Como posso limpar fotos no meu iPhone antes de atualizar?

Estou me preparando para atualizar meu iPhone, mas meu app Fotos está cheio de duplicatas, capturas de tela e vídeos antigos ocupando armazenamento. Quero limpar com segurança as fotos do meu iPhone antes de transferir tudo para o novo celular, mas não tenho certeza do que excluir, fazer backup ou manter no iCloud. Qual é a melhor maneira de organizar e liberar espaço sem perder fotos importantes?

A maior lição que aprendi fazendo isso com uma biblioteca de fotos de 35.000 itens: não tente passar por tudo manualmente de uma vez. Eu fiz isso primeiro, só rolando por horas, selecionando coisas, apagando, depois rolando mais um pouco. No fim, eu estava cansado e mal sentia que tinha feito alguma diferença.

Uma abordagem melhor é dividir a limpeza em algumas etapas.

Comece pelo app Fotos da Apple para as coisas óbvias. Ainda é o lugar mais fácil para apagar fotos aleatórias, imagens ruins e coisas que você já sabe que não quer. Se você ainda não usou o truque de deslizar para selecionar, aprenda isso primeiro. É muito mais rápido do que tocar em cada foto uma por vez. Eu também evitaria começar na visualização da biblioteca completa se você tiver uma coleção enorme. Ir álbum por álbum é menos irritante porque você está pensando em apenas um tipo de foto por vez.

Alguns álbuns também oferecem a opção Selecionar Tudo, o que é ótimo para coisas como capturas de tela ou imagens salvas que você já sabe que são lixo. Isso pode eliminar centenas de itens em poucos segundos em vez de virar uma maratona de toques.

Onde o app Fotos começou a deixar a desejar para mim foi em duplicatas e quase duplicatas. O álbum Duplicatas da Apple é útil, mas ajuda principalmente com correspondências exatas. Meu verdadeiro problema eram grupos de fotos quase idênticas, fotos em sequência, capturas de tela antigas, Live Photos das quais eu não me importava mais e vídeos grandes ocupando silenciosamente um monte de espaço.

Foi aí que usei o Clever Cleaner, e isso acabou me fazendo economizar mais tempo.

A parte útil não era só encontrar duplicatas reais. Ele agrupava fotos semelhantes, escolhia uma melhor foto sugerida, separava capturas de tela, destacava vídeos grandes e podia transformar Live Photos em fotos estáticas se a parte em movimento não importasse. Isso fez todo o trabalho parecer menos como rolar por uma pilha gigante e mais como revisar lotes. A revisão no estilo de deslizar também tornou tudo mais rápido porque você decide por grupo em vez de verificar cada imagem individual do zero.

Eu ainda conferia tudo antes de apagar qualquer coisa, mas o app cuidava da maior parte da triagem. O que eu achei que levaria vários fins de semana acabou sendo algo que eu consegui terminar ao longo de algumas noites.

Uma coisa com a qual é preciso ter cuidado: se você usa Fotos do iCloud, apagar algo do seu iPhone também remove isso do Fotos do iCloud. É tudo a mesma biblioteca sincronizada. Tudo bem quando você realmente quer limpar as coisas, mas não presuma que a cópia no iCloud vai ficar segura se você apagar do telefone.

Além disso, depois de uma grande limpeza, esvazie Apagados Recentemente. Muita gente esquece essa etapa. Até que esses itens sejam removidos de lá, eles ainda podem contar no seu armazenamento, então o uso do iCloud pode não cair tanto quanto o esperado de imediato.

Se você ainda precisa liberar mais espaço, não perca todo o seu tempo apagando fotos pequenas primeiro. Vá atrás das coisas grandes.

1. vídeos longos que você esqueceu que tinha
  2. gravações de tela
  3. capturas de tela antigas
  4. Live Photos
  5. mídia salva de apps de mensagens

Isso liberou muito mais armazenamento para mim do que apagar um monte de fotos normais.

Depois que o lixo óbvio sumiu, usar um computador ajudou na limpeza final. Eu conectei meu iPhone ao meu Mac e fiz a organização mais minuciosa em uma tela maior. Comparar fotos semelhantes e organizar álbuns é simplesmente mais fácil quando você não está fazendo tudo no telefone.

Eu também não tentaria terminar tudo em um único dia. Foi isso que tornou a primeira tentativa tão miserável. Agora eu só passo de 10 a 15 minutos de vez em quando limpando capturas de tela recentes, fotos borradas e fotos duplicadas antes que se acumulem de novo.

Se eu tivesse que fazer tudo de novo, eu faria assim:

1. Use o Fotos primeiro para as exclusões fáceis e quaisquer álbuns em que Selecionar Tudo faça sentido.
  2. Use o Clever Cleaner para duplicatas, fotos semelhantes, capturas de tela, vídeos grandes e Live Photos.
  3. Esvazie Apagados Recentemente depois de ter certeza de que não precisa desses itens.
  4. Faça a organização detalhada em um Mac ou PC se você tiver um disponível.
  5. Mantenha pequenas limpezas em dia para que isso não vire outro projeto enorme depois.

Essa foi a configuração mais rápida que encontrei, principalmente porque me evitou ter que avaliar manualmente cada foto, uma por uma.

A limpeza antes de uma transferência pelo iCloud é diferente da limpeza antes de uma transferência direta de telefone para telefone, porque com o iCloud você pode estar excluindo da sua biblioteca principal em todos os lugares, não apenas deixando o telefone antigo mais leve.

Antes de executar qualquer limpador ou excluir em massa capturas de tela/vídeos, faça primeiro um backup local em um Mac ou PC. Depois limpe, esvazie Apagados Recentemente somente após verificar e faça o upgrade quando a biblioteca tiver terminado de sincronizar.

Um telefone com “Baixar Originais” ativado é um trabalho de limpeza bem diferente de um que usa “Otimizar Armazenamento do iPhone”, porque no segundo caso seu iPhone pode estar mostrando apenas cópias locais menores enquanto o iCloud ainda mantém a biblioteca completa. Então, antes de excluir um monte de coisas para “tornar a transferência menor”, verifique Ajustes > Fotos e veja em qual modo você está. Concordo com o aviso sobre backup acima, mas eu teria cuidado extra ao limpar enquanto a biblioteca ainda está sincronizando, porque você pode acabar achando que algo sumiu, foi restaurado ou travou quando na verdade está apenas aguardando o iCloud. Minha versão rápida seria: conecte o aparelho, entre no Wi-Fi, deixe o Fotos terminar a sincronização, exclua o lixo óbvio e depois deixe o telefone em paz novamente antes de configurar o novo. A parte chata de esperar evita muitas dores de cabeça estranhas na transferência de fotos.