Excluí acidentalmente a partição errada do disco ao tentar gerenciar minha unidade, e agora arquivos importantes estão faltando. Preciso de ajuda com a recuperação de partição excluída o mais rápido possível porque essa partição tinha dados pessoais e de trabalho. O que devo fazer primeiro para evitar piorar a situação e aumentar minhas chances de restaurar a partição e recuperar os arquivos?
Já passei por isso uma vez, e o maior erro é ter pressa. Uma partição excluída parece catastrófica, mas muitas vezes os arquivos ainda estão lá. O que muda o resultado é o que você faz depois da exclusão.
O que eu faria, em ordem:
- Pare de gravar qualquer coisa na unidade
Não crie uma nova partição. Não formate o espaço vazio. Não copie arquivos aleatórios para o disco. Cada gravação aumenta as chances de apagar dados que você ainda tinha chance de recuperar.
- Olhe primeiro no Gerenciamento de Disco
Já vi casos em que a partição não tinha sumido. O Windows tinha removido a letra da unidade, então o volume desapareceu do Explorador de Arquivos e parecia morto. Se você abrir o Gerenciamento de Disco e a partição estiver lá sem uma letra, atribua uma a ela.
Se a área aparecer como Não alocado, então sim, a partição provavelmente foi removida.
- Retire seus arquivos antes de tentar reparos
Essa é a parte que as pessoas pulam, e isso cobra seu preço. Mesmo que seu objetivo final seja restaurar a própria partição, tire os dados importantes primeiro.
Um aplicativo de recuperação geralmente é a opção mais segura aqui. Tive mais sorte com Disk Drill do que com alguns outros que testei. Ele encontrou partições excluídas, manteve nomes de pastas em muitas varreduras e me deixou visualizar os arquivos antes de copiá-los. Essa última parte me poupou tempo, já que eu não estava restaurando arquivos inúteis às cegas.
Se a unidade já estava se comportando de forma estranha antes de tudo isso, leituras lentas, desconexões, cliques, não continue forçando o disco original. Faça primeiro uma imagem completa byte por byte e depois examine a imagem.
- Tente a recuperação da partição só depois que os dados estiverem seguros
Se você quer a partição de volta e não apenas os arquivos, o TestDisk é a opção gratuita que as pessoas geralmente indicam. Justo. É bom, mas também é fácil usar errado se você nunca mexeu em tabelas de partição antes.
Eu não começaria por aí, a menos que os arquivos com que eu me importava já tivessem sido recuperados. Uma escolha errada no TestDisk e a bagunça piora.
- Recrie a partição por último
Se a recuperação da partição antiga falhar, então crie uma nova no Gerenciamento de Disco, faça uma formatação rápida e copie seus arquivos recuperados de volta. Último passo, não o primeiro.
Algumas coisas mudam as chances:
Se você percebeu a exclusão imediatamente e parou, suas chances muitas vezes são boas.
Se você já criou uma nova partição no mesmo espaço, ou a formatou, a recuperação fica mais difícil. Os dados dos arquivos ainda podem existir, mas algumas das informações da partição antiga e dos metadados do sistema de arquivos podem ter sumido.
SSDs perdoam menos do que discos rígidos em alguns casos. O TRIM pode apagar dados excluídos mais cedo. Ele nem sempre entra em ação no segundo em que uma partição é excluída, mas eu não apostaria seus arquivos nessa demora.
Então minha ordem continua a mesma. Congele a unidade. Verifique se ela apenas perdeu a letra. Recupere os arquivos primeiro. Mexa nas ferramentas de reparo depois. Essa sequência me deu os melhores resultados e evita transformar um erro corrigível em uma situação de disco morto.
Se a partição sumiu, seu caminho mais rápido é tratar o disco como evidência. Nada de gravações. Nada de redimensionar. Nada de formatar. Concordo com @mikeappsreviewer na parte de parar primeiro, mas discordo de esperar tempo demais para verificar o mapa de partição. Uma verificação rápida somente leitura com o TestDisk muitas vezes mostra em minutos se a entrada antiga da partição ainda existe.
Minha ordem seria esta.
-
Verifique primeiro a integridade SMART com CrystalDiskInfo ou similar. Se a integridade estiver ruim, clone a unidade primeiro. Se for um SSD, aja rápido. O TRIM prejudica as chances de recuperação.
-
Execute uma ferramenta de varredura de partição em modo somente leitura. O TestDisk é forte para encontrar entradas de partição perdidas. Se ele enxergar os setores iniciais e finais antigos, você pode restaurar a tabela de partição sem precisar puxar cada arquivo um por um.
-
Se a árvore de arquivos importa mais do que a própria partição, use o Disk Drill e recupere para outra unidade. Em muitos casos domésticos, isso é mais rápido e menos bagunçado. A Deep Scan ajuda quando os registros do sistema de arquivos estão danificados.
-
Se a partição excluída tinha fotos ou documentos, classifique primeiro por tipo de arquivo e data. Você economiza tempo. Não recupere lixo que você não precisa.
Uma frase de busca limpa para esse problema é guia de recuperação de partição excluída para Windows, restaurar unidade perdida e recuperar arquivos rapidamente.
Também vale a pena ver, assista a este passo a passo de recuperação de partição excluída.
Mais uma coisa: se isso foi em uma unidade USB externa, troque o cabo e o gabinete antes de fazer qualquer coisa mais avançada. Já vi unidades supostamente excluídas acabarem sendo apenas adaptadores com defeito.
Se a partição foi excluída, tipo realmente excluída, eu acrescentaria uma coisa que nem @mikeappsreviewer nem @kakeru enfatizaram o suficiente: verifique se você tem Cópias de Sombra de Volume ou Histórico de Arquivos antes de entrar fundo no modo de recuperação. As pessoas esquecem que o Windows às vezes deixou rastros. Se essa partição estava em um volume NTFS interno, ferramentas como o ShadowExplorer às vezes podem mostrar snapshots mais antigos. Não é solução para tudo, mas é bem mais rápido se funcionar.
Além disso, eu não correria para ‘restaurar a partição’ a menos que você tenha 100% de certeza de que o layout exato está correto. É aí que as pessoas transformam um erro recuperável em um erro maior. Recuperar os arquivos primeiro continua sendo a opção mais segura para a maioria dos usuários comuns, mesmo que @kakeru tenha razão ao dizer que uma varredura somente leitura da partição pode ser útil.
Minha opinião:
- verifique se o disco ainda é detectado corretamente no BIOS/UEFI
- confirme se era um disco básico ou dinâmico
- se o BitLocker estava ativado, encontre essa chave de recuperação agora
- se a unidade for um SSD, cada minuto meio que importa
- recupere os dados para outra unidade física, não para a mesma
Para recuperação de partição excluída no Windows, o Disk Drill é uma opção bem prática porque pode verificar partições perdidas e extrair os arquivos sem que você precise reconstruir manualmente a tabela de partições primeiro. Isso importa se você só precisa recuperar as fotos/documentos o mais rápido possível e não se importa em restaurar a estrutura exata antiga do volume.
Se você quiser mais informações comparativas sobre ferramentas de recuperação de dados, este tópico é bom: melhor software de recuperação de dados para partições excluídas e arquivos perdidos
Mais uma coisa: se os arquivos forem insubstituíveis e a unidade estiver fazendo barulhos estranhos, pare com as tentativas caseiras. Nesse ponto, o software pode piorar a situação, não melhorar.
Um ângulo que eu acrescentaria ao que @kakeru, @cacadordeestrelas e @mikeappsreviewer disseram: verifique se a exclusão da partição aconteceu no disco do sistema. Se sim, pare de inicializar por ele. Cada reinicialização, atualização, arquivo temporário e gravação de cache pode desgastar os metadados recuperáveis. Remova a unidade, conecte-a a outro PC ou inicialize a partir de um ambiente de recuperação em USB.
Discordo um pouco da abordagem de recuperar os arquivos primeiro custe o que custar em um caso: se a partição foi excluída há apenas alguns segundos e nada novo foi gravado, uma inspeção cuidadosa somente leitura dos limites antigos da partição pode ser a opção menos destrutiva. Mas, se você não tem confiança para interpretar layouts de partição, pule isso e vá direto para a extração.
Algumas coisas que as pessoas deixam passar:
- Verifique se a partição ausente estava oculta, e não excluída
- Se era NTFS, inspecione com um visualizador hexadecimal a assinatura do setor de boot NTFS antes de alterar qualquer coisa
- Se era um SSD em um gabinete USB, o TRIM pode ou não ser repassado. Isso muda bastante as chances de recuperação
- Se o Windows pediu para inicializar o disco, não aceite
Sobre o Disk Drill, já que ele continua sendo citado:
Prós
- Varredura fácil de partição perdida
- Boa visualização prévia para fotos, documentos e vídeos
- Mais rápido para usuários não técnicos que só querem os arquivos de volta
- Pode recuperar para outra unidade sem reconstruir a partição primeiro
Contras
- Varreduras profundas podem perder a estrutura original de pastas
- Recuperações grandes levam tempo e espaço
- É melhor em recuperação de arquivos do que em ensinar o que realmente quebrou
- Recursos pagos podem ser necessários dependendo de até onde você precisa ir
Então, minha visão prática é a seguinte: se os arquivos importam mais do que o layout da partição, use o Disk Drill na unidade afetada a partir de outro sistema operacional e salve os dados recuperados em outro lugar. Se a unidade mostrar qualquer instabilidade de leitura, crie uma imagem dela primeiro e trabalhe a partir da imagem, não do disco original.