Formatei meu disco rígido acidentalmente, posso recuperar meus arquivos?

Formatei acidentalmente o disco rígido errado e agora estou tentando descobrir se meus arquivos ainda podem ser recuperados. Ele tinha fotos importantes, documentos de trabalho e dados pessoais que eu realmente preciso recuperar. Não salvei nada novo na unidade desde que isso aconteceu, e estou procurando orientação sobre minhas chances de recuperação de dados do disco rígido e os próximos passos mais seguros.

Já passei por isso uma vez e, sim, dá um baque no estômago na hora. Se você formatou a unidade errada, pare agora mesmo. Não copie arquivos para ela. Não instale aplicativos de recuperação nela. Se for externa, desconecte. Se for interna, pare de usar a máquina se puder.

A parte que costuma arruinar a recuperação geralmente é o pânico. As pessoas começam a tentar qualquer coisa, e cada gravação na unidade formatada consome o que você espera recuperar. Vi um amigo baixar uma ferramenta de recuperação na mesma partição que ele apagou. Péssima ideia. Algumas das fotos dele sumiram depois disso.

Aqui vai a versão curta.

1. Uma formatação rápida geralmente remove o mapa do sistema de arquivos. A unidade parece vazia, mas os blocos de dados muitas vezes ainda ficam lá até que novos dados os substituam.

2. Uma formatação completa é pior. Em muitos sistemas, ela grava por todo o disco e verifica setores defeituosos. Se isso aconteceu, as chances de recuperação caem bastante.

3. O tipo de unidade importa mais do que a maioria das pessoas imagina.

Em um HDD, já tive resultados razoáveis após uma formatação. Em um SSD interno, a coisa fica feia por causa do TRIM. O sistema operacional marca blocos não usados para limpeza, e o SSD os apaga rápido. SSDs externos via USB são um caso à parte. O TRIM nem sempre passa da mesma forma, então às vezes você dá sorte.

Se você não vai enviar para um laboratório de recuperação, o que fica caro bem rápido, o caminho normal é usar software. Já testei alguns ao longo do tempo. Para unidades formatadas, o Disk Drill fez um trabalho melhor para mim do que a maior parte das coisas que o pessoal recomenda em tópicos antigos de fórum.

O que me chamou a atenção foi o fluxo de trabalho. Não parece feito só para pessoas que vivem em editores hexadecimais. Ele lê sistemas de arquivos comuns como NTFS, FAT32, APFS e vários outros. Mais importante, consegue remontar arquivos mesmo quando a árvore de pastas e os nomes foram destruídos pela formatação.

Se você for usar, faça isto primeiro se a opção aparecer. Crie uma imagem byte a byte da unidade danificada. Faça a varredura na imagem, não no disco original. Menos desgaste, menos risco, menos arrependimento.

Os passos que eu seguiria:

1. Instale o aplicativo de recuperação em outra unidade.

2. Conecte a unidade formatada e inicie uma varredura.

3. Classifique os resultados por tipo se os nomes dos arquivos estiverem faltando.

4. Use a visualização antes de recuperar qualquer coisa. Se a visualização abrir corretamente, suas chances são boas para esse arquivo.

5. Recupere tudo para outro disco, nunca de volta para o formatado.

Se você quiser um caminho gratuito e não se importar com ferramentas mais rústicas, vale a pena dar uma olhada no PhotoRec. Funciona, mas não é agradável. Usei uma vez e terminei com uma pilha enorme de arquivos renomeados. Coisas como f12345.jpg, f12346.jpg e assim por diante. Tudo bem se você for teimoso. Irritante se você valoriza seu tempo.

Mais uma coisa que as pessoas esquecem. Verifique a sincronização em nuvem antes de passar horas fazendo varredura. Já vi arquivos perdidos parados no OneDrive, Google Drive ou iCloud porque a Área de Trabalho ou os Documentos estavam sincronizando em segundo plano e ninguém percebeu. Cinco minutos nisso podem salvar o seu dia.

Se você ainda não gravou novos dados na unidade, suas chances ainda são razoáveis, pelo menos em um HDD com formatação rápida. SSDs perdoam menos. Mesmo assim, eu não presumiria que acabou.

Se você não gravou novos dados na unidade, as chances de recuperação ainda são razoáveis. A maior diferença é esta.

HDD, chances melhores.
SSD, chances piores, porque blocos apagados costumam desaparecer rápido.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. As pessoas focam demais em formatação rápida vs completa e ignoram as mudanças no sistema de arquivos. Se você formatou de NTFS para exFAT, ou de HFS+ para APFS, a recuperação fica mais complicada mesmo após uma formatação rápida, porque as novas estruturas sobrescrevem metadados antigos em pontos importantes.

O que eu faria primeiro:

1. Verifique se os arquivos ausentes existem em backups dos quais você se esqueceu. Histórico de Arquivos do Windows, Time Machine, snapshots de NAS, anexos antigos de e-mail, versões temporárias do Adobe ou Office.
  2. Se a unidade estiver fazendo barulhos, desaparecendo ou lendo devagar, pare de tentar usar software. Isso indica problema de hardware, e varreduras caseiras pioram a situação.
  3. Se os dados tiverem alto valor, considere a recuperação em laboratório antes de executar várias ferramentas. Laboratórios custam mais, mas cada tentativa caseira malsucedida consome tempo e às vezes dados.

Para recuperação por software, o Disk Drill é uma das poucas ferramentas que eu ainda colocaria na lista curta para uma unidade formatada. A varredura profunda dele tende a extrair resultados mais úteis de partições danificadas ou reformatadas do que muito lixo que as pessoas recomendam em fóruns. A visualização importa. Se o arquivo for visualizado corretamente, suas chances são muito melhores.

Um truque extra. Recupere primeiro seus menores arquivos insubstituíveis. Documentos, planilhas, PDFs de impostos. Eles costumam ser restaurados corretamente antes de arquivos grandes de vídeo.

Este guia em vídeo para recuperar arquivos de um disco rígido formatado ajuda se você quiser ver o processo: veja como recuperar dados de um disco rígido formatado

Se você informar o tipo de unidade, HDD ou SSD, além de Windows ou Mac, o pessoal aqui pode direcionar você rapidamente.

Se você realmente ainda não gravou nada novo nessa unidade, suas chances ainda são bem decentes, especialmente se for um disco rígido e não um SSD. Concordo com partes do que @mikeappsreviewer e @nachtdromer disseram, mas eu acrescentaria uma coisa que muita gente ignora: verifique se a formatação realmente alterou a tabela de partições ou apenas o volume. Isso importa porque às vezes a partição perdida pode ser encontrada quase intacta, o que é muito mais fácil do que fazer recuperação bruta de arquivos.

Além disso, não fique conectando e desconectando a unidade dez vezes para ver se aparece diferente. As pessoas fazem isso e de alguma forma pioram a situação. Se a unidade montar, deixe-a em paz e trabalhe a partir de outro sistema, se possível.

Minha opinião:

• HDD após formatação rápida: geralmente recuperável
  • SSD após formatação: bem menos promissor porque o TRIM pode apagar rapidamente os blocos recuperáveis
  • Se os arquivos forem críticos para o negócio ou envolverem questões legais ou financeiras, pule o faça você mesmo e fale primeiro com um laboratório

Um ponto em que eu meio que discordo do @nachtdromer é a ideia de recuperar primeiro os arquivos menores. Às vezes isso ajuda, claro, mas se o sistema de arquivos estiver quase intacto, eu priorizaria primeiro a estrutura de pastas e os metadados, porque reconstruir o contexto economiza muito trabalho de organização depois.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha razoável porque lida muito bem com unidades formatadas e permite visualizar o que realmente pode ser recuperado antes de você perder horas. Essa parte da visualização importa mais do que as pessoas pensam. Se as visualizações estiverem quebradas, não espere milagres.

Se você quiser comparar os melhores softwares de recuperação de dados para discos rígidos formatados, esta lista é realmente útil:
melhores ferramentas de recuperação de dados para HDDs formatados

Mais uma coisa, e isso é chato mas importante: se suas fotos já foram importadas para um aplicativo de galeria no celular, biblioteca da Adobe, OneDrive, iCloud, Google Fotos etc., talvez você já tenha cópias e nem perceba. Isso acontece com mais frequência do que as pessoas admitem.

Um ângulo não mencionado o suficiente por @nachtdromer, @ombrasilente e @mikeappsreviewer: o primeiro passo mais seguro é capturar evidências do estado atual antes de tentar correções. Não apenas uma imagem, se possível, mas até mesmo anotações básicas como a capacidade exata, o sistema de arquivos antes/depois, se o nome da partição mudou e se a unidade é reconhecida corretamente no Gerenciamento de Disco ou no Utilitário de Disco. Essas informações ajudam você a evitar fazer a escolha errada na recuperação.

Eu realmente evitaria executar qualquer comando de reparo agora. Nada de chkdsk, nada de Primeiros Socorros, nada de avisos para inicializar o disco. Essas ferramentas são para a saúde do sistema de arquivos, não para recuperação de arquivos, e após uma formatação por engano elas podem tornar os metadados originais mais difíceis de reconstruir.

Minha avaliação aproximada:

• Mesmo sistema de arquivos, formatação rápida, HDD: chance razoável
  • Sistema de arquivos diferente após a formatação: pior do que as pessoas esperam
  • SSD: possível, mas o tempo importa muito mais

Se você for fazer por conta própria, o Disk Drill é uma opção razoável, principalmente porque pode mostrar pré-visualizações e muitas vezes separa partições encontradas de arquivos recuperados de uma forma mais fácil de avaliar.

Prós do Disk Drill:

• bom suporte a pré-visualização
  • interface mais fácil do que a de muitas ferramentas de recuperação
  • pode encontrar partições perdidas e arquivos brutos em uma única passada
  • sólido para fotos e arquivos comuns de escritório

Contras:

• varreduras profundas podem demorar uma eternidade
  • nomes de arquivos/pastas recuperados nem sempre são preservados
  • os limites de recuperação gratuita dependem da plataforma
  • não faz milagres se o TRIM ou a sobrescrita já aconteceram

Uma pequena discordância em relação ao conselho habitual: não recupere instantaneamente tudo o que você vê. Primeiro verifique uma amostra de cada tipo de arquivo importante. Cem pré-visualizações válidas superam dez mil resultados inúteis.