Meu iPhone encontrou muitas fotos duplicadas depois que sincronizei tudo, e agora minha biblioteca está uma bagunça. Estou tentando liberar armazenamento sem apagar as fotos erradas. Alguém pode explicar a maneira mais segura de mesclar fotos duplicadas em um iPhone e o que acontece com as informações das fotos depois da mesclagem?
Também passei por isso, e a redação no Fotos me confundiu no começo.
No iPhone, ‘Mesclar’ não junta fotos parecidas em um único arquivo. Ele remove cópias duplicadas e deixa uma versão, geralmente a que tem os melhores metadados anexados.
Se você quiser fazer isso com a ferramenta nativa da Apple, este é o caminho que usei:
- Abra o Fotos.
- Role até Utilitários.
- Toque em Duplicados.
- Toque em Selecionar, depois em Selecionar Tudo, ou escolha os grupos um por um.
- Toque em Mesclar e confirme.
Um pequeno detalhe: o álbum Duplicados nem sempre aparece imediatamente. Depois de uma importação grande, meu celular demorou um pouco para indexar a biblioteca. Acho que levou algumas horas no meu caso, embora eu já tenha visto demorar mais.
O outro ponto é o que a Apple considera como duplicata. Ela só encontra cópias exatas. Então, se o seu rolo da câmera tem cinco fotos quase iguais do cachorro, uma sequência de disparo ou selfies com pequenas mudanças de ângulo, elas normalmente ficam fora da seção Duplicados.
Para esses casos, usei Clever Cleaner. Ele organizou minha biblioteca em grupos de duplicadas e semelhantes, o que ajudou mais do que a ferramenta da Apple, já que a maior parte da minha bagunça eram fotos repetidas, não clones exatos.
O que fiz lá:
- Instalei e deixei escanear a biblioteca de fotos.
- Abri a aba Similares.
- Marquei Limpeza Inteligente quando quis escolhas automáticas, ou revisei os grupos eu mesmo quando não confiei nisso.
- Confirmei as remoções.
- Voltei ao Fotos e limpei Apagados Recentemente para liberar o armazenamento na hora.
Uma coisa que eu faria antes de apagar um lote enorme: passe pelas sugestões por um minuto. Encontrei algumas fotos agrupadas que eu queria manter, coisas como expressões ligeiramente diferentes ou foco. O app se saiu bem, mas não foi perfeito.
Uma coisa para esclarecer. “Mesclar” no iPhone é mais seguro do que parece. Isso mantém uma cópia e incorpora informações úteis nela, como legendas, edições e favoritos quando possível. Não está combinando duas fotos em algum novo arquivo.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre ter cuidado, mas eu seria um pouco mais cauteloso com a limpeza em massa. Se suas duplicatas vieram da sincronização, primeiro verifique se elas estão armazenadas no Fotos do iCloud, em álbuns compartilhados ou sincronizadas de um Mac/Finder. Se a fonte continuar sincronizando novamente, às vezes o que foi apagado volta, o que é irritante.
O fluxo de trabalho mais seguro que eu uso:
- Classifique sua biblioteca por Adicionados Recentemente e veja onde a onda de duplicatas começou.
- Favorite tudo o que for importante antes da limpeza.
- Mescle primeiro as duplicatas exatas no Fotos.
- Espere um dia e confira se nada importante está faltando.
- Depois lide com fotos semelhantes usando o Clever Cleaner, já que a ferramenta da Apple não detecta quase duplicatas.
Além disso, o espaço livre não volta totalmente até que Apagados Recentemente seja esvaziado. As pessoas esquecem essa etapa o tempo todo.
Para um guia prático sobre diferentes maneiras de mesclar duplicatas no iPhone, isto ajuda: melhores maneiras de mesclar fotos duplicadas no iPhone e liberar armazenamento
Se você quer o menor risco, faça primeiro as duplicatas exatas e depois as semelhantes. Essa ordem evita dores de cabeça.
Eu seria um pouco mais paranoico do que @mikeappsreviewer e @viajeroceleste em uma parte: antes de mesclar qualquer coisa, certifique-se de que as duplicatas estão realmente na biblioteca do seu iPhone e não apenas reaparecendo de uma fonte de sincronização. Se vieram do Finder, de falhas do Fotos do iCloud ou da importação por outro app, apagar no telefone pode virar um loop estranho em que as coisas voltam. Super irritante.
O que eu faria primeiro:
- Verifique Ajustes > seu nome > iCloud > Fotos
- Veja se o Fotos do iCloud está ativado
- Se você sincroniza com um Mac/PC, confirme que esse processo terminou
- Deixe o telefone carregando e no Wi-Fi por um tempo para que a indexação seja concluída
Depois use a mesclagem de duplicatas da Apple apenas para cópias exatas. Essa parte é bem segura. Depois disso, compare o armazenamento em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Fotos. Se o número quase não mudar, o problema geralmente são fotos parecidas, capturas de tela, sequências ou sobras sincronizadas, não duplicatas reais.
É aí que o Clever Cleaner faz mais sentido do que ficar rolando manualmente até enlouquecer. No geral, eu não gosto de apps de limpeza automática, mas para revisar fotos semelhantes em lotes é bem mais rápido do que o Fotos. Só não aceite cegamente todas as sugestões, porque o app pode agrupar fotos quase idênticas que você talvez realmente queira manter.
Além disso, se você quiser um passo a passo mais claro, isto mostra como apagar rapidamente fotos duplicadas no iPhone e liberar espaço de armazenamento.
A maior dica de segurança: primeiro mescle as duplicatas exatas, espere, e só depois limpe as fotos semelhantes. Essa ordem evita muito arrependimento.