Por que o armazenamento do meu iPhone está cheio mesmo depois de apagar tudo, inclusive as fotos?

Excluí quase tudo do meu iPhone, incluindo fotos e apps, mas os Ajustes ainda dizem que meu armazenamento está cheio. Esvaziei Apagados Recentemente e reiniciei o telefone, mas o espaço disponível quase não mudou. O que pode estar ocupando o armazenamento e como posso corrigir o problema de o armazenamento do iPhone não atualizar?

A primeira coisa que eu verificaria é o álbum Apagados Recentemente. Muita gente deixa essa parte passar. Apagar fotos da biblioteca principal não as remove de fato imediatamente. Elas ficam em Apagados Recentemente por cerca de 30 a 40 dias e, durante esse tempo, ainda ocupam armazenamento.

Abra o app Fotos, vá em Álbuns, role para baixo até Apagados Recentemente e então apague tudo dali. Até você esvaziar essa pasta, o número do armazenamento pode não mudar de verdade.

Se você já fez isso e seu iPhone ainda diz que o armazenamento está cheio, reinicie-o. O iOS pode ser estranhamente lento para atualizar a tela de armazenamento. Às vezes o espaço já está livre, mas os Ajustes ainda mostram o número antigo porque o sistema ainda não recalculou. Reiniciar pode forçar a atualização. Algumas pessoas acabam reiniciando mais de uma vez antes de finalmente atualizar.

Verifique também se a opção Otimizar Armazenamento do iPhone está ativada para o Fotos do iCloud. Se estiver, seu celular pode estar armazenando apenas versões pequenas de pré-visualização de muitas das suas fotos, enquanto os originais em tamanho completo ficam no iCloud. Então, apagar 1.000 fotos pode não liberar tanto espaço quanto você espera. Você pode achar que está liberando vários GB, mas o celular pode estar removendo apenas um monte de miniaturas pequenas.

As fotos também nem sempre são o verdadeiro problema. Mensagens e caches de apps podem consumir uma quantidade absurda de espaço sem ficar óbvio. Conversas em grupo antigas podem ter anos de vídeos, GIFs, capturas de tela e memes aleatórios guardados nelas. Apps como TikTok, WhatsApp e Instagram também podem acumular caches grandes com o tempo. Apagar o rolo da câmera não afeta nada disso.

Quando meu celular ficou preso nesse ciclo de armazenamento cheio, a situação estava tão ruim que os apps travavam, digitar ficava lento e tudo parecia quase inutilizável. Procurar manualmente entre fotos e vídeos era uma bagunça porque as ferramentas nativas da Apple não facilitam classificar por tamanho de arquivo nem encontrar duplicatas quase idênticas.

Acabei usando o Clever Cleaner. Eu normalmente desconfio de apps de limpeza porque muitos deles são só armadilhas de teste grátis ou máquinas de anúncios, mas este é realmente gratuito, sem anúncios, assinaturas ou bloqueios por pagamento.

A parte útil para mim foi a aba Heavies, que mostra primeiro os maiores arquivos da sua biblioteca. Isso torna muito mais fácil encontrar vídeos enormes em 4K que você nem lembrava que existiam. Ele também tem uma aba Similars para encontrar fotos quase idênticas, como quando você tirou várias versões da mesma foto e só precisa de uma. Ele também processa tudo no próprio celular, então suas fotos não são enviadas para outro lugar. Limpei cerca de 40 GB dessa forma e, depois disso, a lentidão desapareceu.

Se nada disso funcionar, também existe um truque estranho com a data que algumas pessoas usam. Vá em Data e Hora, desative Ajustar Automaticamente, volte a data cerca de dois anos, abra o app Fotos por um minuto e depois ajuste a data de volta ao normal. Às vezes isso pode fazer o iOS limpar arquivos de cache travados ou dados antigos e fantasmas de fotos.

O último recurso seria fazer um backup completo e restaurar para os ajustes de fábrica, especialmente se Dados do Sistema ou a antiga categoria Outros estiver acima de 20 GB e se recusar a diminuir. Essa é a opção nuclear, mas pode limpar lixo de cache corrompido que uma limpeza normal não consegue remover. Só garanta que você tenha um backup completo no iCloud ou no computador antes de fazer isso.

Eu começaria por Apagados Recentemente, reiniciaria o celular e depois verificaria vídeos grandes, Mensagens e caches de apps antes de chegar perto de uma redefinição. Na maioria das vezes, isso já basta para recuperar tanto o armazenamento quanto a velocidade do celular.

Não continue apagando fotos se o Fotos do iCloud estiver ativado, a menos que você tenha certeza de que quer que elas desapareçam em todos os lugares, porque essa exclusão pode sincronizar com o iCloud e com seus outros dispositivos.

Se a tela de armazenamento mostrar principalmente “Dados do Sistema”, a ação de menor risco e mais rápida é conectar ao Wi-Fi, colocar o telefone para carregar, deixá-lo bloqueado por um tempo e depois verificar novamente mais tarde. O iOS muitas vezes não limpa imediatamente logs, restos de atualizações e arquivos de cache só porque você apagou fotos.

Se o telefone tiver menos de algumas centenas de MB livres, apagar coisas pode ficar estranho porque o iOS ainda precisa de espaço de trabalho para terminar a indexação, remover miniaturas e reconstruir o relatório de armazenamento. Nesse ponto, eu pararia de apagar coisas aleatórias e procuraria um item grande e sem graça para remover primeiro.

Verifique Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e role até o fim da lista de apps, não apenas a barra colorida no topo. Coisas que as pessoas esquecem são atualizações do iOS baixadas, episódios offline do Netflix/YouTube/Spotify/Podcasts, arquivos salvos em “No Meu iPhone” no app Arquivos, projetos do GarageBand/iMovie e memos de voz antigos. Uma atualização baixada pela metade pode ficar lá ocupando vários GB e nem parecer “fotos”. Se você vir uma atualização do iOS listada, apague essa atualização e baixe-a de novo depois, quando o telefone tiver mais folga.

Concordo com @kakeru que os Dados do Sistema podem se estabilizar depois que o telefone é conectado à energia e bloqueado, mas eu teria cautela com o truque da data, a menos que você tenha feito backup antes. Alterar a data pode fazer alguns apps, mensagens e a sincronização com a nuvem agirem de forma estranha. Uma solução mais limpa, se o número de armazenamento estiver obviamente mentindo, é fazer backup em um computador, atualizar o iOS pelo Finder/iTunes se disponível e depois deixar o telefone carregando durante a noite. Se ainda assim continuar dizendo que está cheio depois disso e o espaço faltando for principalmente Dados do Sistema, é aí que fazer backup e apagar tudo começa a fazer mais sentido do que correr atrás de fantasmas um app de cada vez.

Conecte-o a um Mac ou PC e verifique o número de armazenamento no Finder/iTunes antes de apagar qualquer coisa. Se o computador mostrar a mesma indicação de “cheio”, procure aplicativos com Documentos e Dados enormes e exclua o aplicativo inteiro, não apenas descarregue-o, porque descarregar deixa esses dados para trás.