Como recuperar arquivos do disco rígido antes que sejam sobrescritos?

Excluí acidentalmente arquivos importantes do meu disco rígido e estou com medo de que eles possam ser sobrescritos se eu continuar usando meu computador. Preciso de ajuda com a maneira mais segura de recuperar arquivos excluídos do disco rígido antes que eles desapareçam para sempre. Qualquer conselho sobre etapas de recuperação confiáveis ou software seria de grande ajuda.

Eu ainda não entraria em pânico. Já vi unidades parecerem “vazias” e ainda consegui recuperar bastante coisa, desde que eu parasse de usar o disco imediatamente.

Primeiro passo, pare de gravar qualquer coisa nele. Nada de instalações, nada de mover arquivos, nada de downloads, nada. Quando um arquivo é excluído, a entrada do arquivo geralmente desaparece primeiro. Os blocos de dados ainda podem ficar lá até que novos dados sejam gravados por cima deles.

O que geralmente tem uma chance razoável

Pelo que vi, os aplicativos de recuperação costumam funcionar melhor quando a perda aconteceu por causa de coisas assim:

1. você excluiu arquivos por engano

2. você esvaziou a Lixeira

3. você fez uma formatação rápida

4. uma partição sumiu

5. os arquivos desapareceram após uma falha ou reinicialização forçada

A história é diferente se a unidade começar a fazer cliques, rangidos, bipes ou desaparecer do sistema aleatoriamente. Eu pararia por aí. Esses sinais apontam mais para problema de hardware, e mais tentativas costumam piorar a situação.

O que eu tentaria primeiro

Eu começaria com Disk Drill. Eu o usei em uma situação comum de exclusão acidental e foi fácil de usar, sem precisar vasculhar menus estranhos por uma hora. Ele lida com arquivos excluídos, discos formatados rapidamente, sistemas de arquivos danificados e HDDs ou SSDs externos. A ferramenta de visualização me ajudou a separar o lixo dos arquivos que valia a pena restaurar. No Windows, há até 100 MB de recuperação gratuita, o que é suficiente para uma verificação rápida.

Etapas básicas de recuperação

1. Instale o Disk Drill em uma unidade diferente.

2. Conecte a unidade com os arquivos ausentes.

3. Abra o aplicativo e escolha a unidade afetada.

4. Clique em “Procurar dados perdidos”.

5. Deixe a verificação terminar, mesmo que pareça lenta.

6. Use a pesquisa ou os filtros para refinar os resultados.

7. Visualize alguns arquivos primeiro. Eu sempre faço isso.

8. Selecione o que você quer recuperar.

9. Restaure tudo para outra unidade.

Não restaure na mesma unidade. Aprendi isso da maneira mais irritante há anos. Gravar os arquivos recuperados de volta na unidade de origem pode apagar outras coisas que você ainda não tinha recuperado.

Verifique o óbvio antes de perder uma noite inteira

Antes de executar uma verificação longa, procure nos lugares mais simples:

1. Lixeira

2. OneDrive

3. Histórico de Arquivos no Windows

4. Time Machine no Mac

Já vi pessoas passarem horas verificando uma unidade e depois encontrarem os arquivos em uma pasta de nuvem sincronizada. Parece bobo, mas acontece muito.

Se você quiser outras opções

1. PhotoRec. Gratuito, resultados fortes em muitos casos, mas a saída é bagunçada e os nomes dos arquivos muitas vezes voltam feios ou ausentes.

2. UFS Explorer. Boa ferramenta para unidades externas e casos mais difíceis, embora eu não chamaria isso de algo para iniciantes. É mais um aplicativo de ler primeiro e clicar depois.

Quando eu pararia de fazer isso sozinho

Se a unidade estiver fazendo barulhos, desaparecer do computador ou não aparecer de jeito nenhum, eu pularia as ferramentas de recuperação em casa e iria para um laboratório de recuperação. O software não vai consertar um controlador morto, cabeças danificadas ou outras falhas físicas. Nesse ponto, cada vez extra que você liga o dispositivo pode piorar suas chances. Então, sim, vá com calma aqui. Isso importa.

Pare de usar a unidade primeiro. Essa parte do @mikeappsreviewer está certa. Cada gravação reduz suas chances. Uma coisa que eu acrescentaria. Se os arquivos importam muito, faça uma imagem completa byte por byte da unidade antes de escanear. Use algo como ddrescue no Linux ou outra ferramenta de criação de imagem de disco. Trabalhe a partir da imagem, não do original. Leva mais tempo, mas protege você contra um escaneamento ruim, um travamento ou seus próprios erros por descuido. As pessoas pulam essa etapa e depois se arrependem. Além disso, verifique que tipo de unidade você tem. Se for um SSD, as chances de recuperação caem rápido porque o TRIM apaga blocos excluídos em segundo plano. Em um disco rígido, os dados excluídos geralmente permanecem por mais tempo se você parar de usar rapidamente. Grande diferença. Se você quiser um app simples, o Disk Drill é bom para recuperar arquivos excluídos de um disco rígido. Eu não gosto de colocar uma ferramenta em primeiro lugar em todos os casos, mas é fácil classificar os resultados e visualizar os arquivos antes da recuperação. Isso economiza tempo. Restaure apenas para outro disco. Se a unidade mostrar erros SMART, ficar extremamente lenta ou desaparecer no meio do escaneamento, pare. Não continue forçando. Além disso, este tópico ajuda: melhores maneiras de recuperar arquivos excluídos de um disco rígido antes da sobrescrita.
Como recuperar arquivos de um disco rígido antes que sejam sobrescritos?
Primeiro de tudo, eu na verdade **discordaria** um pouco da vibe de “simplesmente escaneie logo de cara” do @mikeappsreviewer e @sonhadordobosque. Se os arquivos são realmente importantes, a jogada mais segura não é começar pelo software de recuperação. É **preservação primeiro**. O que quero dizer: - desligue o computador se essa unidade apagada for a sua unidade principal do sistema - se possível, remova a unidade e conecte-a a outra máquina como disco secundário - iniciar o Windows pela mesma unidade pode criar arquivos temporários, atualizações, logs, cache do navegador, toda aquela tranqueira que pode sobrescrever dados apagados Isso importa muito mais do que as pessoas imaginam. Algumas coisas extras que as pessoas esquecem de verificar antes de fazer uma varredura profunda: 1. **Versões Anteriores / Cópias de Sombra** Clique com o botão direito na pasta onde os arquivos costumavam estar, verifique Propriedades e depois Versões Anteriores. Às vezes o Windows te salva sem que você perceba. 2. **Recuperação específica do aplicativo** Se eram documentos do Office, arquivos da Adobe, arquivos de projeto etc., procure pastas de salvamento automático. Apagado de um lugar nem sempre significa sumido de todo lugar. 3. **O sistema de arquivos importa** NTFS em um HDD comum geralmente te dá uma chance melhor do que exFAT/FAT em situações complicadas. Se era um SSD, o TRIM pode acabar com suas chances rapidamente, então o tempo realmente importa. 4. **Não execute ferramentas de limpeza** Nada de CHKDSK, nada de limpeza de disco, nada de desfragmentação, nada de ficar clicando em botão de reparar unidade. As pessoas fazem isso tentando ajudar e depois dificultam a recuperação. Meio brutal, mas é verdade. Se você quiser seguir pela rota prática, **Disk Drill** é uma das opções mais fáceis para recuperação de arquivos de disco rígido porque as prévias são úteis e os resultados são mais fáceis de organizar do que em algumas ferramentas mais caóticas. Só instale em outro lugar e recupere para uma unidade diferente. Essa parte não é negociável. Se você quiser uma visão rápida antes de fazer algo mais sério, isto aqui é um bom vídeo: assista a esta análise do Disk Drill e ao passo a passo de recuperação de arquivos apagados Minha ordem seria: - pare de usar a unidade - verifique a Lixeira / nuvem / Versões Anteriores - se os dados forem valiosos, crie uma imagem da unidade primeiro - escaneie a imagem ou a unidade com o Disk Drill - salve os arquivos recuperados em outro lugar Se a unidade estiver fazendo barulhos ou travando, pare com as tentativas caseiras. É aí que as pessoas transformam um problema recuperável em um problema muito caro. É meio ruim, mas é assim que acontece.
Como recuperar arquivos do disco rígido antes que eles sejam sobrescritos?
Pequena discordância com @sonhadordobosque, @jeff e @mikeappsreviewer: antes mesmo de pensar em uma varredura profunda, verifique se os arquivos excluídos eram pequenos ou enormes. Se fossem vídeos grandes, arquivos de VM, PSTs ou capturas de jogos, o risco de sobrescrita é muito pior porque ocupavam muitos clusters. Documentos pequenos e fotos costumam ter chances melhores. Um truque extra que muita gente deixa passar: classifique os resultados de recuperação por assinaturas de arquivo versus entradas originais do sistema de arquivos. Se uma ferramenta encontrar o arquivo por meio dos metadados do NTFS, a qualidade da recuperação geralmente é melhor do que a simples varredura bruta. É aí que o Disk Drill pode ser útil, porque separa os achados de uma forma que iniciantes conseguem realmente entender. Prós do Disk Drill: - visualizações fáceis - filtragem decente - layout amigável para iniciantes Contras: - não é a ferramenta mais profunda para sistemas de arquivos muito danificados - limites de recuperação gratuita em algumas plataformas - os resultados da varredura bruta ainda podem ser confusos Se nomes de arquivos e pastas importam muito, eu tentaria primeiro a recuperação baseada em metadados. Se isso falhar, então passe para ferramentas de carving. Trabalho diferente, resultados diferentes.