Eu excluí acidentalmente fotos e vídeos do meu cartão SD ao mover arquivos para o meu Mac, e agora não consigo encontrá-los em lugar nenhum. Esses arquivos são muito importantes, e preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar arquivos excluídos do cartão SD em um Mac antes que qualquer coisa seja sobrescrita.
Eu pararia por aí e deixaria o cartão SD em paz. Nada de mais fotos, cópias de arquivos ou reformatação. Quando arquivos são apagados em um cartão SD, eles muitas vezes continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Assim que você continua usando o cartão, a recuperação piora rapidamente.
Eu também uso Mac, e a ferramenta com a qual tive menos problemas foi o Disk Drill. Usei em cartões de câmera algumas vezes após exclusões acidentais e um erro de formatação. Ele leu cartões FAT32 e exFAT sem problemas, permitiu visualizar os arquivos antes de recuperá-los e também fez um bom trabalho com clipes de câmera. Há também um modo Advanced Camera Recovery, que me ajudou uma vez com arquivos de vídeo de drone fragmentados.
O que eu faria primeiro
- Conecte o cartão SD com um leitor de cartões decente
- Instale o Disk Drill no seu Mac
- Escolha o cartão SD na lista de dispositivos e faça a varredura
- Execute primeiro a Varredura Universal
- Se os arquivos ausentes forem vídeos de uma câmera ou drone, execute também a Recuperação Avançada de Câmera
- Use a pré-visualização antes de restaurar qualquer coisa
- Salve os arquivos recuperados no drive interno do seu Mac ou em outro disco, não de volta no cartão SD
A etapa de pré-visualização é mais importante do que as pessoas pensam. Se uma foto abrir corretamente na pré-visualização, ou um vídeo for reproduzido ali sem falhas, eu geralmente considero isso um bom sinal. Ainda assim, isso não garante tudo, mas é melhor do que restaurar no escuro.
Além disso, verifique a Lixeira do Mac antes de fazer qualquer coisa mais elaborada. Eu sei, parece bobo. Mas já vi arquivos excluídos de mídias removíveis irem parar lá, e uma vez recuperei um lote inteiro de fotos de um cartão sem precisar de nenhum software de recuperação. Levou tipo 20 segundos.
Se você quiser uma opção gratuita, o PhotoRec vale a tentativa. Eu usei uma vez e funcionou, mas é, a experiência parece meio bruta. A interface é das antigas e você geralmente perde os nomes originais dos arquivos e a estrutura de pastas, o que fica irritante rápido se você tirou muitas fotos.
Pelo que vi, exclusão acidental é um dos casos mais favoráveis. Se você não continuou usando o cartão depois do erro, suas chances ainda são boas.
Primeiro, pare de usar o cartão SD. Ejete-o e deixe-o de lado. Arquivos excluídos muitas vezes continuam recuperáveis até que novos dados os sobrescrevam. Em mídias flash, o risco de sobrescrita aumenta rápido.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma coisa: verificar a Lixeira vale 10 segundos. Mas discordo um pouco de partir direto para uma varredura completa de recuperação. Em um Mac, eu verificaria dois lugares antes de escanear o cartão:
1. App Fotos, se você importou por lá. Procure em Apagados Recentemente.
2. Busca do Finder no seu Mac por tipos de arquivo como .JPG, .HEIC, .MP4, .MOV, ordenados por data de adição.
Muitos casos de excluído do cartão SD durante a transferência acabam sendo cópias com falha, importações parciais ou arquivos parados dentro de um pacote de biblioteca.
Se os arquivos não estiverem no Mac, então use um software de recuperação. O Disk Drill é uma opção sólida no Mac para recuperação de cartão SD porque lida bem com exFAT, FAT32 e sistemas de arquivos comuns de câmeras. Uma coisa de que gosto é criar primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD e depois escanear a imagem em vez do próprio cartão. Isso reduz o risco se o cartão estiver instável ou começar a desconectar. Esse é o passo que muita gente pula.
Minha ordem seria:
1. Ative a proteção contra gravação do cartão SD, se ele tiver uma chave de bloqueio.
2. Conecte com um leitor de cartão estável.
3. Faça uma imagem de disco do cartão.
4. Escaneie a imagem com o Disk Drill.
5. Recupere os arquivos para o seu Mac ou para uma unidade externa, nunca de volta para o cartão SD.
Se o Utilitário de Disco não conseguir criar a imagem do cartão, isso indica problema de hardware. Nesse ponto, não fique remontando-o repetidamente. Isso piora as coisas.
Se você quiser um guia visual, este
passo a passo de recuperação de arquivos de cartão SD no Mac cobre o processo de forma simples.
Mais uma coisa que muita gente deixa passar. Se você usou Command+Delete no Finder em arquivos copiados do cartão, o macOS às vezes remove as entradas do cartão, mas deixa os dados copiados na pasta de destino com carimbos de data diferentes ou nomes duplicados. Verifique também se há duplicatas ocultas. Parece bobo, mas já vi isso acontecer.
Eu acrescentaria uma coisa que nem @mikeappsreviewer nem @nachtdromer realmente enfatizaram o suficiente: verifique se os arquivos chegaram a ser realmente *movidos* para fora do cartão em primeiro lugar. Muito do que parece como arquivos “excluídos durante a movimentação” no Mac é, na verdade, o Finder engasgando numa cópia e depois limpando a origem mesmo assim. Super irritante.
Abra o Finder e procure nas suas pastas de importação habituais, depois use o Spotlight com tipos como `kind:image` e `kind:movie`, além do padrão de nome de arquivo da câmera, se você souber, como `IMG_`, `DSC_`, `MVI_`, `GH` etc. Verifique também o tamanho do pacote da biblioteca do Fotos se você importou para lá. Às vezes os arquivos estão dentro da biblioteca mesmo quando a visualização do app está bagunçada.
Se o cartão ainda for o único lugar onde eles existiam, então sim, a recuperação é o caminho. Eu discordo um pouco de fazer muita coisa no Fotos/Finder primeiro se o cartão estiver instável. Se ele continuar desconectando, pule a fuçada e faça uma imagem dele o quanto antes. O Disk Drill é a escolha prática no Mac aqui porque pode recuperar arquivos excluídos de cartões SD no macOS e é mais fácil verificar com pré-visualizações do que muito freeware.
Mais uma coisa: se o seu cartão SD for um microSD em um adaptador, troque os adaptadores/leitores antes de assumir corrupção. Esses adaptadores baratos falham o tempo toooodo.
Também vale a leitura:
Discussão sobre recuperação de arquivos de cartão SD no Mac e etapas de solução de problemas
A regra principal é simples: recupere para outra unidade, não de volta para o cartão. Se o Utilitário de Disco disser que o cartão tem erros, **não** execute o Primeiros Socorros antes da recuperação. Essa “correção” pode piorar a recuperação de arquivos excluídos em cartões exFAT/FAT.
Grande +1 para @nachtdromer, @caminantenocturno e @mikeappsreviewer na parte de parar de usar o cartão, mas eu insistiria primeiro em mais um ponto: se você estava movendo arquivos no Finder, verifique as **Opções de Visualização** da pasta de destino e classifique por **Data de Modificação** e **Data de Adição**. Às vezes, o Finder faz você pensar que a transferência falhou quando, na verdade, os arquivos foram parar com nomes estranhos, como `IMG_1234 2.JPG`, ou dentro de uma pasta aninhada criada durante a importação.
Algumas coisas que eu **não** faria ainda:
- Não execute o Primeiros Socorros antes da recuperação
- Não reinsira o cartão repetidamente se ele estiver instável
- Não confie apenas no Fotos se esses arquivos foram copiados manualmente
Se os arquivos realmente sumiram tanto da visualização do cartão quanto do armazenamento do Mac, então sim, o **Disk Drill** é a rota prática no Mac.
**Prós do Disk Drill**
- Bom com cartões SD, exFAT, FAT32, microSD
- A visualização ajuda a separar arquivos utilizáveis de lixo
- Mais fácil do que ferramentas de linha de comando
- Pode escanear por assinaturas quando os registros do sistema de arquivos estão danificados
**Contras**
- Varreduras profundas podem demorar
- O uso gratuito é limitado no Mac
- Os nomes de arquivos/pastas recuperados nem sempre ficam perfeitos
- Não faz milagres se o cartão tiver sido sobrescrito
Minha opinião: se o cartão estiver fisicamente saudável, as chances de recuperar fotos apagadas costumam ser razoáveis. Se o cartão desconecta, apresenta erros ou monta de forma inconsistente, pare de tentar resolver e clone/faça uma imagem dele antes de qualquer outra coisa. É aí que a maioria das recuperações dá errado.