Eu ainda não entraria em pânico. Já vi unidades parecerem “vazias” e ainda consegui recuperar bastante coisa, desde que eu parasse de usar o disco imediatamente.
Primeiro passo, pare de gravar qualquer coisa nele. Nada de instalações, nada de mover arquivos, nada de downloads, nada. Quando um arquivo é excluído, a entrada do arquivo geralmente desaparece primeiro. Os blocos de dados ainda podem ficar lá até que novos dados sejam gravados por cima deles.
O que geralmente tem uma chance razoável
Pelo que vi, os aplicativos de recuperação costumam funcionar melhor quando a perda aconteceu por causa de coisas assim:
você excluiu arquivos por engano
você esvaziou a Lixeira
você fez uma formatação rápida
uma partição sumiu
os arquivos desapareceram após uma falha ou reinicialização forçada
A história é diferente se a unidade começar a fazer cliques, rangidos, bipes ou desaparecer do sistema aleatoriamente. Eu pararia por aí. Esses sinais apontam mais para problema de hardware, e mais tentativas costumam piorar a situação.
O que eu tentaria primeiro
Eu começaria com Disk Drill. Eu o usei em uma situação comum de exclusão acidental e foi fácil de usar, sem precisar vasculhar menus estranhos por uma hora. Ele lida com arquivos excluídos, discos formatados rapidamente, sistemas de arquivos danificados e HDDs ou SSDs externos. A ferramenta de visualização me ajudou a separar o lixo dos arquivos que valia a pena restaurar. No Windows, há até 100 MB de recuperação gratuita, o que é suficiente para uma verificação rápida.
Etapas básicas de recuperação
Instale o Disk Drill em uma unidade diferente.
Conecte a unidade com os arquivos ausentes.
Abra o aplicativo e escolha a unidade afetada.
Clique em “Procurar dados perdidos”.
Deixe a verificação terminar, mesmo que pareça lenta.
Use a pesquisa ou os filtros para refinar os resultados.
Visualize alguns arquivos primeiro. Eu sempre faço isso.
Selecione o que você quer recuperar.
Restaure tudo para outra unidade.
Não restaure na mesma unidade. Aprendi isso da maneira mais irritante há anos. Gravar os arquivos recuperados de volta na unidade de origem pode apagar outras coisas que você ainda não tinha recuperado.
Verifique o óbvio antes de perder uma noite inteira
Antes de executar uma verificação longa, procure nos lugares mais simples:
Lixeira
OneDrive
Histórico de Arquivos no Windows
Time Machine no Mac
Já vi pessoas passarem horas verificando uma unidade e depois encontrarem os arquivos em uma pasta de nuvem sincronizada. Parece bobo, mas acontece muito.
Se você quiser outras opções
PhotoRec. Gratuito, resultados fortes em muitos casos, mas a saída é bagunçada e os nomes dos arquivos muitas vezes voltam feios ou ausentes.
UFS Explorer. Boa ferramenta para unidades externas e casos mais difíceis, embora eu não chamaria isso de algo para iniciantes. É mais um aplicativo de ler primeiro e clicar depois.
Quando eu pararia de fazer isso sozinho
Se a unidade estiver fazendo barulhos, desaparecer do computador ou não aparecer de jeito nenhum, eu pularia as ferramentas de recuperação em casa e iria para um laboratório de recuperação. O software não vai consertar um controlador morto, cabeças danificadas ou outras falhas físicas. Nesse ponto, cada vez extra que você liga o dispositivo pode piorar suas chances. Então, sim, vá com calma aqui. Isso importa.