Posso corrigir a partição RAW sem formatar a unidade?

Meu disco rígido de repente aparece como uma partição RAW depois que eu o desconectei, e agora não consigo acessar nenhum dos meus arquivos. O Gerenciamento de Disco reconhece a unidade, mas o Windows diz que ela precisa ser formatada antes que eu possa usá-la. Estou tentando reparar a partição RAW sem formatar porque tenho dados importantes nela. Que etapas posso seguir para corrigir a unidade e recuperar o acesso com segurança?

Encontrei isso uma vez com um disco externo e, sim, RAW parece ruim à primeira vista. O Windows para de reconhecer o sistema de arquivos, então trata a partição como se fosse um monte de dados sem sentido. Irritante, mas isso não significa automaticamente que seus arquivos foram perdidos.

O que vi com mais frequência em partições RAW foi dano após um desligamento forçado, queda de energia, setores defeituosos, malware, tabela de partição corrompida ou alguém desconectando um drive USB sem ejetá-lo primeiro. Seja lá o que causou isso, eu não formataria a partição antes de retirar seus arquivos dela. Formatar primeiro é como as pessoas transformam uma recuperação difícil em algo ainda pior.

A ordem que eu seguiria é esta:

1. Pare de gravar qualquer coisa no disco.
  2. Recupere os arquivos com que você se importa.
  3. Corrija a partição ou recrie-a.
  4. Coloque os arquivos recuperados de volta depois que o disco estiver utilizável novamente.

Primeiro, tire os arquivos de lá

Eu começaria com o Disk Drill. Já usei em um volume RAW antes, e funcionou porque ele analisou a própria unidade em vez de confiar no sistema de arquivos corrompido. O Windows continuava pedindo para formatar a partição. Eu ignorei isso e fiz a análise em vez disso.

1. Instale o Disk Drill em uma unidade diferente. Não na danificada.
  2. Abra-o e selecione o disco afetado ou a partição RAW.
  3. Clique em Procurar dados perdidos. Se for uma unidade externa, o Disk Drill pode pedir um tipo de análise. Na maioria dos casos, eu escolheria Análise universal. Se você estiver tentando recuperar gravações de uma câmera ou drone, a Recuperação avançada de câmera tende a funcionar melhor pelo que já vi.
  4. Deixe a análise terminar. Em unidades grandes, isso demora um pouco.
  5. Clique em Revisar itens encontrados.
  6. Visualize alguns arquivos. Eu sempre faço isso antes de recuperar qualquer coisa, porque só os nomes dos arquivos às vezes enganam.
  7. Selecione o que você quer e depois clique em Recuperar.
  8. Salve os arquivos recuperados em outro lugar. Não os grave de volta na partição RAW.

Se a unidade parecer instável, lenta ou continuar desconectando, eu faria primeiro uma imagem completa byte a byte e analisaria a imagem em vez de forçar o disco original repetidamente. Demorei para aprender essa.

Depois cuide da partição

Depois que os arquivos estiverem seguros, eu tentaria o TestDisk se o objetivo for restaurar a própria partição.

1. Baixe o TestDisk e extraia-o.
  2. Execute testdisk_win.
  3. Escolha Create.
  4. Selecione o disco com problema.
  5. Aceite o tipo de tabela de partição que ele detectar.
  6. Escolha Analyse e depois execute Quick Search.
  7. Se não encontrar nada, execute Deeper Search.
  8. Se a partição ausente aparecer, selecione-a e escolha Write.
  9. Reinicie o PC.

Se o TestDisk não a trouxer de volta, ou se você não se importar em restaurar a estrutura antiga, eu pararia de insistir e recriaria a partição.

1. Abra o Gerenciamento de Disco.
  2. Exclua a partição RAW, se necessário.
  3. Crie um Novo Volume Simples.
  4. Formate-o como NTFS, ou com qualquer sistema de arquivos que sua configuração precise.
  5. Copie os arquivos recuperados de volta.

Eu pularia o CHKDSK em uma partição RAW. O Windows muitas vezes recusa de qualquer forma. Mesmo quando as ferramentas de reparo funcionam, elas alteram o sistema de arquivos no local, e eu nunca gostei de fazer cirurgia antes de tirar os dados primeiro.

Mais uma coisa. Se a unidade fizer cliques, desaparecer aleatoriamente, aparecer só às vezes ou nem aparecer no Gerenciamento de Disco, eu pararia por aí. Isso começa a ter cara de falha de hardware, não de uma simples bagunça no sistema de arquivos. Mantê-la ligada e repetir as verificações sem parar pode piorar as coisas. Se os arquivos importam, esse é o ponto em que eu entregaria para uma empresa profissional de recuperação em vez de mexer mais com software.

Sim, você pode corrigir uma partição RAW sem formatar primeiro, mas eu dividiria corrigir em duas tarefas diferentes.

Primeira tarefa, recuperar seus arquivos.
Segunda tarefa, reparar a partição para que o Windows a monte novamente.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto, não formate antes da recuperação. Onde eu discordo um pouco é no seguinte, se a unidade estiver saudável e o problema RAW tiver acontecido por desconectá-la no meio de uma gravação, há uma chance de reparar os metadados do sistema de arquivos sem apagar a tabela de partições. Ainda assim, eu só tentaria o reparo depois de salvar o que é importante.

Algumas verificações antes de mexer em qualquer coisa:

1. Tente outra porta USB, cabo ou case.
  2. Verifique a saúde SMART com o CrystalDiskInfo.
  3. Veja se o tamanho da unidade aparece corretamente no Gerenciamento de Disco.
  4. Procure no Visualizador de Eventos por erros de disco, como bloco defeituoso ou erro de E/S.

Se o SMART mostrar Atenção ou Ruim, pare de testar correções aleatórias. Recupere primeiro. O Disk Drill é uma boa opção aqui porque ele lê a unidade diretamente e não precisa que o Windows reconheça o sistema de arquivos. Salve os arquivos recuperados em outro disco.

Se o hardware parecer estar bem, teste a estrutura da partição com o TestDisk ou inspecione-a pelo Linux. Um USB live do Linux às vezes monta volumes NTFS que o Windows marca como RAW. Já vi isso acontecer depois de uma desconexão incorreta. Se o Linux montá-la somente leitura, copie seus arquivos por lá e evite tentativas de reparo arriscadas.

Para reparar, evite o CHKDSK enquanto a partição ainda aparecer como RAW. Normalmente ele falha e, quando funciona em metadados danificados, pode bagunçar nomes de arquivos e pastas. Eu sei que algumas pessoas juram por ele, mas eu não começaria por aí.

Se você quiser um guia para reparar uma tabela de partição ausente ou danificada, isto ajuda: veja como reparar uma partição perdida ou RAW

Se a recuperação funcionar, então reformate e recrie o volume. Se a recuperação não funcionar e os dados forem importantes, pare com as tentativas caseiras antes que a unidade piore. Essa parte fica cara rapidamente, mas tornar os dados irrecuperáveis também.

Sim, às vezes. Mas vou discordar um pouco do @mikeappsreviewer e do @techchizkid em uma coisa: nem toda unidade RAW precisa de uma tentativa imediata de reparo. Muitas vezes, RAW é só o Windows jogando a toalha porque o setor de boot do sistema de arquivos ou os metadados da partição foram corrompidos. Isso não significa sempre que a partição inteira já era.

O que eu faria primeiro é o básico chato que as pessoas pulam:

• verificar a unidade no Gerenciador de Dispositivos
  • executar wmic diskdrive get status ou usar uma ferramenta SMART
  • tentar ler em outro PC
  • se for externa, removê-la do gabinete, se possível, e conectar via SATA

Motivo: placas de ponte USB com defeito podem simular um problema RAW. Já vi isso mais de uma vez.

Além disso, antes de fazer uma varredura pesada, crie uma imagem se o disco estiver se comportando de forma estranha. Ferramentas de recuperação são ótimas, mas leituras repetidas em um disco morrendo podem ser uma péssima ideia. Se a unidade estiver estável, então sim, Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de partição RAW porque consegue escanear o disco diretamente e extrair os arquivos sem precisar que o Windows o monte.

Uma coisa que eu tentaria e que quase não foi mencionada: usar o TestDisk apenas para inspecionar primeiro, não para gravar alterações imediatamente. Se ele encontrar a antiga estrutura NTFS/exFAT e os nomes dos arquivos parecerem normais, aí você decide. Gravar as informações erradas de partição é como as pessoas transformam recuperável em ferrou.

Se você quiser mais casos do mundo real, esta discussão está bem certeira: disco rígido externo virou RAW e como as pessoas lidaram com a recuperação de dados

Versão curta: sim, você pode corrigir uma partição RAW sem formatar, mas recupere os arquivos primeiro, a menos que goste de piorar as coisas sem querer. A janela do Windows dizendo você precisa formatar o disco é basicamente uma isca. Ignore-a.