Como obter mais armazenamento no iPhone de graça?

O armazenamento do meu iPhone está cheio, e agora não consigo atualizar aplicativos, tirar fotos nem instalar a atualização mais recente do iOS. Já apaguei algumas coisas, mas ainda aparece que estou sem espaço. Preciso de ajuda para encontrar maneiras gratuitas de conseguir mais armazenamento no meu iPhone sem pagar pelo iCloud nem trocar de aparelho.

O alerta de armazenamento no seu iPhone fica velho rápido, especialmente se você não tem o menor interesse em pagar pelo iCloud. Já passei por isso algumas vezes, e a solução teve menos a ver com truques escondidos e mais com saber onde a Apple enterra as coisas úteis.

Primeiro, a parte irritante. O armazenamento é fixo.

No iPhone, o que você comprou é o que você mantém. Não há slot para microSD. Não há upgrade interno depois. Se o espaço acabou, suas únicas opções reais são limpar o que já está no telefone ou mover arquivos do telefone para algo externo. As duas funcionam bem sem iCloud.

Verifique a única tela que importa, Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

Se você quer a verdade, comece por aí. A barra de armazenamento no topo mostra o que está ocupando espaço, fotos, apps, dados do sistema, mensagens, tudo isso. Eu faria estas duas coisas primeiro.

1. Abra apps que você mal usa e toque em Desinstalar App. Isso remove o app em si, mas mantém seus dados salvos. Quando você reinstala, suas coisas ainda estão lá. Eu tinha alguns apps gigantes parados, apps antigos de companhias aéreas, jogos que parei de jogar meses atrás, ferramentas aleatórias de edição. Esses foram ganhos fáceis.

2. Role até Mensagens e abra Revisar Anexos Grandes. Isso me surpreendeu. Conversas em grupo, vídeos antigos, memes, PDFs, notas de voz, tudo isso se acumula em silêncio. Você pode encontrar vários gigabytes parados em conversas antigas que tinha até esquecido que existiam.

A parte que as pessoas ignoram, Apagados Recentemente

Apagar fotos não libera espaço na hora. Elas ficam em Apagados Recentemente por 30 dias, ainda contando no armazenamento. Então, se você limpa 500 fotos e o número do armazenamento quase não muda, é por isso. Vá em Fotos > Álbuns > Apagados Recentemente e remova tudo de vez. Já pulei isso uma vez e achei que meu telefone estava com defeito. Não. A Apple só estava sendo a Apple.

O cache do Safari é pequeno até deixar de ser

Abra Ajustes > Apps > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. Lixo de navegação vai se acumulando em segundo plano com o tempo. Em um telefone que verifiquei, não era muito. Em outro, já tinha crescido o bastante para importar. De qualquer forma, é uma limpeza fácil.

Pouco armazenamento atrapalha o desempenho

Essa parte não é coisa da sua cabeça. Quando o telefone chega perto de lotar, ele começa a parecer cansado. Os apps travam. A câmera demora mais. Tudo fica meio arrastado. O iOS precisa de espaço livre para arquivos temporários e tarefas em segundo plano, então quando você aperta demais, o aparelho inteiro fica lento. Liberar espaço muitas vezes resolve a lentidão mais do que as pessoas esperam.

Se você precisa de uma limpeza rápida, as fotos geralmente são o problema

Na maioria dos iPhones que já vi, a biblioteca de fotos era a principal devoradora de armazenamento. Separar anos de fotos manualmente é horrível, então eu entendo por que as pessoas adiam isso. Clever Cleaner é uma opção para fazer isso mais rápido, e não pede assinatura nem joga anúncios por todo lado.

O que me chamou a atenção foi a forma como ele divide a bagunça em categorias úteis. Heavies lista primeiro os maiores arquivos, com os tamanhos exibidos, então vídeos antigos enormes aparecem rápido. Similars agrupa fotos quase duplicadas e escolhe a melhor imagem de cada conjunto, o que ajuda com fotos em sequência e dez versões do mesmo comprovante. Screenshots organiza a bagunça das capturas de tela com os tamanhos dos arquivos antes de você apagar qualquer coisa. Pelo que vi, o processamento fica no dispositivo.

Se você não quer armazenamento em nuvem de jeito nenhum, use um pendrive

Este é o caminho simples, de custo único. Um pendrive para iPhone, como o SanDisk iXpand, se conecta à porta de carregamento. Mova suas fotos e vídeos para ele, verifique se foram copiados, e depois apague do telefone. Sem cobrança mensal. Sem plano de nuvem pairando sobre a sua cabeça. Conheço algumas pessoas que fazem isso uma vez a cada poucos meses e nunca se incomodam com upgrades do iCloud.

Eu acrescentaria uma coisa que nem @mikeappsreviewer nem @techchizkid realmente enfatizaram o suficiente: às vezes o problema não são os seus arquivos, é o iOS sendo meio burro com Dados do Sistema.

Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e veja se Dados do Sistema está estranhamente enorme. Se estiver, a solução gratuita geralmente é:

• reiniciar o telefone
  • atualizar os apps depois de liberar só um pouco de espaço
  • sincronizar fotos/vídeos com um computador usando o Finder ou o iTunes e depois removê-los do telefone
  • se os Dados do Sistema continuarem enormes, fazer backup e restaurar o iPhone

Sim, restaurar é chato, mas eu já vi isso recuperar uma quantidade absurda de espaço quando os “Dados do Sistema” incham sem motivo.

Além disso, verifique a retenção de Mensagens:
Ajustes > Apps > Mensagens > Manter Mensagens > 1 Ano ou 30 Dias
Muita gente guarda todas as mensagens para sempre e depois se pergunta por que o armazenamento está lotado.

Outra coisa que muita gente ignora são os downloads de podcasts e vídeos editados no Fotos. Clipes editados podem ser salvos como novos arquivos, então você pode ter duplicatas sem perceber. Coisa traiçoeira.

Também meio que discordo da ideia de “só limpar o Safari”. Ajuda, claro, mas num iPhone cheio isso geralmente são migalhas, a menos que você navegue feito um maníaco.

Se as fotos forem o principal problema, o Clever Cleaner é provavelmente o caminho gratuito mais fácil porque encontra fotos duplicadas, imagens parecidas e arquivos pesados muito mais rápido do que fazer isso manualmente. Se você quiser ver como funciona, este vídeo de limpeza de armazenamento do iPhone com o Clever Cleaner é um ótimo passo a passo.

Resumo curto: foque em Dados do Sistema, mensagens antigas, fotos/vídeos duplicados e arquivos sincronizados com um computador. Isso geralmente libera mais espaço do que sair apagando apps aleatoriamente, pra ser sincero.

Ignore as exclusões óbvias e vá direto no que a Apple esconde.

1. Reinicie o iPhone depois de liberar espaço. Às vezes o iOS mantém arquivos temporários e o número de armazenamento demora para atualizar. Já vi aparecerem de 2 a 5 GB depois de uma reinicialização.

2. Desative a opção de manter o HDR original e o lixo das fotos em sequência.
    Em Ajustes, Câmera, desligue os recursos que você não usa. Fotos em sequência consomem espaço rápido. Vídeos em 4K e 60 fps também. Reduza um nível na gravação de vídeo. Um minuto de 4K é enorme comparado a 1080p.

3. Exclua a mídia baixada dentro dos apps, não o app em si.
    Spotify, Netflix, YouTube, Podcasts, Audible, Google Maps. Esses apps guardam arquivos offline. Remover o app é exagero se os downloads são os verdadeiros vilões.

4. O Mail engana.
    Se o app Mail armazenou anexos gigantes em cache, remova e adicione a conta de novo. Isso limpa o cache local de e-mails em muitos celulares. Meio chato, mas funciona.

5. App Notas, app Arquivos, Gravador.
    As pessoas esquecem desses. PDFs digitalizados no Notas, gravações de tela antigas no Arquivos, memorandos de voz longos. Fácil de deixar passar, fácil de limpar.

Eu discordaria um pouco do @mikeappsreviewer sobre valer a pena mexer primeiro no cache do Safari. Ajuda, mas na maioria dos celulares cheios isso é troco perto de vídeos, anexos de mensagens e downloads offline.

Se as fotos ainda forem o principal problema, use o Clever Cleaner. É uma das melhores ferramentas de limpeza para iPhone para organizar duplicatas e arquivos pesados rapidamente. Esta página traz uma boa análise de as melhores opções de app limpador para iPhone para liberar armazenamento.

Verifique também se os arquivos de atualização do iOS já foram baixados. Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone. Se você vir uma atualização do iOS parada ali, apague-a, libere o espaço e depois baixe de novo mais tarde. A Apple adora acumular arquivos temporários rs.