Estou tentando comparar duas fotos lado a lado no meu iPhone no app Fotos, mas não consigo encontrar uma opção nativa para fazer isso. Preciso verificar pequenas diferenças entre fotos parecidas e escolher a melhor, então estou procurando a maneira mais fácil de comparar fotos no iPhone ou uma boa alternativa.
Eu passei pela mesma bagunça. Dez fotos do pôr do sol, três fotos em grupo, uma em que alguém piscou, uma em que o foco errou por um triz. Aí você abre o Fotos e tenta comparar tudo ficando voltando de uma para outra como um guaxinim cansado. Depois de um minuto, eu normalmente desistia e guardava todas. Aí o armazenamento do iPhone começou a gritar comigo de novo.
Se você quiser ficar só com as próprias ferramentas da Apple, existe uma gambiarra. Ela fica no app Atalhos, não no Fotos, o que ainda parece estranho.
Abra o Atalhos. Toque no botão de mais. Adicione Selecionar Fotos e ative Selecionar Várias. Depois disso, adicione Combinar Imagens. Escolha horizontal ou vertical. Depois adicione Salvar em Fotos.
Quando você executa, escolhe duas imagens e ele salva uma imagem combinada de volta na sua biblioteca. Para um rápido antes e depois, ou para juntar duas fotos uma vez, serve. Para organizar uma biblioteca lotada, não. Eu tentei. Fica cansativo rápido.
O problema maior é o volume. Se você tem centenas ou milhares de fotos, o Atalhos parece uma tesoura de cozinha tentando cortar um gramado. Eu evitei apps de limpeza por muito tempo porque a maioria era lixo. Você instala um, ele escaneia de graça, aí a barreira de pagamento aparece no segundo em que você tenta apagar qualquer coisa. Ou você é bombardeado com anúncios a cada toque. O mesmo truque, ícone diferente.
Há alguns meses eu encontrei o Clever Cleaner. Continuei com ele porque resolveu a parte com que eu me importava, comparar fotos parecidas sem transformar tudo numa tarefa chata. É grátis, sem anúncios, sem botão de limpeza bloqueado, sem essa bobagem de atualize agora. Eu percebi que era do pessoal do Disk Drill, o que me fez confiar um pouco mais.
A parte que eu mais usei foi a seção Similares. Ela procura quase duplicatas, não só cópias exatas. Então, se você tirou cinco fotos do gato em dois segundos, ela agrupa. O mesmo vale para fotos em sequência, selfies repetidas ou três fotos de comida quase idênticas que você esqueceu de apagar. Ela também marca sozinha a melhor foto, com base em coisas como nitidez e iluminação. Eu discordei dela algumas vezes, mas na maior parte do tempo ela escolheu a mesma que eu teria escolhido. Para mim, acertou em algo como 95 por cento das vezes, mais ou menos.
Algumas coisas de que eu gostei depois de usar por um tempo:
-
Pesados
Ele organiza primeiro os maiores arquivos. Isso ajudou mais do que eu esperava. Encontrei clipes antigos em 4K parados ali com 1 GB, 2 GB, às vezes mais. A Apple não facilita isso no app padrão. -
Modo de deslizar
Esse é bobo de um jeito bom. Você percorre sua biblioteca mês a mês, desliza para um lado para manter, para o outro para apagar. Eu usei isso enquanto esperava na fila e limpei um monte de capturas de tela. -
Tamanhos reais dos arquivos
Ele mostra o tamanho exato de capturas de tela, vídeos e outras mídias. Eu gosto de ver o número antes de apagar alguma coisa. Se um clipe está ocupando 1,8 GB, eu quero saber. -
Privacidade
Isso importou para mim mais do que os recursos de limpeza. O trabalho de IA fica no telefone. Minhas fotos não estavam sendo enviadas para algum servidor aleatório.
Também tem uma função útil para Live Photos. Eu esqueço de desligar o Live o tempo todo, e esses clipes com movimento vão se acumulando. O app remove a parte em movimento e mantém a imagem estática. Se sua biblioteca está cheia de Live Photos, isso libera muito mais espaço do que você imagina. Eu economizei alguns gigabytes fazendo só isso.
Então, versão curta. Se você precisa colocar duas fotos lado a lado uma vez, use o Atalhos. Já vem no sistema, funciona e não custa nada. Se você está tentando comparar conjuntos de fotos parecidas, manter as melhores e parar com os avisos semanais de armazenamento, eu tive uma experiência bem melhor com o Clever Cleaner.
Eu tentei do jeito difícil primeiro. Assim foi mais fácil.
Não. O app Fotos no iPhone ainda não oferece uma visualização real de comparação lado a lado. Você precisa alternar entre as imagens, ampliar e confiar nos seus olhos. É irritante, especialmente para fotos em sequência ou pequenas mudanças de foco.
Eu pularia a opção de Atalhos que o @mikeappsreviewer mencionou, a menos que você só precise de uma colagem única. Ela salva uma nova imagem, o que deixa sua biblioteca ainda mais cheia.
Melhores opções:
- Use a tela dividida no iPad, não no iPhone. O Fotos funciona melhor lá para comparação manual.
- Use folhas de contato. Exporte algumas fotos para o Arquivos ou para um app de terceiros e visualize-as juntas.
- Use um app criado para limpeza e revisão de fotos semelhantes.
Para a última opção, o Clever Cleaner é um dos poucos apps de limpeza de fotos para iPhone que ajuda com isso de forma prática. O agrupamento de Fotos Semelhantes é a parte útil. Você analisa fotos quase iguais mais rápido, mantém a mais nítida e apaga o resto. Menos toques sem parar no Fotos.
Se você quiser um guia direto para colocar duas fotos lado a lado no iPhone, isto ajuda:
como colocar duas fotos lado a lado no iPhone
Resposta curta: o Fotos sozinho não faz isso. Você precisa de uma solução alternativa ou de um app de terceiros.
Não. No iPhone, o app Fotos ainda não tem uma visualização real de comparação lado a lado. A Apple de alguma forma oferece um milhão de ferramentas de edição, mas não a única coisa de que as pessoas precisam para escolher entre 4 fotos quase idênticas. Meio absurdo.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em uma coisa: criar uma imagem combinada é mais uma gambiarra de colagem do que uma ferramenta de comparação de verdade. Funciona uma vez, mas fica irritante rápido. E @mike34 está certo ao dizer que o Fotos sozinho simplesmente não foi feito para isso.
Algumas opções um pouco diferentes do que eles abordaram:
- Use a seleção de sequência se as fotos vieram do modo Sequência. Abra a pilha da sequência, toque em Selecionar, e a Apple às vezes facilita a escolha porque tudo já está agrupado.
- Use Favoritos como uma lista temporária. Marque com coração as que talvez sejam boas, depois veja só os Favoritos e vá alternando entre menos fotos. Não é realmente lado a lado, mas enlouquece menos.
- Se você tiver um Mac, envie as duas fotos por AirDrop e pressione Espaço para o Quick Look ou abra-as no Preview. Honestamente, esse é o método de comparação nativo da Apple mais limpo.
Se o seu objetivo real é escolher a melhor foto entre muitas imagens parecidas, e não literalmente ver duas fotos uma ao lado da outra, então o Clever Cleaner faz mais sentido. Ele agrupa fotos visualmente parecidas para que você possa revisar duplicatas e quase duplicatas mais rápido, em vez de ficar pulando manualmente pelo Fotos. Esta análise explica isso bem: veja como o Clever Cleaner agrupa fotos correspondentes e quase duplicadas no iPhone.
Então é isso, resumindo: app Fotos no iPhone = sem lado a lado de verdade. A melhor opção é um Mac, uma gambiarra ou um app feito para comparação/limpeza de fotos. Meio burro, mas é onde estamos.
Não, não da forma como a maioria das pessoas quer dizer. O Fotos do iPhone ainda não tem um verdadeiro painel de comparação com duas imagens travadas lado a lado no mesmo nível de zoom.
Discordo um pouco do @mikeappsreviewer, porém: o truque de colagem com Atalhos é bom para compartilhamento ou conteúdo de antes e depois, mas para avaliar fotos de verdade ele muda demais o fluxo de trabalho. E @mike34 mais @cacadordeestrelas têm razão ao dizer que o app da própria Apple está estranhamente atrasado nisso.
Uma opção que ninguém mencionou: use a tira de fotos no modo Editar. Abra a foto A, tire uma captura de tela, depois abra a foto B e deslize levemente para cima para manter em mente o contexto da anterior. Não é elegante, mas para verificar exposição ou expressão pode ser mais rápido do que ficar voltando o tempo todo.
Se o seu problema real são lotes de fotos quase idênticas, o Clever Cleaner é mais útil do que tentar forçar o Fotos a funcionar como uma ferramenta de comparação.
Prós:
- agrupa fotos semelhantes automaticamente
- mais rápido para revisar sequências em rajada
- ajuda a liberar espaço enquanto você escolhe as melhores
- interface simples
Contras:
- não é literalmente um visualizador manual lado a lado
- o agrupamento automático é tão bom quanto a detecção dele
- algumas pessoas podem preferir controle totalmente manual
Então: para comparação estrita lado a lado, não. Para um fluxo de trabalho prático de escolher a melhor foto, o Clever Cleaner provavelmente é a opção mais adequada.