Melhor maneira de recuperar fotos excluídas de um cartão SD de câmera Nikon?

Apaguei acidentalmente fotos importantes do cartão SD da minha câmera Nikon enquanto revisava as imagens, e agora preciso de ajuda para descobrir a forma mais segura de recuperá-las. As fotos incluem lembranças pessoais das quais não tenho backup, então estou procurando orientações sobre recuperação de fotos de cartão SD da Nikon, quais etapas evitar e quais métodos de recuperação realmente funcionam.

Já fiz isso uma vez com um cartão da Nikon, e a boa notícia é que excluir em uma câmera geralmente não apaga os dados da foto imediatamente. Muitas vezes, ela apenas marca o espaço como livre. Se você continuou fotografando depois do erro, a recuperação fica muito mais difícil rapidamente. Se você parou logo no começo, suas chances ainda são boas.

A primeira coisa é parar de usar a câmera agora. Não tire uma foto de teste. Não fique navegando e continuando a fotografar. Cada arquivo novo grava no cartão, e algumas das suas fotos antigas podem ser substituídas para sempre.

Retire o cartão SD e conecte-o ao computador com um leitor de cartões. Eu evitaria conectar o corpo da Nikon por USB se você tiver outra opção. Muitas câmeras aparecem no modo MTP ou PTP, e as ferramentas de recuperação tendem a funcionar melhor quando conseguem ler o cartão de forma mais direta.

Se você ainda não tiver uma cópia em outro lugar, o próximo passo normal é usar um software de recuperação. Eu já usei o Disk Drill antes, principalmente porque era simples e lia arquivos Nikon NEF junto com JPGs sem eu precisar mexer demais.

Aqui vai a versão curta.

1. Instale o Disk Drill no seu computador, não no cartão SD.
  2. Insira o cartão SD da Nikon com um leitor de cartões.
  3. Selecione o cartão dentro do programa.
  4. Execute primeiro a Verificação Universal.
  5. Espere a verificação terminar e depois visualize o que ela encontrou.
  6. Restaure os arquivos para o seu computador ou outra unidade, nunca de volta para o mesmo cartão SD.

Um detalhe pequeno, mas importante. Se a prévia de uma foto abrir corretamente nos resultados da verificação, eu consideraria isso um bom sinal. No meu caso, os arquivos com prévias funcionando eram os que tinham mais chance de voltar intactos.

No Windows, há um limite gratuito de recuperação de 100 MB. Isso não vai salvar uma sessão gigante, não. Ainda assim, é útil para testar. Você tem espaço suficiente para ver se seus arquivos são recuperáveis antes de gastar dinheiro.

Se você também perdeu vídeo, existe um modo de Recuperação Avançada de Câmera. Eu não começaria por aí. A Verificação Universal é mais rápida e geralmente encontra primeiro o material mais óbvio. Se alguns clipes maiores ainda estiverem faltando depois disso, aí sim tente a verificação específica para câmera.

Uma parte estranha assusta as pessoas sem motivo. Os arquivos recuperados muitas vezes voltam com nomes feios como file000123.nef, e as pastas antigas podem ter sumido. Eu mesmo vi isso. Isso nem sempre significa que as fotos estão danificadas. As ferramentas de recuperação geralmente reconstroem os arquivos a partir de padrões brutos de dados, então nomes e pastas são as primeiras coisas a desaparecer.

O mesmo vale para arquivos RAW da Nikon que se recusam a abrir no Windows. Já vi arquivos NEF parecerem perdidos quando o problema era apenas falta de suporte de codec. Abra-os em um software com suporte a Nikon RAW antes de desistir deles.

Antes de passar uma hora verificando, confira também os lugares mais óbvios.

1. Seu computador, se você costuma importar tudo depois de cada sessão.
  2. SnapBridge, se ele estava configurado para copiar as imagens.
  3. Armazenamento em nuvem ou um HD externo antigo que você esqueceu.

A formatação rápida também nem sempre é fatal. Já vi cartões voltarem depois de uma formatação, desde que não tenham sido preenchidos novamente. O principal é o que aconteceu depois da perda. Se você tirou 300 fotos novas no mesmo cartão, os dados antigos podem ter sido sobrescritos parcial ou totalmente. É aí que os resultados ficam imprevisíveis.

Se o cartão estiver rachado, continuar desconectando, esquentar ou o seu computador nem o detectar, eu pararia por aí. Tentar recuperar por conta própria em um cartão com defeito pode piorar uma situação ruim. Esse é o ponto em que um serviço profissional de recuperação faz mais sentido.

Então, plano simples de recuperação:

1. Pare de usar o cartão.
  2. Remova-o da câmera.
  3. Verifique backups, cópias sincronizadas e importações antigas.
  4. Verifique o cartão com um software de recuperação, começando pela Verificação Universal.
  5. Salve os arquivos recuperados em outro lugar.

Excluir em uma Nikon é ruim, mas nem sempre é definitivo. Se o cartão ficou intocado depois do erro, você ainda tem uma boa chance de recuperar a maior parte.

Se o cartão ainda montar, eu faria uma etapa extra antes de qualquer varredura. Faça primeiro uma imagem completa byte por byte do cartão SD e depois trabalhe a partir da imagem. Isso dá a você um instantâneo limpo do cartão e reduz o risco de um leitor ou cartão instável causar mais danos durante varreduras repetidas. No Windows, USB Image Tool ou HDD Raw Copy funcionam. No Mac ou Linux, o dd funciona se você souber o caminho do seu dispositivo. Leva mais tempo, mas é a opção mais segura.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de usar o cartão. Mas discordo um pouco em um ponto. Eu não gastaria muito tempo verificando a própria câmera em busca de algo oculto. Excluir na reprodução da Nikon normalmente é um evento real de marcação de exclusão, não algum tipo de lixeira. O tempo importa mais do que ficar caçando menus.

Se você quer o caminho mais simples, o Disk Drill é uma boa opção para recuperação de fotos de cartão SD da Nikon, especialmente para JPG e NEF. Faça a varredura da imagem do cartão se você tiver criado uma. Classifique os resultados por tipo de arquivo e tamanho do arquivo. Arquivos NEF muito pequenos geralmente são lixo. Arquivos em tamanho completo com suporte a visualização são suas melhores apostas.

Mais duas coisas que as pessoas deixam passar:

1. Mude a trava de proteção contra gravação do cartão SD antes de inseri-lo.
  2. Se o cartão mostrar erros, use primeiro ferramentas de reparo com zero gravação. Ferramentas de reparo gravam alterações. Má ideia.

Também vale a leitura se você quiser uma visão mais ampla sobre métodos de recuperação de fotos de cartão SD de câmera Nikon:
melhores maneiras de recuperar fotos excluídas de um cartão SD

Se o cartão desconectar, fizer cliques ou for lido com tamanhos aleatórios, pule o faça você mesmo e procure um laboratório. Essa parte fica cara rápido, mas piorar a situação também.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @sternenwanderer disseram: verifique se a Nikon estava configurada para gravar em dois cartões, caso o seu modelo tenha slots duplos. Parece óbvio, mas as pessoas deixam isso passar o tempo todo e entram em pânico sem motivo. Já vi fotos excluídas ainda intactas no segundo cartão porque a exclusão na reprodução só afetou o fluxo de trabalho do slot selecionado no momento. Não é comum, mas vale 30 segundos.

Além disso, discordo um pouco da ideia de partir direto para um monte de varreduras profundas, a menos que o cartão seja minúsculo. Se forem apenas fotos excluídas e o cartão estiver saudável no restante, eu começaria primeiro com uma passada de visualização somente leitura no Disk Drill e veria se a estrutura de pastas ainda está visível. É mais rápido, menos confuso e mais fácil separar os arquivos reais do lixo recuperado por assinatura. As varreduras profundas são ótimas, mas podem te soterrar em JPGs duplicados e NEFs meio corrompidos.

Outra coisa que as pessoas esquecem: a Nikon às vezes cria arquivos sidecar ou de suporte, dependendo do fluxo de trabalho, e os apps de recuperação podem trazer de volta toneladas de fragmentos pequenos e inúteis. Não julgue toda a recuperação pela contagem de arquivos. Julgue pelo fato de seus arquivos JPG ou NEF reais em tamanho completo terem visualização e abrirem no software da Nikon, no Lightroom, no Capture One etc.

Se o cartão for importante o suficiente, eu evitaria tentar corrigi-lo com avisos do Windows como Verificar e reparar. Esse pop-up já levou gente demais a piorar uma situação ruim rs.

Melhor caminho prático na minha opinião:

• Pare de usar o cartão SD
  • Use um leitor de cartões, não o cabo da câmera
  • Se possível, crie uma imagem do cartão primeiro
  • Faça a varredura com o Disk Drill
  • Recupere para o seu computador ou unidade externa
  • Teste os arquivos NEF/JPG recuperados em um software de foto adequado

Se você quiser um guia simples sobre como recuperar arquivos excluídos de um cartão SD de câmera digital, isso também pode ajudar.

Se o cartão montar normalmente e você parou de fotografar imediatamente, suas chances costumam ser bem decentes. Se você continuou tirando fotos depois da exclusão, aí é que a situação complica rápido.

Um pequeno desacordo com @sternenwanderer e @techchizkid: se o cartão estiver saudável e a exclusão tiver sido recente, eu também verificaria o status Protect na câmera Nikon apenas para confirmar o que aconteceu. Não para recuperar nada, só para evitar correr atrás do problema errado. Fotos protegidas normalmente não podem ser excluídas do jeito normal, então essa pista importa.

O que eu acrescentaria e que não foi enfatizado o suficiente é isto: olhe o espaço livre do cartão antes da recuperação. Se o espaço usado ainda corresponder mais ou menos ao que havia no cartão antes da exclusão, isso é um ótimo sinal de que os blocos de dados ainda estão lá e apenas as entradas dos arquivos foram removidas. Se o espaço livre aumentou muito após excluir, muitas vezes ainda dá para recuperar, mas espere mais reconstrução bruta e nomes de arquivos bagunçados.

Além disso, se a sua Nikon fotografa em RAW+JPEG, a recuperação pode ser desigual. É comum conseguir o JPEG de volta limpo enquanto o NEF fica parcialmente danificado, ou o contrário. Então não presuma que toda a sessão está perdida porque um formato parece corrompido.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha razoável porque lida com cartões de câmera e tipos de arquivo da Nikon sem muita configuração.

Prós do Disk Drill

• Pré-visualizações fáceis
  • Bom na detecção de JPG/NEF
  • Interface simples
  • Decente para casos normais de exclusão acidental

Contras do Disk Drill

• A recuperação gratuita no Windows é limitada
  • Os resultados profundos podem ficar confusos
  • Os nomes/pastas dos arquivos podem não voltar
  • Não faz milagres se os dados tiverem sido sobrescritos

Mais uma dica prática: após a recuperação, verifique os arquivos no Nikon NX Studio ou em outro aplicativo compatível com RAW antes de decidir que eles estão corrompidos. O comportamento das miniaturas do Windows não é um critério confiável.

Então a minha versão é:

• pare de usar o cartão
  • verifique possibilidades de slot duplo/backup como @mikeappsreviewer mencionou
  • inspecione o espaço usado restante
  • recupere com o Disk Drill ou similar
  • valide em um software de foto adequado
  • se o cartão apresentar qualquer instabilidade, pare imediatamente com o faça você mesmo