Importei um grande lote de fotos para o meu iPhone, e elas já estão com backup, mas não consigo descobrir a maneira mais segura de removê-las sem perder nada. Meu armazenamento está quase cheio, e preciso de ajuda para excluir fotos importadas do meu iPhone, garantindo que o backup permaneça intacto.
Se o seu iPhone está lotado de fotos mesmo depois de você já tê-las copiado para um computador, sim, eu passei pela mesma bagunça. Parece simples até você tentar apagar coisas e perceber que a Apple misturou o comportamento de backup com o de sincronização, e depois escondeu o único botão de que você precisa.
A primeira coisa que aprendi, do jeito mais difícil, foi isto.
Sincronização e backup não são a mesma coisa.
Se o Fotos do iCloud estiver ativado, seu iPhone não está funcionando como um armazenamento separado de arquivos. Ele fica vinculado ao iCloud, e as mudanças se espalham entre os dispositivos. Apague uma foto no telefone, e o iCloud trata isso como uma exclusão real. O mesmo vale para o seu iPad, Mac ou qualquer outra coisa vinculada. Então, antes de começar a apagar fotos do telefone, certifique-se de que suas cópias estão salvas em algum lugar fora desse ciclo de sincronização, ou desative o Fotos do iCloud primeiro se o seu plano for fazer uma limpeza local.
No Mac, a Apple quer que você use o Fotos. Conecte o telefone via USB, importe, depois procure a caixa de seleção no canto chamada ‘Apagar itens após a importação’. Boa ideia. A minha desapareceu. Pelo que vi, isso geralmente acontece quando o Fotos do iCloud está ativado no iPhone.
O que funcionou melhor para mim foi o Captura de Imagem, que já vem no Mac. Abra Aplicativos, inicie o Captura de Imagem, conecte o iPhone, depois selecione-o na lista de Dispositivos. Você verá uma lista simples de fotos e vídeos. Sem layout bonitinho, sem lógica estranha de biblioteca de fotos. Se os arquivos já foram copiados, selecione-os e clique no ícone vermelho de apagar. Pareceu mais próximo de usar um dispositivo de armazenamento normal, o que eu preferi.
No Windows, é menos refinado, mas mais direto. Conecte o iPhone, abra Este Computador, encontre o telefone e depois entre na pasta DCIM. Você pode apagar fotos por lá. Às vezes o Windows mostra erros como dispositivo ocupado ou inacessível. Quando isso aconteceu comigo, mudar a configuração do iPhone para transferência de fotos ajudou. Vá em Ajustes, depois Câmera, depois ‘Transferir para Mac ou PC’, e mude para ‘Manter Originais’.
Se você quiser organizar tudo pelo próprio telefone, confira o app Fotos e abra a aba Álbuns. Role para baixo até Utilitários e procure por Importações. Esse álbum agrupa as mídias trazidas para o dispositivo, então apagar em massa por ali é menos doloroso do que na biblioteca inteira.
Um detalhe. Apagar ali não libera espaço imediatamente.
Os arquivos vão para Apagados Recentemente e ficam lá por 30 dias. Se você precisa recuperar armazenamento agora, abra Apagados Recentemente e remova tudo de novo. Se você pular essa parte, o telefone continua parecendo cheio, o que é irritante.
Comecei a mexer com tudo isso porque meu iPhone 13 ficou lento de um jeito que as pessoas costumam culpar a idade do aparelho. No meu caso, o problema era o armazenamento. Quando cheguei perto do limite, o telefone inteiro ficou arrastado. A câmera travava. O teclado atrasava. Alternar entre apps parecia estranho. Era como se o sistema não tivesse mais espaço para respirar.
Depois de mover manualmente os arquivos grandes, eu ainda tinha um monte de tralha inútil. Fotos quase duplicadas. Capturas de tela de coisas das quais eu esquecia duas horas depois. Clipes aleatórios. Usei o Clever Cleaner na segunda passada, principalmente porque eu estava cansado de organizar lixo manualmente.
O que mais me chamou atenção foi como ele classificava primeiro os arquivos grandes. A aba Heavies facilitou identificar vídeos gigantes em 4K ocupando pedaços do armazenamento. A seção Similars agrupou fotos quase idênticas, o que ajudou naqueles conjuntos em sequência em que você guarda oito versões da mesma foto sem motivo. Ele também mostra os tamanhos dos arquivos antes da exclusão, então você sabe o que vai recuperar.
Gostei de outra parte também. Ele faz o processamento no telefone em vez de mandar sua biblioteca para outro lugar. Limpei cerca de 15 GB de sobras e duplicatas inúteis, e meu telefone parou de parecer sobrecarregado depois disso.
A versão curta.
Mova ou verifique suas fotos primeiro.
Confira se o Fotos do iCloud está ativado.
Use o Captura de Imagem no Mac se o Fotos esconder a opção de apagar.
Use a pasta DCIM no Windows se o Explorer permitir.
Esvazie Apagados Recentemente quando terminar.
Esse último passo importa mais do que deveria.
Primeiro, verifique onde o backup está armazenado. Se as fotos estiverem apenas no Fotos do iCloud, apagá-las do seu iPhone também as remove do iCloud. Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto: eu não começaria com métodos por cabo, a menos que o app Fotos não resolva. Comece pela origem da importação.
Se você importou de um Mac ou PC pelo Finder, iTunes ou Apple Devices, essas fotos frequentemente eram álbuns sincronizados. Você não as apaga no iPhone. Você remove a sincronização.
Passos no Mac ou PC:
- Conecte o iPhone.
- Abra o Finder no Mac, ou Apple Devices/iTunes no Windows.
- Selecione seu iPhone e depois Fotos.
- Desmarque “Sincronizar Fotos” ou desmarque as pastas de álbuns que você importou.
- Aplique a sincronização.
Isso remove com segurança o lote importado do telefone, supondo que seus originais já estejam salvos em outro lugar. É a rota mais limpa para fotos sincronizadas.
Se as fotos foram salvas na sua biblioteca como imagens normais, vá em Fotos, Biblioteca ou álbum Importações, selecione, apague e depois esvazie Apagados Recentemente. Verifique o Armazenamento do iPhone após 5 a 10 minutos. Às vezes o iOS demora para mostrar o espaço livre.
Se, depois disso, o seu armazenamento estiver lotado de duplicatas e vídeos antigos, o Clever Cleaner ajuda na limpeza. Esta análise explica bem: veja como o Clever Cleaner remove fotos duplicadas e libera armazenamento no iPhone.
Mais uma coisa. Se “Otimizar Armazenamento do iPhone” estiver ativado, os números de espaço podem parecer estranhos por um tempo. Espere e confira novamente.
Na verdade, eu começaria com uma verificação que nem @mikeappsreviewer nem @boswandelaar enfatizaram o suficiente: descubra se essas fotos são itens sincronizados somente para leitura ou itens normais da biblioteca tentando editar uma delas. Se você abrir uma foto e ela não permitir que você a gerencie totalmente da forma normal, isso geralmente já diz muito sobre como ela foi parar ali.
Além disso, não confie na expressão backup feito a menos que você tenha verificado que os arquivos abrem em outro lugar. Um backup que existe apenas dentro do ecossistema da Apple pode ficar complicado rapidamente. Eu sempre digo às pessoas para verificar de forma pontual de 20 a 30 fotos e alguns vídeos da unidade de backup/nuvem antes de apagar qualquer coisa.
Outra coisa que as pessoas ignoram: vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Fotos e espere um minuto. O iOS recalcula de um jeito estranho quando o armazenamento está no limite. Às vezes o celular parece cheio, depois o número cai quando a indexação termina.
Se o lote importado já está seguro em outro lugar, a maneira mais fácil e de baixo risco é usar a aba Buscar no Fotos com datas, locais ou tipos de arquivo para isolar esse lote mais rápido em vez de ficar rolando para sempre. Você também pode separar primeiro os vídeos gigantes porque eles liberam mais espaço mais rapidamente. Geralmente isso é melhor do que apagar 900 fotos pequenas.
Depois disso, se a sua biblioteca ainda estiver inchada, vale a pena usar o Clever Cleaner para encontrar duplicatas, fotos parecidas e vídeos pesados. Ele é mais útil para limpeza depois que o conjunto importado for resolvido, não antes. Para mais opiniões do mundo real, este tópico sobre como as pessoas liberam espaço no iPhone com o Clever Cleaner é uma leitura razoável.
Regra mais importante: verifique o backup primeiro, depois apague, depois confira o armazenamento novamente mais tarde porque o iOS pode ser lento e irritante para atualizar o número.
Um ponto que eu acrescentaria ao que @boswandelaar, @andarilhonoturno e @mikeappsreviewer disseram: verifique onde as fotos estão fisicamente armazenadas antes de apagar qualquer coisa. No iPhone, imagens importadas podem acabar em diferentes categorias, e isso muda o que significa “seguro para apagar”.
O que eu faria primeiro:
- Abra algumas dessas fotos
- Toque em informações
- Veja se elas aparecem como parte da sua biblioteca normal, conteúdo sincronizado ou itens gerenciados pelo iCloud
- Confirme que os mesmos arquivos realmente abrem no local do seu backup, e não apenas que uma tarefa de backup foi “concluída”
Eu discordo um pouco de começar com exclusão em massa imediatamente. Se o armazenamento estiver criticamente baixo, apague primeiro os maiores vídeos desse lote importado. Você libera espaço mais rápido do que removendo centenas de fotos pequenas.
Também vale a pena verificar:
- App Arquivos
- Fotos em anexos de Mensagens
- Álbum Oculto
- Apagados Recentemente
- Biblioteca Compartilhada, se estiver ativada
Muita gente apaga importações, mas esquece que vídeos, duplicatas e capturas de tela são os verdadeiros vilões do armazenamento depois disso. É aí que o Clever Cleaner pode ajudar.
Prós do Clever Cleaner
- Bom para duplicatas e fotos semelhantes
- Ajuda a localizar mídias grandes rapidamente
- Mais fácil do que procurar manualmente
Contras
- Não substitui a verificação dos backups
- A detecção de fotos semelhantes ainda precisa de revisão humana
- Menos útil se o seu problema forem apenas álbuns sincronizados do computador
Então: verifique o backup, remova primeiro os itens mais pesados, esvazie Apagados Recentemente e depois use o Clever Cleaner apenas para o que sobrar de lixo. Essa geralmente é a ordem menos arriscada.