Meu disco externo parou de montar de repente no meu Mac, e o Utilitário de Disco mostra o erro com.apple.diskmanagement.disenter 49153. Estou tentando entender o que esse erro de montagem de disco no Mac significa e como recuperar o acesso aos meus arquivos sem perder dados. Qualquer ajuda com as causas ou correções será apreciada.
Encontrei isso com um SSD externo há algum tempo. O Utilitário de Disco via a unidade, mas ela permanecia cinza e mostrava a mesma mensagem de Erro 0. O que descobri é bem simples. O macOS detecta o hardware e depois falha quando tenta montar o sistema de arquivos. Vi isso com mais frequência depois de uma desconexão incorreta, após mover unidades entre sistemas diferentes ou quando o processo de verificação do disco travava e nunca terminava.
Eu tentaria as correções nesta ordem.
1. Pare o fsck se ele estiver travado
Essa foi a solução para mim mais de uma vez. Se a unidade foi removida sem ser ejetada, o macOS geralmente inicia o fsck em segundo plano. Enquanto ele roda, o disco fica bloqueado. Em algumas unidades exFAT e em discos maiores, já vi isso ficar assim para sempre.
Abra o Terminal e depois execute:
sudo pkill -f fsck
Digite a senha do seu Mac e pressione Enter. Você não verá a senha enquanto digita, o que sempre parece estranho, mas é normal. Se o fsck era o que estava bloqueando a montagem, às vezes a unidade aparece logo depois. Se ela montar somente leitura, copie seus arquivos primeiro. Não mexa nela por mais tempo do que o necessário.
2. Execute o Primeiros Socorros nos itens certos, não só no volume
Essa parte passa batida com frequência. No Utilitário de Disco, ative Mostrar Todos os Dispositivos no menu Visualizar. Você precisa ver a pilha completa: o disco físico, qualquer contêiner e depois o próprio volume.
Eu executaria o Primeiros Socorros nesta ordem:
disco físico
contêiner
volume
E sim, eu repetiria se fosse necessário. Já tive uma unidade que falhou na primeira tentativa, falhou de novo e depois passou na terceira. Não faço ideia do motivo. Isso corrigiu estrutura suficiente para montar depois.
3. Saia da sua conta do macOS
Eu sei, isso parece bobo. Mesmo assim, já vi o Monterey e o Ventura se comportarem de forma estranha com os serviços de disco. Sair e entrar de novo resolveu uma vez no meu MacBook. Em outra ocasião, mudei para uma segunda conta de usuário e a unidade montou lá, mas não na minha conta principal. Isso indicou alguma configuração no nível do usuário ou alguma bagunça de permissões, em vez de hardware morto.
Se funcionar em outra conta, tire seus arquivos de lá primeiro e resolva o problema da conta depois.
4. Verifique se há conflito com o Time Machine
Se o disco já foi vinculado ao Time Machine, o macOS às vezes continua preso a ele de maneiras estranhas. Já tive um disco de backup que se recusava a funcionar direito até eu desativar os backups automáticos.
Vá em Ajustes do Sistema, abra o Time Machine e desative Fazer Backup Automaticamente. Depois reconecte a unidade e teste de novo.
5. Pare de forçar se os erros continuarem se acumulando
Foi aqui que eu mudei de direção. Se os truques no Terminal não resolverem nada e o Primeiros Socorros continuar mostrando erros, eu pararia de tentar montar a unidade repetidamente. Tentativas repetidas de reparo em um sistema de arquivos danificado são a forma perfeita de piorar um dia ruim.
Nesse ponto eu usei o Disk Drill. O que importou para mim foi isto: ele analisou a unidade mesmo quando o macOS não conseguia montá-la normalmente. Em um WD_Black com falha que eu tinha, a análise reconstruiu estrutura suficiente da árvore de pastas na pré-visualização para eu conseguir recuperar primeiro o que era importante. Para recuperação, isso pareceu mais seguro do que continuar jogando comandos aleatórios do Terminal em um disco no qual eu não confiava.
6. Apague e reformate depois que seus arquivos estiverem seguros
Depois de tirar os dados, eu apagaria toda a unidade física no Utilitário de Disco e começaria do zero.
As opções de formato são diretas:
Só Mac, use APFS ou Mac OS Expandido com Registro Cronológico.
Mac e Windows, use exFAT.
Eu formataria em exFAT no Mac se a unidade for ficar principalmente no seu ambiente Mac. Tive menos problemas estranhos de montagem assim.
Algumas observações práticas de quem já mexeu com unidades externas demais:
Discos grandes levam tempo. Um disco de 4 TB ou maior pode ficar no Primeiros Socorros por bastante tempo antes de fazer algo útil.
Se a unidade montar nem que seja uma vez, trate isso como uma janela curta e copie primeiro os arquivos importantes.
E sim, ejetar com segurança faz diferença. Aprendi isso do jeito mais irritante.
O erro 49153 geralmente significa que o macOS reconhece o hardware da unidade, mas o DiskManagement recusa a solicitação de montagem. O problema costuma ser um destes:
- Danos no sistema de arquivos.
- Incompatibilidade no mapa de partição ou GPT corrompida.
- Conflito de leitura/gravação com NTFS, metadados antigos do exFAT ou criptografia.
- Falha na ponte USB ou no cabo, mesmo quando o disco ainda aparece no Utilitário de Disco.
Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse, mas eu não continuaria repetindo tentativas de reparo se a unidade tiver dados importantes. Uma tentativa limpa de leitura é aceitável. Gravações repetidas em um disco instável são onde as pessoas acabam se prejudicando.
O que eu faria no lugar:
Abra o Terminal e verifique o que o macOS reconhece:
diskutil list
diskutil info /dev/diskX
Depois tente um teste de montagem sem gravação:
diskutil mount readOnly /dev/diskXsY
Se o modo somente leitura funcionar, copie os arquivos primeiro. Se falhar, verifique o status SMART. Em muitas unidades USB:
diskutil info /dev/diskX | grep SMART
Se o SMART estiver falhando, pare por aí e passe para a recuperação.
Também teste a unidade em outro Mac ou em um PC com Windows se ela era exFAT/NTFS. Se abrir lá, seu problema está no tratamento de montagem do macOS, não nos dados em si.
Se o volume continuar desmontado, mas o disco estiver visível, o Disk Drill é um próximo passo sólido. Ele frequentemente lê unidades que o macOS não monta e permite recuperar arquivos antes de você apagar qualquer coisa.
Depois da recuperação, apague o disco físico, não apenas o volume, e então recrie o mapa de partição. Este tópico da Apple sobre corrigir erros de montagem disenter após reformatar também é útil:
Discussão da Apple sobre corrigir erros de montagem disenter reformatando a unidade
Versão curta. 49153 não é um único bug. É um código de falha de montagem. Foque primeiro na recuperação de dados, depois nos reparos e deixe a formatação por último.
O erro 49153 é basicamente o macOS dizendo: “Consigo ver o disco, mas não estou disposto a montar o que está nele.” Não é um diagnóstico super preciso por si só, e é por isso que é irritante. Normalmente, a falha acontece entre a leitura do mapa de partição e a anexação do sistema de arquivos.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @kakeru, mas eu acrescentaria uma coisa em que eles não insistiram muito: verifique se a unidade está sendo bloqueada pela política de segurança do macOS ou por pontos de montagem obsoletos.
Tente isto no Terminal:
log show --last 10m | grep -i disenter
mount
ls /Volumes
Se você vir uma pasta fantasma em /Volumes com o mesmo nome da unidade, exclua a pasta de montagem obsoleta vazia e reconecte:
sudo rmdir /Volumes/YourDriveName
Além disso, se isso começou logo após uma atualização do macOS, reinicie no Modo de Segurança uma vez e teste a unidade lá. O Modo de Segurança limpa alguns arquivos de cache inúteis e carrega menos extensões. Já vi unidades externas montarem lá quando se recusavam a montar em uma inicialização normal.
Um ponto em que discordo um pouco do conselho repetido de “repare até funcionar”: se os dados importam, não continue forçando testes em um disco suspeito. Talvez uma tentativa. Depois disso, mude para uma mentalidade de recuperação. Se o disco aparece no Utilitário de Disco mas não monta, vale a pena tentar o Disk Drill porque ele pode escanear o dispositivo diretamente e recuperar arquivos antes que você apague qualquer coisa.
Se o gabinete tiver uma unidade removível dentro, outra jogada inteligente é tirar a unidade nua e conectá-la com um adaptador SATA-para-USB diferente. Gabinetes defeituosos enganam as pessoas o tempo todo.
Após a recuperação, apague todo o disco físico e recrie o mapa de partição.
Também encontrei um guia decente aqui:
correção passo a passo para o erro com.apple.diskmanagement.disenter em unidades externas no Mac
Versão curta: 49153 = recusa de montagem, não morte instantânea. Teste o cabo, o gabinete, o Modo de Segurança, pontos de montagem obsoletos, depois recupere primeiro e repare depois.
49153 geralmente é uma falha de política de montagem, não apenas “o sistema de arquivos está danificado”. É aí que eu discordo um pouco de @kakeru, @viajantedoceu e @mikeappsreviewer. Eles cobriram bem as causas comuns de armazenamento, mas às vezes o disco está bem e o Finder nunca obtém um destino de montagem utilizável.
Algumas verificações que eu faria e que não foram realmente abordadas:
1. Veja se o disco está simplesmente oculto no Finder
No Terminal:
defaults read com.apple.finder ShowHardDrivesOnDesktop
Depois, nas configurações do Finder, certifique-se de que os discos externos estejam ativados para a barra lateral/área de trabalho. Já vi pessoas acharem que a montagem falhou quando, na verdade, ele foi montado de forma invisível.
2. Force uma nova montagem por meio do diskarbitrationd
sudo launchctl kickstart -k system/com.apple.diskarbitrationd
Depois, desconecte e reconecte a unidade. Se o Disk Arbitration travou, isso pode restaurar a montagem sem mexer na estrutura do disco.
3. Verifique problemas de propriedade / UUID
Se o volume foi clonado ou restaurado, UUIDs duplicados podem confundir o comportamento de montagem:
diskutil info /dev/diskXsY | grep UUID
Não é muito comum, mas acontece.
4. Acompanhe os logs do sistema em tempo real ao conectar
log stream --predicate 'subsystem == 'com.apple.DiskArbitration' --info
Isso geralmente informa se a recusa é por permissões, falha na verificação do sistema de arquivos ou E/S da mídia.
Se a unidade ainda não montar, mas aparecer de forma consistente, eu pularia mais tentativas e iria direto para o Disk Drill.
Prós do Disk Drill:
- Pode escanear dispositivos não montados
- Boa pré-visualização antes da recuperação
- Mais fácil do que trabalho bruto no Terminal
Contras do Disk Drill:
- Verificações profundas podem levar muito tempo
- A nomenclatura dos arquivos/estrutura de pastas na recuperação nem sempre é perfeita
- Os recursos pagos fazem diferença se você precisar de recuperação completa
Se o Disk Drill conseguir ver os arquivos, recupere primeiro. Se não conseguir, eu começaria a suspeitar mais do firmware do gabinete ou de problemas em nível de hardware do que do próprio macOS.