Como posso recuperar dados de setores defeituosos em um disco rígido antigo?

Tenho um HDD antigo que começou a apresentar erros, e agora alguns arquivos não abrem por causa de setores defeituosos. Ele tem fotos e documentos importantes dos quais nunca fiz backup, então preciso de ajuda com a forma mais segura de recuperar os dados sem piorar o estado da unidade. Procuro orientações sobre ferramentas de recuperação de dados, opções de clonagem, ou se isso precisa de um serviço profissional.

Disco rígido apresentando setores defeituosos, o que eu fiz primeiro

Isso já aconteceu comigo uma vez, e o primeiro erro que eu quase cometi foi manter a unidade em uso enquanto eu pesquisava o que fazer. Não faça isso. Se o disco estiver falhando, cada leitura ou gravação extra aumenta o estresse. Se for uma unidade externa, desconecte-a. Se estiver dentro do seu PC, deixe-a quieta e use outra máquina para preparar os passos de recuperação.

Dois tipos de setores defeituosos, e eles não são o mesmo problema

Alguns setores defeituosos são lógicos. Eles vêm de dados corrompidos ou erros no sistema de arquivos. Inconveniente, sim, mas às vezes recuperável com software.

O outro tipo é físico. Isso significa que a própria mídia tem danos. Idade, impacto, calor, desgaste, qualquer um desses. Se você ouvir cliques, raspagens, rangidos ou bipes estranhos, eu pararia por aí. Soluções caseiras tendem a piorar um disco ruim. Nesse ponto, o caminho é um laboratório de recuperação.

Se a unidade ainda aparece, não a escaneie primeiro

Esta parte importa mais do que as pessoas pensam.

Uma varredura normal de recuperação exige muito do disco. Em uma unidade fraca, essa carga pode acabar com ela. Aprendi a criar primeiro uma imagem da unidade, byte por byte, em outro disco saudável. Depois eu trabalho a partir da cópia. Você tem uma chance mais limpa com a unidade de origem, e depois disso a deixa em paz.

Uma imagem byte a byte é uma cópia bruta do disco inteiro, incluindo áreas danificadas onde as leituras falham. A ideia é simples. Você reduz o estresse repetido no hardware que está morrendo.

A ferramenta que eu já vi funcionar para isso

Se você quer uma opção que as pessoas continuam usando para isso, há o Disk Drill. A parte útil aqui é a opção de backup byte a byte. Ela foi criada para unidades instáveis, e as versões mais novas lidam com blocos defeituosos com mais cuidado, pulando áreas problemáticas e tentando novamente com tamanhos de bloco menores. Em um disco instável, esse comportamento importa.

Também funciona com sistemas de arquivos comuns como NTFS e FAT32, então você não fica preso a uma única configuração.

A versão curta do processo

1. Instale o software de recuperação em um computador saudável, não naquele ligado à unidade com falha.
  2. Conecte a unidade defeituosa e uma unidade boa com espaço livre suficiente para a imagem.
  3. Execute o recurso de backup da unidade ou de imagem byte a byte.
  4. Quando a imagem terminar, desconecte o disco com falha.
  5. Escaneie o arquivo de imagem, não o hardware original.

Esse último passo é o ponto principal. Você faz sua investigação na cópia.

Sobre tentar reutilizar a unidade depois

Se você conseguir tirar seus arquivos e ficar tentado a reparar o disco, pode tentar. No Windows, chkdsk /r no PowerShell verifica a superfície e marca os setores danificados para que o sistema operacional os evite. Uma formatação completa, não uma rápida, também força uma verificação de setores.

Ainda assim, quando uma unidade começa a mostrar setores defeituosos, eu deixo de confiar nela. Talvez funcione por um tempo. Talvez não. Eu não manteria nada importante nela. Arquivos temporários, dados duplicados, coisas que você já armazena em outro lugar, tudo bem. Armazenamento principal, não.

Quando o software para de ajudar

Se a unidade sumiu completamente do sistema, ou se a imagem não te dá nada utilizável, então isso vira uma decisão financeira. Laboratórios profissionais de recuperação são caros. Já vi valores de cerca de $500 até $3,000, às vezes mais, dependendo do dano e do trabalho envolvido. Eles têm o equipamento para abrir unidades com segurança e substituir peças com defeito em um ambiente controlado. Isso não é trabalho para uma mesa de cozinha.

Faça isso depois que a crise passar

Configure backups 3-2-1. Três cópias dos seus dados. Dois tipos de armazenamento. Uma cópia fora do local.

Parece exagero até uma unidade começar a morrer e seu desktop travar enquanto você assiste. Aí isso parece barato.

Pare de tentar abrir os arquivos ruins. Isso continua atingindo os mesmos pontos fracos no prato.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma coisa: não execute ferramentas de reparo primeiro. Discordo de executar o CHKDSK depois em uma unidade com a qual você se importa. Em um HDD com falha, o CHKDSK muitas vezes piora a situação porque força muitas leituras e gravações enquanto corrige metadados. Deixe o reparo para depois da recuperação, ou simplesmente pule essa etapa.

O que eu faria em vez disso:

1. Verifique o SMART primeiro com CrystalDiskInfo ou smartctl.
    Se você vir aumento em Reallocated Sectors, Current Pending Sector ou Uncorrectable Sector Count, trate a unidade como estando morrendo.

2. Mantenha a unidade fria e estável.
    Use uma conexão SATA direta, se possível. Adaptadores USB às vezes reiniciam em erros de leitura. Coloque um ventilador na unidade se ela estiver superaquecendo.

3. Copie primeiro os arquivos mais fáceis.
    Comece com suas pastas de fotos, documentos e área de trabalho. Use robocopy no Windows com tentativas limitadas:
    robocopy X:\Users\YourName\Pictures D:\Rescue\Pictures /E /R:1 /W:1
    Isso pula arquivos teimosos mais rapidamente.

4. Se a cópia normal falhar, mude para recuperação baseada em imagem.
    O Disk Drill serve bem para isso, especialmente se você quiser recuperar arquivos de uma imagem de disco em vez de forçar a unidade original repetidamente.

5. Evite desfragmentação, verificações completas, reparar setores defeituosos e qualquer teste de gravação.
    Essas coisas são para discos descartáveis, não para trabalhos de resgate.

6. Se a unidade clicar, parar de girar ou desaparecer no meio da cópia, pare. É hora do laboratório.

Para leitura adicional, este tópico sobre recuperação de dados de blocos defeituosos em disco rígido vale a pena conferir.

Depois de tirar os dados, aposente o HDD. Não confie nele novamente.

Eu acrescentaria uma coisa que nem @mikeappsreviewer nem @sterrenkijker realmente enfatizaram o suficiente: priorize pela insubstituibilidade, não pela estrutura de pastas.

Se a unidade ainda monta, não comece com um trabalho no disco inteiro, a menos que a unidade esteja realmente piorando a cada minuto. Eu sei que isso vai um pouco contra o pessoal do imagem primeiro sempre, mas em algumas unidades morrendo você pode desperdiçar as últimas horas legíveis clonando setores inúteis e instaladores antigos enquanto suas fotos de família ficam intocadas. Eu pegaria manualmente primeiro o conteúdo absolutamente indispensável: fotos, documentos fiscais, digitalizações, qualquer coisa impossível de substituir. Depois faça a imagem.

Além disso, evite o Windows Explorer para cópia em massa se ele travar o sistema inteiro. Algo como TeraCopy ou até mesmo robocopy com poucas tentativas de repetição é menos doloroso. Se a unidade começar a ficar muito lenta, desaparecer ou fazer novos ruídos, pare. Esse é o ponto em que o faça você mesmo vira destruição de dados.

Depois da cópia prioritária, aí sim, o Disk Drill faz sentido porque você pode criar um backup em nível de byte e escanear isso em vez de ficar mexendo repetidamente no disco original. Esse é o fluxo de recuperação mais seguro quando as vitórias fáceis já acabaram. Se você quiser um passo a passo simples, este guia de recuperação de dados do Disk Drill para discos rígidos danificados é mais fácil de acompanhar do que a maioria dos guias escritos.

Mais uma coisa: não confie demais no SMART se ele disser bom. Já vi unidades morrerem de forma muito educada enquanto informavam que estava tudo bem. Se os arquivos já estão ilegíveis, a unidade já está em observação. Recupere o que puder, depois aposente-a.