Alguém pode recomendar um software fácil de recuperação de fotos para iniciantes?

Excluí acidentalmente uma pasta de fotos de família do meu cartão SD enquanto movia arquivos para o meu laptop, e agora estou tentando recuperá-las antes que algo seja sobrescrito. Sou novo em software de recuperação de fotos e preciso de recomendações fáceis para iniciantes que sejam seguras, eficazes e simples de usar para recuperar fotos excluídas de um cartão SD ou disco rígido.

Isso já aconteceu comigo mais de uma vez, e ainda faz meu estômago despencar. Você termina uma sessão, ou volta de uma viagem, conecta o cartão SD, e o Windows exibe Drive precisa ser formatado. Ou toca em Excluir tudo na câmera e sente sua alma sair do corpo por um segundo.

Testei um monte de aplicativos de recuperação ao longo do tempo porque perder trabalho pago não é um problema abstrato para mim. Os backups ajudam, até deixarem de ajudar. Aplicativos de sincronização também copiam exclusões. Às vezes, os arquivos ausentes desaparecem antes mesmo de o ciclo de backup ser executado. Nesse ponto, o software de recuperação é a única coisa que me restou.

O que eu tentaria primeiro

Se você quer aquele com o qual tive menos problemas, comece com Disk Drill. Continuei voltando a ele por um motivo. Ele recuperou arquivos que outras ferramentas encontraram, mas não conseguiram reconstruir corretamente.

O app é fácil de navegar. Nada de labirinto estranho. Não precisa acompanhar cada etapa o tempo todo. Em testes publicados, ele ficou em torno de 91% de taxa de recuperação, o que bate com o que vi em comparação com os brindes comuns do Windows e ferramentas de recuperação mais antigas.

A parte com que eu mais me importava era a recuperação de vídeo. Se você grava com uma GoPro, DJI, Canon ou equipamento parecido, o cartão costuma armazenar vídeo em fragmentos. Muitos apps detectam a entrada do arquivo, permitem recuperá-lo, mas depois você o abre e encontra um clipe corrompido, reprodução travando ou um arquivo que simplesmente não carrega. Disk Drill lida melhor com isso porque o recurso Advanced Camera Recovery tenta remontar esses blocos divididos em um arquivo utilizável.

Para trabalho com fotos, ele também reconhece uma longa lista de formatos RAW, incluindo CR3, NEF e ARW. Se o seu fluxo de trabalho depende de RAW, isso importa. Você também recebe uma pequena cota gratuita de recuperação, então pode testar seu cartão antes de pagar por qualquer coisa. Fiz isso na primeira vez porque não queria comprar no escuro.

Se o seu orçamento é zero

O PhotoRec continua sendo a antiga opção gratuita confiável. Não custa nada, é de código aberto e vasculha mídias danificadas melhor do que alguns aplicativos pagos que já vi. A contrapartida é a interface. Ela parece antiga, porque é antiga. Principalmente linha de comando, menus escassos, sem orientação passo a passo.

O método dele é diferente. Ele não depende muito do sistema de arquivos danificado. Ele examina os setores brutos do cartão e procura assinaturas de arquivos conhecidas, como JPEGs, arquivos RAW e outros padrões. É por isso que às vezes ele recupera imagens de mídias que parecem totalmente mortas.

A parte irritante é a organização. Como ele ignora grande parte da tabela original de arquivos, seus arquivos recuperados muitas vezes voltam renomeados e despejados em pastas genéricas. Você fica com coisas como f12345.jpg, f12346.cr2, e então passa as próximas horas organizando por visualização, carimbo de data e hora ou tamanho do arquivo. Eu já fiz isso. Funciona, mas é um sufoco.

Também existe o QPhotoRec, que adiciona uma interface visual simples. Ajuda um pouco. Ainda parece desajeitado, e eu não o entregaria a alguém que quer um processo suave e guiado.

Outras ferramentas que usei para casos específicos

1. DiskGenius é bom se você se sente à vontade fuçando partições, sistemas de arquivos e estruturas de disco. É rápido e bastante capaz na recuperação de imagens RAW. A interface parece velha o bastante para votar. Consegui resultados com ele, mas não diria que é amigável.

2. DiskDigger fez sentido no Android quando precisei recuperar arquivos direto do telefone. Tem um porém. Em telefones sem root, muitas vezes você acaba recuperando miniaturas, restos de cache ou versões em menor resolução, e não a foto original completa.

3. Recuva ainda vale a pena manter no Windows para erros simples. Se você excluiu alguns arquivos de uma unidade saudável há poucos minutos, ele é rápido e gratuito. Quando o cartão está corrompido ou o dano é mais profundo, eu partiria logo para outra.

O que fazer antes de piorar as coisas

Pare de usar o cartão agora. Não tire mais fotos. Não copie mais arquivos para ele. Não o formate para ver se ajuda. Cada gravação aumenta as chances de sobrescrever exatamente os dados que você está tentando recuperar. Aprendi isso da pior forma.

Quando recuperar os arquivos, salve-os em outro lugar. Sua área de trabalho serve. Um SSD externo é melhor. Não grave os dados recuperados de volta no mesmo cartão SD.

E se este for um cartão SD, use um leitor de cartões dedicado. Não conecte a câmera via USB se puder evitar. Muitas câmeras não expõem o cartão de forma limpa o suficiente para uma varredura adequada de baixo nível, e algumas ferramentas de recuperação veem menos pela conexão da câmera do que por um leitor comum. Parece algo pequeno. Não é.

Minha versão curta

Se você quer as maiores chances com o mínimo de complicação, eu começaria com o Disk Drill. Tem sido a opção mais consistente que usei para recuperação mista de fotos e vídeos, e evita a bagunça enorme de arquivos renomeados que você costuma ter com ferramentas gratuitas.

Se o dinheiro estiver curto e você não se importar em colocar a mão na massa, o PhotoRec ainda merece seu lugar. É feio, mas vasculha fundo.

Espero que seus arquivos ainda estejam lá. Os meus estavam, algumas vezes. O suficiente para eu continuar fazendo anotações.

Pare de usar o cartão SD. Isso importa mais do que o software.

Para um iniciante, eu escolheria o Disk Drill primeiro. É mais fácil de seguir do que muitos aplicativos de recuperação, e a visualização ajuda você a ver se suas fotos de família ainda estão lá antes de começar a salvar os arquivos. Para exclusão simples em um cartão SD, isso facilita a vida. Salve as fotos recuperadas no seu laptop, não de volta no cartão.

Eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer em uma coisa. Eu não mandaria um usuário novo para o PhotoRec primeiro, a menos que o cartão pareça danificado ou ilegível. Ele funciona, claro, mas os nomes dos arquivos e as pastas muitas vezes voltam uma bagunça. Para fotos de família, essa organização depois cansa rápido.

Outras duas opções fáceis de considerar:
EaseUS Data Recovery Wizard. Interface limpa, fluxo de varredura simples, visualização de fotos decente.
Recuva. Antigo, simples, gratuito para exclusões básicas. Já tive resultados mistos em cartões SD, mas para exclusões recentes vale a tentativa.

Melhor ordem para um iniciante:

1. Coloque o cartão SD em um leitor de cartões.
  2. Execute o Disk Drill.
  3. Visualize os arquivos.
  4. Recupere para o laptop.
  5. Se ele não encontrar tudo, tente Recuva ou EaseUS em seguida.

Se você quiser um resumo rápido de outras ferramentas de recuperação de imagens, este vídeo é bom:
melhores opções de software de recuperação de fotos para imagens excluídas

Faça isso logo. Cada gravação no cartão reduz suas chances. Até mesmo abrir o aplicativo errado e clicar demais por aí é uma má ideia.

Se o cartão ainda aparece normalmente, eu realmente tentaria o R-Studio antes de algumas das escolhas comuns para iniciantes. Discordo um pouco de @mikeappsreviewer e @sternenwanderer aqui. O Disk Drill é mais fácil, sim, mas os resultados de varredura do R-Studio podem ser mais limpos quando a estrutura de pastas importa e você quer menos bagunça depois da recuperação. A interface não é tão bonita, mas ainda é utilizável se você ficar apenas na varredura básica e na visualização.

Para algo realmente amigável para iniciantes, o Disk Drill ainda é uma escolha segura porque a visualização de fotos é extremamente simples e não faz você se sentir como se estivesse pilotando um submarino. Eu usaria se você quiser o mínimo de estresse.

Outro que ninguém mencionou ainda é o Wondershare Recoverit. É um pouco mais guiado, bem orientado, decente para pessoas que só querem escanear o cartão, clicar nas fotos e restaurar. Não gosto muito do preço, mas a usabilidade é sólida.

O ponto principal: faça uma imagem do cartão SD primeiro, se puder. Isso parece avançado, mas alguns aplicativos permitem fazer isso com poucos cliques. Depois, recupere a partir da imagem, não do cartão original. É mais seguro se você ficar nervoso e clicar na coisa errada.

Além disso, se o cartão estiver se comportando de forma estranha ou não estiver aparecendo, este tópico em como recuperar fotos de um cartão microSD que seu laptop não detecta vale a leitura.

Versão curta:

• mais fácil: Disk Drill
  • mais controle: R-Studio
  • mais guiado: Recoverit

E sim, não grave mais nada nesse cartão. Nem um arquivo. Nem mesmo uma foto de teste. É assim que as pessoas transformam excluído em perdido para sempre.