Melhor método para encontrar fotos semelhantes no iPhone?

Minha biblioteca de fotos do iPhone ficou muito cheia, e recentemente notei que tenho muitas fotos que parecem quase iguais. Estou tentando encontrar fotos semelhantes no meu iPhone para poder apagar duplicadas e liberar espaço de armazenamento, mas não tenho certeza de qual é a maneira mais fácil ou melhor de fazer isso. Alguém conhece um método simples ou aplicativo que funcione bem?

O Apple Photos não me ajudou muito nisso. Ele detecta arquivos duplicados exatos, claro. No segundo em que uma foto tem um ângulo diferente, iluminação diferente, uma cara estranha ou uma pequena edição, ele para de tratá-las como cópias. Minha biblioteca ficou entupida com pequenos grupos de 5 ou 8 fotos do mesmo momento, e nenhuma delas foi sinalizada.

Eu tentei fazer isso manualmente primeiro. Má ideia. Demorava uma eternidade, e eu continuava perdendo a noção do que já tinha verificado. O que funcionou melhor para mim foi o Clever Cleaner. Entrei esperando o padrão de sempre: anúncios por toda parte, escaneia primeiro, paywall depois. Este pareceu diferente. Ele organizou fotos semelhantes bem o suficiente para que eu terminasse a limpeza em cerca de 15 minutos, com uma biblioteca de milhares de fotos.

O que eu fiz:

1. Instale o Clever Cleaner pela App Store e depois permita o acesso às fotos.
  2. Abra a aba Similares.
  3. Deixe escanear. O meu terminou rápido, mais rápido do que eu esperava.
  4. Abra cada grupo de fotos e verifique a opção marcada como Melhor Foto. Se ele escolheu a errada, eu mudei.
  5. Toque em Mover para a Lixeira nos grupos que você quer limpar, ou use Limpeza Inteligente se quiser que o app cuide de todo o lote.
  6. Depois disso, volte ao Apple Photos e esvazie o álbum Apagados Recentemente, ou o armazenamento ainda não será recuperado.

Acabei usando as outras abas também, já que eu já estava lá. Duplicados cuidou das cópias exatas. Pesados mostrou primeiro os vídeos gigantes, o que foi útil porque eles estavam ocupando espaço muito mais rápido do que as fotos. Capturas de Tela facilitou apagar em massa as tranqueiras antigas. Lives transformou Live Photos em fotos estáticas comuns, mantendo o quadro principal. Entre isso e a limpeza de fotos semelhantes, recuperei mais espaço do que achei que conseguiria.

Se você quiser evitar apps de terceiros, ainda existe um caminho manual. Funciona. É mais lento.

1. Use a aba Buscar no Fotos e pesquise por pessoa, lugar, objeto ou evento. Fotos semelhantes costumam ficar lado a lado.
  2. Classifique por data ou por uma viagem específica. Correspondências próximas geralmente vêm do mesmo minuto ou de dois minutos.
  3. Verifique as fotos em Sequência e mantenha um quadro em vez da pilha inteira.
  4. Veja Pessoas e Pets, Viagens ou Tipos de Mídia para reduzir a bagunça a partes mais fáceis de gerenciar.
  5. Se você usa um Mac, crie Álbuns Inteligentes no Fotos. Agrupar por data, local, palavra-chave e outros metadados reduz bastante a organização manual.

Eu tentei das duas formas. A limpeza manual funcionou, mas eu não faria isso de novo a menos que não tivesse outra opção. O app encontrou grupos que eu teria ignorado, e me poupou uma quantidade ridícula de tempo.

Se o seu objetivo é descobrir como encontrar fotos semelhantes no iPhone e liberar armazenamento rápido, eu dividiria em dois caminhos.

Primeiro, use o Apple Fotos para as coisas fáceis. Vá em Utilitários, Duplicatas. Ele mescla bem as correspondências exatas. Não faz muito por quase duplicatas. Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto, porém. Ainda vale a pena verificar o Apple Fotos primeiro, já que leva cerca de 30 segundos e já vem integrado.

Segundo, use um limpador para a parte bagunçada. Fotos semelhantes do mesmo momento, cópias editadas, extras borradas, sobras de rajadas. É aqui que o Clever Cleaner ajuda mais do que o app Fotos padrão. Ele agrupa fotos parecidas para você revisar lotes em vez de rolar sua biblioteca inteira como um maluco. Em uma biblioteca com 8.000 fotos, ferramentas assim economizam muito tempo. A minha era uma bagunça parecida.

O melhor truque manual que encontrei, e foi mais rápido do que navegar aleatoriamente:

1. Abra o Fotos.
  2. Visualize por Dias ou Meses.
  3. Comece com viagens, eventos, selfies, pastas de pets.
  4. Verifique rajadas e capturas de tela em seguida.
  5. Favorite primeiro a que vai ficar, apague o resto depois.

Além disso, organize seus maiores consumidores de armazenamento antes das fotos. Vídeos curtos e Live Photos ocupam espaço rapidamente. As pessoas deixam isso passar o tempo todo.

Se você quer um guia claro sobre como encontrar e apagar fotos semelhantes no iPhone, isto ajuda: melhores maneiras de encontrar e remover fotos semelhantes no iPhone.

Versão curta. Apple Fotos para duplicatas exatas. Clever Cleaner para fotos semelhantes. Revisão manual para qualquer coisa importante.

Eu dividiria isso de um jeito um pouco diferente do que @mikeappsreviewer e @mike34.

O problema real não é só encontrar duplicatas exatas. É identificar aquelas fotos do tipo “por que eu tirei 9 versões do mesmo café/foto/rosto de cachorro”. O Apple Fotos funciona bem para duplicatas reais, mas para fotos semelhantes ainda é meio incompleto. Além disso, a limpeza manual parece nobre até você estar 20 minutos nisso e apagar a foto errada do seu filho sem querer. Nem me pergunte como eu sei.

O que mais me ajudou foi mudar a ordem:

1. Remova primeiro o lixo óbvio: capturas de tela, gravações de tela, fotos acidentais do bolso.
  2. Verifique as sequências e as Live Photos depois, porque elas escondem um monte de imagens quase idênticas.
  3. Depois use um localizador de fotos semelhantes para os grupos bagunçados.

É aí que o Clever Cleaner faz mais sentido do que ficar rolando tudo manualmente. Eu não usaria nenhum app no modo totalmente automático, porém, então discordo um pouco nisso. As escolhas de “Melhor Foto” são úteis, mas eu ainda reviso qualquer coisa sentimental. A IA é inteligente até o momento em que, por algum motivo amaldiçoado, ela resolve manter a foto borrada.

Se você quiser um passo a passo mais claro para encontrar fotos semelhantes no iPhone com o Clever Cleaner, este guia é bem fácil de seguir:
veja como encontrar e apagar fotos semelhantes no iPhone com o Clever Cleaner

Mais uma coisa que as pessoas ignoram: desative o salvamento de fotos duplicadas daqui para frente. Se você usa muito o modo sequência, Live Photos em tudo, ou edita e salva as imagens de novo, sua biblioteca fica lotada outra vez bem rápido. Limpar é só metade da batalha, para ser sincero.

Então sim, minha opinião:

• Apple Fotos para duplicatas exatas
  • Clever Cleaner para fotos semelhantes no iPhone
  • Revisão manual para memórias importantes
  • Faça vídeos e Live Photos logo no começo se o principal objetivo for armazenamento

Essa combinação funcionou muito melhor para mim do que tentar forçar a limpeza da biblioteca inteira manualmente.