cartão SD por acidente, depois continuei usando-o na minha câmera e tirei mais fotos antes de perceber o que tinha acontecido. Estou tentando recuperar as fotos e vídeos originais, mas estou preocupado que eles possam ter sido sobrescritos. Alguém já teve sucesso com a recuperação de cartão SD após formatação e reutilização, e qual é a melhor maneira de tentar sem piorar a situação?

Eu fiz isso uma vez com um cartão de ensaio de casamento e, sim, aquele frio no estômago bate rápido.

O primeiro passo é simples. Pare de usar o cartão SD agora. Não tire mais fotos. Não grave mais vídeos. Remova-o da câmera, celular, drone, seja lá o que estiver usando ele. Se o cartão tiver uma trava de bloqueio, deslize-a.

O que normalmente acontece após uma formatação é menos dramático do que parece. A maioria dos dispositivos faz uma formatação rápida. Os dados geralmente ainda ficam no cartão. A tabela de arquivos é apagada, e o espaço é marcado para reutilização. Suas coisas tendem a continuar lá até que novos dados sejam gravados por cima.

Eu pularia o CHKDSK e correções aleatórias no Prompt de Comando. Isso é para reparo do sistema de arquivos, não para isso. Depois de uma formatação, você precisa de software de recuperação, não de ferramentas de reparo.

O que me deu mais sorte foi o Disk Drill. Eu o usei em filmagens de câmera, e ele lidou melhor com vídeo do que muita coisa gratuita que testei. Ferramentas baratas ou grátis costumam recuperar clipes corrompidos, especialmente de drones, câmeras de ação e gravações mais longas em que os arquivos ficam fragmentados. O Disk Drill tem um modo para recuperação de vídeo de câmera e, no meu caso, recuperou arquivos reproduzíveis em vez de lixo. A etapa de visualização também ajudou, já que eu podia verificar os clipes antes de salvar.

Se você quiser seguir pela opção gratuita, o PhotoRec ainda vale a tentativa. Ele funciona. Também parece antigo e meio bruto. Você provavelmente vai perder os nomes originais e a estrutura de pastas, então espere uma pilha de arquivos sem organização decente. Já tive que separar isso depois por data e tipo de arquivo, o que foi irritante, mas melhor do que perder a filmagem.

O que eu faria, em ordem:

1. Coloque o cartão SD em um leitor de cartões e conecte-o diretamente ao seu Mac ou PC com Windows.
  2. Instale o aplicativo de recuperação no disco do seu computador, nunca no cartão SD.
  3. Faça a varredura do cartão formatado.
  4. Se os arquivos perdidos forem vídeos, use o modo de recuperação de câmera/vídeo se o aplicativo tiver um.
  5. Visualize os arquivos primeiro. Verifique se as fotos abrem e se os vídeos reproduzem.
  6. Salve os arquivos recuperados em outra unidade, não de volta no cartão SD.

Se você não gravou novos dados no cartão, as chances de recuperação geralmente são boas. Já vi cartões parecerem mortos e depois devolverem a maior parte do ensaio. Mantenha o cartão intocado enquanto faz a varredura. Essa parte importa muito.

Sim, a recuperação ainda é possível. Suas chances dependem de uma coisa: quanto de dados novos atingiram o cartão após a formatação.

Uma formatação na câmera muitas vezes apaga o índice, não os dados das fotos em si. A parte ruim é o uso extra depois disso. Cada nova foto ou vídeo ocupa espaço antigo. Quando os blocos são sobrescritos, esses arquivos antigos desaparecem. Nenhuma ferramenta recupera dados sobrescritos. Esse é o limite real.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de usar imediatamente. Discordo um pouco quanto às expectativas para vídeo. Fotos muitas vezes voltam em condições razoáveis. Vídeos são menos tolerantes, especialmente clipes grandes em 4K. Uma única seção sobrescrita pode arruinar a reprodução.

O que eu faria agora:

1. Primeiro, faça uma imagem completa do cartão SD com algo como USB Image Tool ou R-Studio.
  2. Execute a recuperação na imagem, não no cartão.
  3. Tente primeiro uma varredura do sistema de arquivos, depois uma varredura por assinatura.
  4. Organize os resultados por data e tamanho. Arquivos novos criados após a formatação vão ajudar você a estimar o que foi substituído.
  5. Recupere para o seu PC ou unidade externa.

O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de cartão SD formatado após uso na câmera, principalmente porque lida bem com cartões com fotos e vídeos misturados e oferece visualizações. Se uma varredura não encontrar tudo, teste uma segunda ferramenta na imagem do cartão, não no próprio cartão.

Além disso, vale a pena dar uma olhada neste guia se você quiser um passo a passo para recuperar um cartão SD formatado: assista a este passo a passo de recuperação de arquivos de cartão SD formatado.

Versão curta: alguns dos seus arquivos antigos provavelmente ainda podem ser recuperados, outros provavelmente foram sobrescritos. Quanto mais você fotografou ou gravou após a formatação, pior tende a ser o resultado.

Sim, mas apenas parcialmente, e a verdade desagradável é esta: a recuperação depende muito mais de quanto você gravou após a formatação do que de qual aplicativo você usa.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @stellacadente, mas eu reforçaria mais um ponto: não fique obcecado com a palavra formatado. Na maioria das câmeras, a formatação não é a vilã. Continuar usando é que é. Cada nova sequência, cada clipe de vídeo, cada nova tentativa de foto é basicamente jogar roleta com os arquivos antigos.

Algumas coisas que as pessoas esquecem:

• As câmeras costumam sobrescrever em blocos, então você pode recuperar muitas fotos, mas perder vídeos aleatórios.
  • Fotos RAW geralmente sobrevivem melhor do que arquivos de vídeo longos.
  • Se a câmera fez uma formatação interna e depois recriou as pastas, alguns programas vão mostrar estruturas de arquivos antigas e novas misturadas. Isso confunde muito as pessoas.
  • Se você continuou usando o mesmo cartão para vídeo em 4K ou com alta taxa de bits, as chances de recuperação caem rápido. Tipo, muito rápido.

Na verdade, eu evitaria fazer muitas varreduras repetidas no cartão SD físico em si. Faça uma imagem dele uma vez, se puder, e depois teste as ferramentas nessa imagem. Menos estresse no cartão, menos chance de erros de leitura se o cartão já estiver um pouco instável. As pessoas pulam essa etapa e depois se perguntam por que os resultados mudam de uma varredura para outra.

O Disk Drill é uma escolha razoável aqui porque tende a se sair bem com cartões SD formatados e mídias de câmera, especialmente quando você precisa de pré-visualizações para descobrir o que ainda está intacto. Mas se alguns arquivos voltarem corrompidos, isso não significa automaticamente que o aplicativo de recuperação falhou. Normalmente significa que essas partes já foram sobrescritas. Nenhum software faz mágica, apesar do que metade da internet finge lol.

Além disso, não confie muito nos nomes dos arquivos ou nas datas das pastas após a recuperação. O conteúdo importa mais do que os metadados neste ponto.

Se você quiser um caso relacionado, esta discussão é bem precisa: recuperação de cartão SD formatado após tirar mais fotos

Versão curta: alguns arquivos originais provavelmente ainda podem ser recuperados, mas tudo o que foi sobrescrito pelas novas fotos/vídeos foi perdido para sempre. As fotos têm chances melhores. Os vídeos são muito mais imprevisíveis.

Você ainda tem uma chance, mas eu seria um pouco menos otimista do que @mikeappsreviewer. Quando uma câmera continua fotografando ou gravando após uma formatação, a recuperação vira um problema de cobertura, não apenas um problema de software.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @stellacadente e @cacadordeestrelas disseram: verifique se a sua câmera usa exFAT e se ela tende a criar arquivos de vídeo grandes sequenciais. Nesses cartões, as fotos podem ser recuperadas normalmente, enquanto os vídeos podem voltar como clipes parciais, telas pretas ou arquivos que mostram prévia, mas param na metade. Isso geralmente significa sobrescrita, não software de recuperação ruim.

Minha opinião:

• Se você tirou apenas algumas fotos novas, as fotos antigas ainda podem ser recuperáveis.
  • Se você gravou vários minutos de vídeo após a formatação, a perda de vídeos antigos pode ser brutal.
  • Não confie nos nomes de arquivos ou na estrutura de pastas recuperados.

O Disk Drill é uma ferramenta sensata aqui porque oferece boa visualização prévia e é fácil de analisar, especialmente em cartões com fotos e vídeos misturados.

Prós do Disk Drill:

• interface fácil
  • bom suporte a visualização prévia
  • lida bem com formatos comuns de fotos e vídeos de cartão SD
  • útil para uma triagem rápida do que está intacto

Contras:

• a recuperação gratuita é limitada dependendo da plataforma
  • pode retornar muitas duplicatas em varreduras profundas
  • não é a opção mais barata se você só precisa de um único trabalho de recuperação

O que eu não faria é continuar testando utilitários de reparo aleatórios. Primeiro a recuperação, depois o reparo, se necessário. Se um vídeo recuperado for importante, mas estiver danificado, às vezes uma ferramenta dedicada de reparo de vídeo pode restaurar a reprodução depois que você recuperar o arquivo bruto. Vale a pena tentar isso com clipes que quase funcionam.