iPhone lento após a atualização - alguém realmente resolveu isso?

Meu iPhone ficou visivelmente lento logo após a atualização mais recente do iOS. Os apps demoram mais para abrir, o teclado trava, e a bateria também parece descarregar mais rápido. Já tentei reiniciá-lo e liberar espaço de armazenamento, mas nada realmente ajudou. Alguém encontrou uma solução de verdade para problemas de iPhone lento após atualização?

Se você atualizou para o iOS 26 há um ou dois dias, eu ainda não entraria em pânico. Logo depois de uma grande atualização, o celular começa a processar várias tarefas em segundo plano. O meu ficou fazendo reindexação de fotos, limpeza do banco de dados dos apps e reorganização de arquivos do sistema por horas. A CPU ficou ocupada, e até o teclado parecia estranho. Eu deixei ele conectado no carregador e no Wi‑Fi durante a noite por duas noites. Por volta do terceiro dia, ele parou de parecer travado.

Se já passou de uma semana e ele ainda está lento, eu procuraria outra causa.

O armazenamento é a primeira coisa chata que eu verifico, porque isso pega muita gente. Ver alguns gigabytes livres nem sempre significa que o celular está bem. O iOS parece querer uma folga, algo em torno de 10 a 20 por cento do armazenamento total, para ter espaço para arquivos temporários e dados de inicialização dos apps. Quando o espaço livre cai abaixo dessa faixa, o celular inteiro começa a se comportar como se estivesse cansado. Os apps pausam, a rolagem engasga, travamentos aleatórios aparecem. Eu vi isso em um celular de 128 GB com apenas 7 GB sobrando. Nenhum aviso de armazenamento cheio, mas ainda assim lento em todos os apps.

As Fotos normalmente são a maior bagunça. Passar por tudo manualmente é horrível, então parei de fingir que faria isso na mão. O que me ajudou foi o Clever Cleaner. Sem anúncios, sem paywall, sem tela de bloqueio estranha a cada toque. A seção Similars agrupa fotos quase duplicadas e escolhe a melhor para manter, o que me poupou de apagar dez versões do mesmo recibo ou foto borrada do cachorro uma por uma. A seção Heavies organiza as mídias por tamanho de arquivo, da maior para a menor, então você encontra rapidamente os clipes gigantes em 4K e as gravações de tela. Ele também mostra o tamanho das capturas de tela antes de você removê-las. Pelo que vi, ele roda no próprio dispositivo. Nada foi enviado para algum lugar. Eu limpei alguns GB e o celular ficou mais ágil depois.

A saúde da bateria importa mais do que as pessoas pensam. Vá em Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria. Se a capacidade máxima estiver abaixo de 80 por cento, o iOS começa a gerenciar o desempenho para evitar desligamentos. Em outras palavras, a CPU fica limitada. Eu tive um iPhone mais antigo fazendo isso e parecia que eram dois celulares diferentes antes e depois da troca da bateria. Se a sua bateria já era, ajustes de software não vão resolver muita coisa.

Coisas que eu tentaria, em ordem:

1. Atualize seus apps
    Abra a App Store e toque em Atualizar Tudo. Depois de uma grande versão do iOS, alguns apps ficam lentos porque ainda estão se adaptando.

2. Reduza a Atualização em 2º Plano
    Vá em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano. Desative para os apps que você não precisa que fiquem atualizando o dia todo. No meu celular, isso reduziu parte do aquecimento aleatório e da lentidão.

3. Ative Reduzir Movimento
    Ajustes > Acessibilidade > Movimento > Reduzir Movimento. Em iPhones mais antigos, remover essas animações faz a interface parecer mais fluida, mesmo que a velocidade real não mude tanto.

4. Verifique o Modo de Pouca Energia
    Se você deixa isso ligado o tempo todo, está abrindo mão de desempenho. Útil em dias em que a bateria está ruim, mas não é ideal se você quer que o celular pareça rápido.

5. Reinicie de vez em quando
    Eu sei, conselho antigo. Ainda assim me ajudou. Reiniciar uma vez por semana limpou um pouco da bagunça e impediu a lentidão gradual.

Se ainda parecer ruim depois de uma semana inteira, eu tentaria Redefinir Todos os Ajustes em seguida. O caminho é Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone. Isso não apaga seus apps nem suas fotos. Isso redefine ajustes do sistema, configurações de rede, preferências de tela e outros detalhes de configuração que às vezes se bagunçam durante uma grande atualização. É chato configurar algumas coisas de novo, claro, mas ainda é menos doloroso do que apagar tudo sem necessidade.

O meu ficou lento por 4 a 5 dias após a atualização, depois uma correção fez a maior diferença. Desativei o texto preditivo e o ditado por um dia, depois ativei os dois novamente após outra reinicialização. Parece bobo, funcionou para o atraso do teclado. O caminho é Ajustes > Geral > Teclado. Às vezes, o iOS parece engasgar ao reconstruir coisas de idioma.

Discordo parcialmente de @mikeappsreviewer sobre esperar tempo demais. Se o consumo de bateria e o aquecimento estão acontecendo juntos, verifique os dados do Analytics mais cedo. Ajustes > Privacidade e Segurança > Análise e Melhorias > Dados de Análise. Se você vir o mesmo nome de registro de falha repetidamente, um app está em loop em segundo plano. Exclua esse app e reinstale depois.

Verifique também o Mail. O push de e-mail após grandes atualizações já acabou com a bateria do meu celular duas vezes. Defina como Buscar por um dia e acompanhe as estatísticas da bateria.

Se o Fotos estiver ocupando espaço de novo, o Clever Cleaner é um dos poucos apps de limpeza que eu não odiei. Ele me ajudou a remover fotos duplicadas rapidamente. Também achei esta análise útil para ferramentas de limpeza do iPhone, veja por que o Fossbytes recomenda o Clever Cleaner para limpeza de iPhone.

Por último, se você usa Gboard ou SwiftKey, volte para o teclado da Apple para testar. Teclados de terceiros costumam ficar lentos após atualizações. O meu ficou. Duas vezes. Irritante pra caramba.

Tive isso no meu iPhone depois de uma atualização e o que realmente resolveu não foi a coisa usual de reiniciar e esperar. Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @vrijheidsvogel sobre a indexação pós-atualização, mas não compro totalmente a ideia de esperar para sempre se ainda estiver ruim depois de alguns dias.

O que me ajudou:

• Verifique a tranqueira de VPN/perfis em Ajustes > Geral > VPN e Gerenciamento de Dispositivo. Perfis antigos de trabalho podem ficar estranhos depois das atualizações.
  • Desative por um dia as telas de bloqueio/iniciais cheias de widgets. Alguns widgets acabam com a bateria e fazem o celular parecer travando.
  • Desative temporariamente Locais Significativos e algumas permissões de localização mais barulhentas. No meu caso, alguns apps estavam consultando a localização constantemente em segundo plano.
  • Se a pior parte for o atraso no teclado, remova teclados extras que você não usa. Emoji + teclado de terceiros + vários idiomas podem ficar instáveis depois das atualizações.
  • Faça o Fotos sossegar abrindo o app enquanto o iPhone carrega no Wi‑Fi por um tempo. O meu claramente ainda estava processando coisas.

Uma coisa com a qual eu concordo mesmo: limpar espaço ajuda mais do que as pessoas pensam. O Clever Cleaner é bom para isso, especialmente para fotos duplicadas e vídeos enormes. Usei para limpar um monte de lixo rapidinho. Se você quiser uma explicação melhor, veja esta análise do app Clever Cleaner para iPhone e guia de limpeza.

Se ainda estiver lento depois disso, sinceramente eu faria backup e uma reinstalação limpa. É chato, sim. Mas às vezes as atualizações do iOS simplesmente instalam meio quebradas. Triste, mas verdade.

Um ponto que eu não vi ser mencionado por @vrijheidsvogel, @waldgeist ou @mikeappsreviewer: verifique se a atualização ativou discretamente um monte de processamento de Acessibilidade. Reconhecimento de Som, Legendas ao Vivo, atalhos de Toque Atrás, Controle por Voz e excesso de feedback tátil podem fazer iPhones mais antigos parecerem estranhamente lentos. Nem sempre, mas eu já vi isso acontecer.

Além disso, eu discordo um pouco do conselho de fazer uma limpeza reinstalando tudo logo de início. Antes de detonar o telefone, tente isto:

• Ajustes > Siri > desative Ouvir para por um dia
  • Ajustes > Acessibilidade > Toque > Feedback Tátil do Teclado desativado
  • Ajustes > App Store > downloads automáticos desativados temporariamente
  • Remova quaisquer widgets de clima ou condicionamento físico da Tela Bloqueada por 24 horas
  • Verifique o uso da bateria por app, mas também o uso da bateria por padrão de atividade. Se Início e Tela Bloqueada estiver absurdamente alto, widgets ou efeitos de papel de parede costumam ser os culpados

Mais um problema sorrateiro: dados corrompidos do Safari após atualizações do iOS. Limpar o histórico do Safari e os dados dos sites já resolveu lentidão aleatória para mim duas vezes. Estranho, mas real.

Se o armazenamento ainda estiver apertado, Clever Cleaner é bom para uma limpeza rápida.

Prós:

• limpeza rápida de fotos duplicadas
  • fácil identificar vídeos enormes
  • interface simples

Contras:

• apps de limpeza podem ser exagero se o seu problema for saúde da bateria ou indexação
  • você ainda precisa revisar o que ele quer remover
  • não é uma solução mágica para bugs do sistema

A minha medida que realmente fez eu pensar isso realmente resolveu foi desativar o modo de poucos dados e qualquer bloqueador de anúncios ou app de filtro DNS por um dia. Eles podem enlouquecer após atualizações e fazer o telefone inteiro parecer lento, não só o Safari.