Apaguei acidentalmente fotos importantes da minha câmera Canon antes de fazer backup delas, e realmente preciso de ajuda para recuperá-las. As fotos são de um evento especial, e estou preocupado com a possibilidade de terem desaparecido para sempre. Qual é a melhor maneira de recuperar com segurança fotos apagadas da câmera Canon?
Já passei exatamente por essa confusão com uma câmera Canon, e o primeiro passo é chato, mas urgente. Pare de usar a câmera agora. Nada de foto de teste, nada de gravar um clipe rápido, nada. Tire o cartão SD. Se o cartão tiver uma trava, deslize-a para a posição somente leitura.
O motivo é simples. Quando você apaga fotos ou faz uma formatação rápida na câmera, os arquivos geralmente não são apagados de imediato. A tabela de arquivos do cartão é atualizada para que a câmera trate o espaço como livre. Os dados das imagens muitas vezes ainda ficam lá até que novas fotos sejam gravadas por cima. A Canon não oferece uma pasta de lixeira na câmera, então, quando novos dados sobrescrevem esses setores, a recuperação fica muito mais complicada, às vezes impossível.
Antes de instalar qualquer coisa, verifique o básico.
Se você usou a sincronização em nuvem da Canon, procure no image.canon. Alguns arquivos ficam lá por até 30 dias.
Se as fotos foram removidas no seu computador depois da importação, verifique a Lixeira no Windows ou a Lixeira no Mac.
Se nenhum backup aparecer, use um software de recuperação em um computador com leitor de cartão SD. Eu evitaria conectar a câmera por USB para isso. Nos meus testes, o acesso direto ao cartão por meio de um leitor funciona melhor porque o software consegue um acesso mais limpo ao próprio cartão.
Já testei algumas ferramentas depois de fazer besteira com meus próprios cartões, e o Disk Drill foi o que me deu menos dor de cabeça. Ele encontrou arquivos RAW da Canon, como CR2 e CR3, além de JPEGs e vídeos, e a visualização ajudou a separar o que ainda estava intacto antes de salvar qualquer coisa. No Windows, você também tem uma pequena cota gratuita de recuperação, o que ajuda para uma verificação rápida antes de pagar.
Se você quiser uma opção gratuita e não se importar com algumas limitações, vale a pena dar uma olhada no PhotoRec. Ele é de código aberto e bom para extrair dados de imagem de cartões danificados ou formatados. O porém é a interface. Ele roda em uma janela de texto, então tem um jeito bem antigo, e normalmente não recupera os nomes originais nem a estrutura de pastas. Você acaba com uma pilha de arquivos recuperados para organizar manualmente. O Recuva é mais fácil de usar no Windows, mas eu vi resultados mais fracos com arquivos RAW em verificações mais profundas.
O processo continua praticamente o mesmo, não importa qual ferramenta você escolha.
Instale o aplicativo de recuperação no seu computador, não no cartão SD.
Insira o cartão por meio de um leitor, selecione o cartão no aplicativo e execute uma verificação profunda. Cartões maiores demoram mais. Vá tomar um café.
Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade. Não grave eles de volta no mesmo cartão SD.
Se a verificação encontrar seus arquivos, recupere-os primeiro e organize depois. Depois que você copiar tudo com segurança e fizer backup, formate o cartão na câmera antes de usá-lo novamente. Faz um tempo que parei de apagar imagens uma por uma na câmera, e meus cartões têm se comportado melhor desde então. Espero que você consiga recuperar as fotos. Eu consegui uma vez, por pouco, e a sensação foi tipo arrancar minhas próprias fotos de volta do vazio, pra ser sincero.
Excluído em um corpo Canon nem sempre significa perdido para sempre. Suas chances são melhores se você tratar o cartão como uma evidência. Mantenha-o fora da câmera e longe do seu laptop até estar pronto para escaneá-lo.
Concordo com a maior parte do que @mikeappsreviewer disse, mas estou menos convencido sobre o Recuva para cartões de câmera. Ele se sai bem com arquivos de escritório e exclusões simples. Para Canon RAW, JPEG + vídeo mistos e cartões afetados por formatação na câmera, vi melhores taxas de sucesso com Disk Drill e PhotoRec.
O que eu faria:
-
Faça primeiro uma imagem byte por byte do cartão SD.
Esta parte é ignorada com muita frequência. Use uma ferramenta como USB Image Tool no Windows ou dd no Mac/Linux. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão original. Se o software de recuperação travar ou gravar dados temporários no lugar errado, seu cartão original permanece intocado. -
Escaneie tipos de arquivo específicos da Canon.
Você quer CR2, CR3, JPG, MOV, MP4. O Disk Drill é sólido aqui porque organiza por tipo de arquivo e visualiza muitos arquivos antes da recuperação. Isso economiza tempo se você tiver centenas de fotos de eventos. -
Verifique a integridade dos arquivos após a recuperação.
Miniaturas recuperadas não são suficientes. Abra um lote de imagens em tamanho real. A corrupção geralmente aparece como faixas cinzas, meias imagens ou cabeçalhos RAW corrompidos. Não presuma que uma prévia signifique que o arquivo inteiro está limpo. -
Salve os arquivos recuperados em outra unidade.
SSD interno, HDD externo, nuvem, tanto faz. Não de volta no cartão SD. Sim, é óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso em pânico.
Se o cartão foi formatado na câmera após a exclusão, a recuperação ainda costuma funcionar. A formatação rápida geralmente apaga o índice, não os dados da imagem. A sobrescrita completa é a ruim.
Se você quiser um passo a passo visual, este guia curto é útil:
como recuperar fotos excluídas de um cartão SD
Mais uma coisa que as pessoas deixam passar. Se a sua Canon usava dois cartões e a gravação de backup estava ativada, verifique primeiro o segundo cartão. Já vi pessoas passarem uma hora recuperando arquivos que estavam ali o tempo todo.
Eu acrescentaria uma coisa que tanto @mikeappsreviewer quanto @viajantedoceu só mencionaram indiretamente: verifique se as imagens “excluídas” na verdade só estão ocultas por um índice DCIM corrompido, em vez de realmente apagadas. Às vezes os cartões da Canon ficam estranhos depois de serem removidos rápido demais ou após uma queda de bateria. Nesse caso, o software de recuperação ainda é útil, mas às vezes os arquivos estão lá e a sua câmera simplesmente não os mostra.
Algumas coisas que eu tentaria e que são um pouco diferentes do conselho habitual:
- Coloque o cartão SD em um leitor e procure arquivos/pastas ocultos no seu computador.
- Se você fotografa em RAW+JPEG, pesquise manualmente pela extensão do arquivo. Às vezes uma versão sobrevive mesmo que a outra pareça ter sumido.
- Se você tem Lightroom, Canon EOS Utility ou qualquer importador que já tenha usado antes, verifique a última pasta de importação e as prévias do catálogo. Já encontrei fotos de eventos “perdidas” lá mais de uma vez.
- No Windows, execute a verificação de erros em modo somente leitura na imagem do cartão, não no próprio cartão, se o sistema de arquivos parecer corrompido.
Eu discordo um pouco da abordagem de fazer “deep scan primeiro aconteça o que acontecer”. Se o cartão estiver saudável, uma verificação rápida pode recuperar melhor a estrutura original de pastas e nomes de arquivos do que sair extraindo tudo imediatamente. Se a verificação rápida não encontrar algo, aí sim parta para o modo extremo com a verificação profunda.
Quanto ao software, sim, o Disk Drill é uma escolha sólida porque lida muito bem com arquivos RAW da Canon e é fácil de organizar. Também vale conferir esta história de sucesso de recuperação de fotos da Canon de um grupo de fotografia no Facebook já que mostra que isso é bem comum e nem sempre é um desastre total.
Se o cartão começar a desconectar, pedir formatação ou ficar muito quente, pare de mexer nele. É aí que tentar resolver por conta própria pode piorar as coisas, e um laboratório profissional é a opção mais segura. Às vezes um conselho sem graça salva as fotos, rs.