Como corrigir um cartão SD corrompido que de repente parou de funcionar?

Meu cartão SD estava funcionando bem, mas de repente deixou de ser reconhecido pelo meu celular e computador. Tenho fotos e arquivos importantes nele, e agora ele mostra erros ou pede para ser formatado. Preciso de ajuda para descobrir se o cartão está corrompido, como recuperar os dados e se há uma maneira segura de consertar o cartão SD sem perder tudo.

Eu odeio esse problema. Você termina uma longa sessão de gravação, ou move arquivos depois de uma viagem, então o cartão SD começa a dar erros e seu estômago afunda. Já fiz isso comigo mesmo mais de uma vez ao puxar o cartão rápido demais. Ainda assim, o primeiro passo é não entrar em pânico. Muitas vezes seus arquivos ainda estão no cartão, e a parte que quebrou é o sistema de arquivos, ou seja, o índice que seu computador usa para encontrar as coisas.

Primeira coisa, pare de gravar qualquer coisa no cartão. Não o coloque de volta na câmera. Não grave mais nenhum clipe. Não fique reconectando ele na esperança de que de repente volte a funcionar. Cada gravação aumenta as chances de sobrescrever os arquivos que você quer recuperar.

A ordem importa. Recupere primeiro. Repare depois. Aprendi isso da pior maneira. As pessoas correm para correções do Windows, avisos de formatação, comandos aleatórios de posts antigos em fóruns. Algumas dessas ferramentas reescrevem partes do cartão. Quando isso acontece, a recuperação fica muito mais complicada rapidamente.

Se os arquivos importam, eu começaria com um software de recuperação antes de mexer em ferramentas de reparo. Tive resultados sólidos com o Disk Drill. O que mais me ajudou foi a opção de backup byte a byte.

O motivo é que um cartão corrompido às vezes é mais do que apenas corrompido. Ele está morrendo. Uma varredura completa continua lendo o cartão repetidamente, e um cartão fraco pode falhar no meio do processo. O Disk Drill permite criar uma imagem completa do cartão, setor por setor. Salve essa imagem no seu computador, desconecte o cartão SD e então trabalhe a partir do arquivo de imagem. Eu confio mais nesse caminho. Se o cartão parar de funcionar no meio do processo depois, sua imagem ainda estará lá.

Depois que seus arquivos estiverem seguros, ou depois que você decidir que os dados foram perdidos e vai seguir em frente, aí comece a tentar consertar o próprio cartão. Esta é a ordem que eu uso.

1. Verifique primeiro as coisas chatas

Sim, essa parte parece boba. Faça assim mesmo. Já vi leitores ruins fingirem um cartão morto mais vezes do que cartões ruins fingirem um leitor ruim. Tente outra porta USB. Tente um leitor de cartão diferente. Aqueles adaptadores minúsculos que vêm com cartões microSD falham o tempo todo. Se o seu laptop tiver um slot embutido, teste também com um leitor USB separado. Às vezes, o problema é a conexão, não o armazenamento.

2. Abra o Gerenciamento de Disco e veja o que o Windows reconhece

Se o Windows detectar o cartão, mas o Explorador de Arquivos não o mostrar, verifique o Gerenciamento de Disco. Clique com o botão direito em Iniciar, abra o Gerenciamento de Disco e procure o cartão SD na lista. Se o cartão estiver lá, mas sem uma letra de unidade, clique com o botão direito nele, escolha Alterar letra de unidade e caminhos, e atribua uma. Já tive cartões que voltaram a aparecer logo após fazer isso.

3. Execute a ferramenta de reparo integrada

Esta é a opção do Windows de baixo risco que eu tento após a recuperação. No Explorador de Arquivos, clique com o botão direito no cartão SD, abra Propriedades, vá para a guia Ferramentas e depois clique em Verificar. Ela procura erros no sistema de arquivos e corrige o que encontrar. Não é mágica, mas às vezes conserta cartões com danos leves.

4. Use o CHKDSK se a ferramenta simples não fizer nada

Abra o Prompt de Comando ou o Terminal como Administrador. Depois, execute chkdsk X: /r, substituindo X pela letra do seu cartão SD. A opção /r instrui o Windows a verificar setores defeituosos e recuperar dados legíveis quando possível. Em um cartão grande, isso pode demorar. Deixe como está e permita que termine.

5. Experimente o TestDisk quando a partição parecer ausente

Se o cartão aparecer como não alocado, ou se a partição tiver desaparecido, vale a pena dar uma olhada no TestDisk. Ele é de código aberto e feio naquele estilo antigo de utilitário, mas já salvou cartões que as pessoas achavam que estavam vazios. Isso é mais indicado para quem se sente à vontade lendo menus e não tentando adivinhar o caminho entre os prompts.

6. Formate o cartão se o reparo falhar

Se nada o trouxer de volta, formate-o e redefina o sistema de arquivos. Se uma formatação normal falhar, uma ferramenta de formatação de baixo nível é o próximo passo. Eu geralmente escolho exFAT para cartões SD porque funciona na maioria dos dispositivos e lida com arquivos de vídeo grandes sem complicação.

Se um cartão corrompe uma vez, eu deixo de confiar nele. Talvez tenha sido um acaso. Talvez não. Cartões SD se desgastam, e o limite está ligado aos ciclos de gravação. Quando um começa a agir de forma estranha, eu o aposento de qualquer coisa importante. No máximo, vou usá-lo para transferências descartáveis, ou simplesmente jogo fora. Comprar um cartão novo de uma marca conhecida dói menos do que perder uma sessão.

E sim, use Ejetar ou Remover com segurança. Ignorei esse conselho por anos. Depois paguei por isso. Mais de uma vez, para ser sincero.

Se o cartão pedir formatação, não o formate primeiro. Concordo com @mikeappsreviewer sobre recuperar antes de reparar, mas eu pularia o CHKDSK até depois de extrair os dados. O CHKDSK tem o hábito de corrigir o sistema de arquivos de formas que você não quer quando as fotos importam.

O que eu faria:

1. Teste a trava de proteção contra gravação no adaptador SD. Metade das vezes ela desliza.
  2. Verifique o Gerenciador de Dispositivos. Se aparecer com código de erro 43 ou continuar reconectando, o cartão ou o leitor está falhando.
  3. No Linux ou em um Mac, veja se o cartão é montado somente para leitura. Às vezes o Windows desiste antes.
  4. Se o tamanho do cartão aparecer errado, como 31 MB em vez de 128 GB, há falha no controlador. Pare por aí.
  5. Recupere a partir de uma imagem, não do próprio cartão. O Disk Drill é bom para isso, especialmente se o cartão ficar offline no meio da verificação.

Se o seu telefone criptografou o cartão SD como armazenamento interno, a recuperação normal fica complicada. Nesse caso, use primeiro o mesmo telefone.

Além disso, isto ajuda:
guia em vídeo passo a passo para recuperação de dados de cartão SD corrompido

Após a recuperação, execute o formatador oficial SD Memory Card Formatter, não ferramentas aleatórias de formatação. Se os erros voltarem após um teste completo de regravação, descarte o cartão. Ele já era.

Se o seu celular e o computador pararam de reconhecê-lo de repente, eu gastaria 2 minutos descartando problemas de energia/contato antes de fazer qualquer coisa de software. Limpe os contatos dourados com cuidado usando álcool isopropílico, deixe secar e depois tente um leitor de cartão USB com alimentação própria. Um leitor fraco pode fazer um cartão SD no limite parecer totalmente morto. Muita gente deixa essa parte passar.

Concordo com @mikeappsreviewer e @viajeroceleste sobre recuperar primeiro, mas estou um pouco menos convencido de sair aplicando todo comando de reparo logo de cara. Se o cartão estiver desconectando de forma intermitente, cada nova tentativa pode piorar as coisas.

Alguns sinais extras:

• Se o cartão ficar quente rápido, é um mau sinal.
  • Se ele aparecer e desaparecer no Gerenciamento de Disco a cada poucos segundos, também é um mau sinal.
  • Se outro celular/câmera idêntico conseguir lê-lo, copie tudo de lá primeiro. Às vezes o dispositivo original ainda tem mais sorte.

Para recuperação, eu ainda usaria o Disk Drill, principalmente porque criar uma imagem do cartão SD primeiro é a atitude mais segura quando o sistema de arquivos foi perdido, mas a memória ainda pode ser lida.

Além disso, se você quiser ler mais, isto aqui é realmente útil:
dicas práticas para recuperar um cartão microSD corrompido

Se o cartão não for detectado em lugar nenhum, nem mesmo por ferramentas de disco, isso normalmente já não é mais “corrupção”. Isso é falha de hardware, e as opções caseiras ficam bem escassas muito rápido. Triste, mas é verdade tbh.

Eu acrescentaria uma coisa que os outros só mencionaram de leve: verifique se o cartão está aparecendo com a capacidade e o tipo de partição corretos em uma ferramenta de particionamento adequada, não apenas no Explorador de Arquivos. Se ele aparecer como RAW, sem mídia ou com algum tamanho sem sentido, não continue tentando montá-lo. Isso geralmente significa problema na camada de tradução ou no controlador, não uma simples falha no sistema de arquivos.

Onde eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer é sobre a recomendação de formatação de baixo nível. Uma verdadeira formatação de baixo nível não é algo realmente aplicável a um cartão SD de consumidor, e ferramentas aleatórias de LLF podem ser duvidosas. Se você chegar à etapa de reparo, fique com o formatador oficial de SD ou uma formatação completa normal apenas depois que a recuperação de dados estiver concluída.

Minha ordem seria:

• Testar em um leitor diferente e, se for microSD, em um adaptador diferente
  • Verificar o tamanho/status real no Gerenciamento de Disco ou em um utilitário de particionamento
  • Se estiver minimamente legível, criar uma imagem primeiro
  • Recuperar os arquivos da imagem, não do cartão
  • Só então testar reformatar/reutilizar

Sobre o Disk Drill, já que foi mencionado:
Prós

• facilita criar uma imagem primeiro, que é a opção mais segura
  • boa visualização prévia para fotos/vídeos
  • mais simples que o TestDisk para a maioria das pessoas

Contras

• não faz milagres se o cartão estiver falhando eletricamente
  • varreduras profundas podem demorar
  • os limites de recuperação gratuita dependem da plataforma/versão

Também vale observar: se este cartão SD foi usado em um telefone Android como armazenamento adotável/interno, a recuperação em um PC pode resultar em dados criptografados inúteis. Nesse caso, coloque-o de volta no mesmo telefone primeiro e veja se o telefone ainda consegue acessar alguma coisa.

Então sim, estou com @viajeroceleste e @sterrenkijker quanto a evitar correções aleatórias cedo demais. Se o cartão está invisível em todo lugar, isso geralmente é morte do hardware, não corrupção.