Meu iPad ficou muito lento e o armazenamento continua enchendo mesmo depois que eu apago aplicativos e fotos. Eu uso o CCleaner no meu PC, então estou tentando encontrar um aplicativo gratuito de limpeza para iPad que realmente ajude a limpar arquivos inúteis, cache ou dados desnecessários. Não tenho certeza do que é seguro ou do que realmente funciona no iPadOS, e preciso de ajuda para encontrar a melhor opção gratuita.
As pessoas chegam ao CCleaner no iPhone esperando uma ferramenta de limpeza. O que encontram parece fraco. Eu testei, bati no paywall rápido, e a detecção de duplicatas pareceu ruim. No iPad, foi pior. Não existe um app de iPad de verdade, então tudo parece simplesmente jogado em uma tela maior e deixado assim.
O que eu acabei mantendo foi Clever Cleaner. Eu continuava vendo o mesmo app sendo mencionado em discussões sempre que alguém pedia uma alternativa grátis ao CCleaner no iPhone ou iPad, então resolvi testar. Para mim, a diferença apareceu nos primeiros minutos.
O CCleaner ficava empurrando upgrades. O Clever Cleaner não. Sem anúncios na minha cara. Sem muro de assinatura logo antes de apagar as coisas. Eu sei, o padrão é baixo, mas nos apps de limpeza para iPhone isso já o coloca na frente.
Onde ele realmente se destacou foi na organização.
A seção Similars fez o que eu queria que a limpeza de duplicatas fizesse desde o início. Ela agrupou fotos quase iguais bem o suficiente para que eu não sentisse que precisava conferir cada grupo duas vezes por causa de erros estranhos. Sequências de fotos, três tentativas da mesma nota fiscal, seis fotos do mesmo cachorro parecendo quase iguais, ele lidou com isso de forma limpa. Ele também escolhia uma Melhor Foto dentro de cada grupo, o que me economizou tempo. No CCleaner, eu vi imagens sem relação sendo agrupadas juntas vezes suficientes para parar de confiar nele.
A seção Heavies foi a parte que eu não esperava usar muito, mas acabei usando mais. Ela lista sua mídia do maior arquivo para o menor, com os tamanhos exatos dos arquivos mostrados. Isso parece pouco até você abrir e encontrar uma gravação de tela esquecida ocupando 2.3 GB, ou um vídeo antigo que você enviou uma vez e nunca mais tocou. O Apple Fotos não mostra sua biblioteca dessa forma. O CCleaner também não me deu esse tipo de visão clara.
As capturas de tela também foram tratadas de uma forma mais útil. Ele mostra o tamanho de cada captura antes da exclusão. Eu não achei que fosse me importar, mas me importei. Quando você vê os números, para de apagar no escuro e começa a limpar primeiro o lixo que realmente vale a pena limpar.
Uma parte com a qual eu me importei mais do que esperava foi a privacidade. O Clever Cleaner processa as coisas no dispositivo. Minha biblioteca de fotos tem todo tipo de bagunça pessoal aleatória, capturas de tela bancárias, fotos de documento, notas para mim mesmo, toda a bagunça de sempre. Eu não queria que nada disso fosse enviado para algum lugar para análise. Se você se importa em manter a limpeza de fotos local, essa parte importa.
No iPad, é aqui que a diferença fica constrangedora para o CCleaner. O Clever Cleaner tem um app nativo para iPad e usa bem o espaço da tela. O CCleaner não. Se o seu objetivo é limpar uma biblioteca no iPad sem pagar, eu não acho que o CCleaner sequer entre na mesma conversa.
Uma limitação precisa ser dita com clareza. Nenhum limpador para iPhone ou iPad acessa arquivos do sistema, cache do Safari ou limpeza profunda do sistema. A Apple bloqueia aplicativos de terceiros de fazer isso. Então, se você quer ajuda com armazenamento além de fotos, vídeos, capturas de tela e arquivos de mídia grandes, vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone. Ainda é lá que o iOS mantém as informações reais de armazenamento em nível de sistema.
Se você quer uma configuração grátis para cobrir a bagunça de sempre, eu combinaria o Clever Cleaner com o Easy Cleaner para contatos duplicados e o Cleanfox para limpar a caixa de entrada. Para limpeza de mídia, porém, o Clever Cleaner foi o que eu mantive depois de testar os outros.
Resposta curta: não. O iPadOS não permite que apps de terceiros limpem lixo do sistema da forma que o CCleaner faz no Windows.
Então, se o seu iPad está lento, um app de limpeza ajuda principalmente com dados do usuário. Fotos, vídeos, capturas de tela, contatos duplicados, bagunça no Mail. Ele não vai limpar o cache do Safari em todo o sistema nem remover lixo oculto do sistema operacional. A Apple mantém os apps isolados.
Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse. O CCleaner no iPad parece limitado. Mas discordo de uma coisa. A maior parte da lentidão no iPad não vem de lixo no sistema. Muitas vezes é pouco espaço livre, Safari sobrecarregado, abas problemáticas, dados antigos de apps ou um iPad precisando reiniciar ou atualizar.
O que fazer primeiro.
- Verifique Ajustes, Geral, Armazenamento do iPad.
- Desinstale apps grandes que você raramente usa.
- Apague arquivos baixados do Netflix, YouTube e Plex.
- Limpe o histórico e os dados de sites do Safari.
- Reinicie o iPad.
- Atualize o iPadOS.
Se você quer um app de limpeza grátis para limpar mídia, o Clever Cleaner é um dos poucos que valem a pena testar no iPad. Ele foca em fotos duplicadas, imagens parecidas, vídeos grandes e capturas de tela. Esse tipo de coisa acumula rápido. Não vai resolver todos os problemas de armazenamento, mas ajuda mais do que a maioria dos apps de limpeza com paywalls a cada 2 toques.
Se você quiser uma explicação mais detalhada, esta análise completa do Clever Cleaner para limpeza de iPhone e iPad mostra no que ele se sai bem.
Mais uma coisa. Se os Dados do Sistema continuarem enormes mesmo após a limpeza, faça backup do iPad e restaure-o. Chato, sim. Mas muitas vezes isso libera mais espaço.
Versão curta: não, na verdade não. O iPadOS não é nada parecido com o Windows, então não existe um verdadeiro CCleaner gratuito para iPad que consiga vasculhar lixo do sistema e limpar o SO. A Apple bloqueia esse tipo de coisa com força.
Concordo com partes do que @mikeappsreviewer e @hoshikuzu disseram, mas eu acrescentaria isto: se o seu iPad parece lento, a causa geralmente é pressão na RAM, excesso de abas no Safari, bobagens de atualização em segundo plano de apps ou um comportamento meio parecido com fragmentação de armazenamento, não arquivos mágicos de lixo que um app de limpeza possa remover. As pessoas continuam procurando uma solução no estilo PC no iPad, e é aí que a decepção começa.
O que os apps de limpeza podem fazer:
- remover fotos duplicadas ou semelhantes
- encontrar vídeos gigantes
- limpar a bagunça de capturas de tela
- ajudar a reduzir contatos ou lixo no e-mail
O que eles não podem fazer:
- limpar totalmente os caches de apps de outros apps
- apagar dados do sistema
- corrigir a lentidão do iPadOS pela raiz
Se você quer um app gratuito, o Clever Cleaner provavelmente é o primeiro que eu testaria no iPad. Ele é realmente útil para limpeza de mídia, que é onde a maior parte do armazenamento misterioso acaba ficando escondida. Para ideias de limpeza mais amplas, vale dar uma olhada neste guia sobre os melhores apps de limpeza com IA para limpeza de armazenamento de iPhone e iPad.
Uma coisa da qual eu discordo um pouco no conselho habitual: restaurar o iPad inteiro deve ser o último recurso, não a primeira correção real. Antes de partir para a opção nuclear, verifique os anexos do Mensagens, downloads no Arquivos, mídia offline em apps de streaming e Notas com digitalizações incorporadas. Isso pode consumir muitos gigas e as pessoas esquecem que essas coisas existem.
Não existe nenhum app real no estilo CCleaner para iPad. Nisso, @hoshikuzu, @viajeroceleste e @mikeappsreviewer estão basicamente certos.
Onde eu discordo um pouco é na obsessão com arquivos inúteis. No iPad, o maior culpado costuma ser um único app ruim acumulando documentos e dados. Alguns jogos, apps de edição e apps de streaming mantêm silenciosamente caches locais enormes, e excluir o app às vezes é a única limpeza de verdade.
Se você quer uma ferramenta gratuita, Clever Cleaner vale a pena testar, mas apenas para limpeza de mídia.
Prós do Clever Cleaner
- gratuito para uso real
- bom para fotos duplicadas ou semelhantes
- encontra vídeos grandes rapidamente
- o layout no iPad é decente
Contras do Clever Cleaner
- não consegue limpar o cache do sistema
- não consegue reduzir os Dados do Sistema diretamente
- não vai corrigir o desempenho se o problema for RAM, saúde da bateria ou um app com bug
Uma coisa que eu acrescentaria e que os outros não enfatizaram o suficiente: verifique Ajustes > Privacidade e Segurança > Análises e Melhorias > Dados de Análise apenas se você suspeitar de falhas repetidas de apps. Se um app estiver travando constantemente, isso pode explicar lentidão e comportamento estranho do armazenamento.
Verifique também a saúde da bateria se o seu modelo oferecer suporte a isso, ou pelo menos observe se há superaquecimento. Um iPad com desempenho limitado parece entupido mesmo quando o armazenamento está normal.
Então: app de limpeza gratuito para arquivos e fotos, sim, Clever Cleaner. Limpeza real do sistema no estilo CCleaner para PC, não.