Ainda é possível recuperar dados de uma unidade flash formatada?

Eu formatei acidentalmente meu pen drive USB e perdi fotos importantes e arquivos de trabalho que não tinham backup. Parei de usar a unidade imediatamente e preciso de ajuda para descobrir se a recuperação de dados de um pen drive formatado ainda é possível e quais passos devo seguir em seguida.

Sim, ainda há uma chance, se você parar de usar o USB agora mesmo.

Essa parte é a mais importante. Já vi gente formatar um pen drive e depois copiar alguns arquivos para ele enquanto tentava soluções de posts aleatórios. Quando novos dados são gravados nos mesmos blocos, os arquivos antigos somem de vez. Aplicativos de recuperação não consertam dados sobrescritos.

A primeira coisa em que eu pensaria é em como a formatação aconteceu.

Se a formatação terminou em poucos segundos, provavelmente foi uma formatação rápida. Esse é o cenário melhor. Uma formatação rápida geralmente reconstrói a tabela do sistema de arquivos e limpa o índice que o Windows usa para rastrear arquivos, mas o conteúdo dos arquivos muitas vezes continua no lugar até que algo novo o substitua.

Se foi uma formatação completa, suas chances caem bastante. A formatação completa sobrescreve o armazenamento, então muitas vezes não sobra muita coisa para recuperar.

Eu pularia correções por linha de comando e ferramentas de reparo. Já fiz isso uma vez com o CHKDSK em um USB danificado e piorou a bagunça. Ferramentas como o CHKDSK servem para reparar o sistema de arquivos, não para trazer arquivos de volta depois da formatação.

O que eu faria:

1. Pare de usar o pen drive.
  2. Instale um software de recuperação no disco interno do seu computador, não no USB.
  3. Conecte o USB formatado.
  4. Execute uma varredura completa.
  5. Visualize o que aparecer antes de restaurar.
  6. Recupere os arquivos para outra unidade, nunca de volta para o mesmo USB.

Tive resultados razoáveis com Disk Drill. É uma das opções mais fáceis se você nunca fez recuperação antes. Escolha o USB, execute a Verificação Universal, espere terminar e depois analise os resultados.

Algumas coisas de que gostei quando usei:

• Ele organiza os arquivos encontrados por tipo.
  • Os filtros ajudam quando a lista fica enorme.
  • A visualização é útil. Se uma foto abre na prévia ou um documento parece legível ali, eu trataria isso como um bom sinal.

Uma coisa que eu não pularia é a opção de imagem de disco. Se o pen drive continuar desconectando, apresentar erros de leitura ou mostrar um comportamento estranho no Windows, crie uma imagem primeiro. Depois faça a varredura da imagem em vez de forçar o dispositivo original repetidamente. Já tive um USB barato que morreu no meio de varreduras repetidas, então sim, aprendi isso do jeito mais burro.

Coisas que mudam suas chances:

1. Se você não gravou nada novo depois da formatação, as chances de recuperação são melhores.
  2. Se você mudou o sistema de arquivos, alguns detalhes dos arquivos podem se perder, embora a recuperação bruta de arquivos ainda funcione em muitos casos.
  3. Fotos, vídeos e tipos comuns de documentos geralmente aparecem melhor do que formatos de arquivo obscuros.

Se os arquivos recuperados voltarem com nomes ruins ou sem estrutura de pastas, não entre em pânico. Já vi muitos arquivos recuperados serem renomeados para sequências genéricas. Organizar por tamanho, data ou tipo ajuda bastante quando você está vasculhando a pilha.

Além disso, não interrompa a varredura antes do fim. Essa parte é ignorada o tempo todo. Já vi varreduras parecerem inúteis na primeira parte e depois mostrarem resultados mais completos. Deixe rodando até o final.

Se o USB não for detectado, desconectar sem parar ou o Windows mostrar o tamanho errado, o problema pode ser mais do que uma formatação. Nesse ponto, eu evitaria tentativas repetidas. A memória flash tende a piorar sob estresse quando já está falhando. Se os arquivos importam, tente criar uma imagem primeiro. Se ele não conseguir ficar conectado tempo suficiente para isso, uma empresa de recuperação começa a fazer mais sentido.

Então sim, talvez você consiga recuperar os arquivos sem backup. As duas coisas principais são se foi uma formatação rápida e se você gravou algo nele depois. Se foi rápida e a unidade permaneceu intocada, suas chances ainda são bem boas.

Sim, a recuperação ainda é possível se você parou de usar o USB rapidamente. Essa foi a decisão certa.

Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal: nada mais de gravações na unidade. Mas discordo um pouco sobre a formatação completa. Em unidades flash, uma formatação completa nem sempre significa que cada bloco antigo foi apagado de forma limpa e à prova de recuperação. Wear leveling e TRIM tornam o comportamento do USB confuso. Então as chances diminuem, mas eu não descartaria isso até que você faça uma varredura.

Algumas coisas práticas que as pessoas costumam ignorar:

1. Verifique o tamanho da unidade no Gerenciamento de Disco.
    Se o Windows mostrar a capacidade errada, como 0 bytes ou algum número minúsculo estranho, isso aponta mais para problema de hardware ou do controlador do que para uma simples questão de formatação.

2. Veja o SMART apenas se o USB oferecer suporte.
    A maioria das unidades flash não informa dados úteis de integridade, então não perca uma hora atrás de diagnósticos inexistentes.

3. Se os arquivos perdidos eram fotos e documentos do Office, comece primeiro pelos resultados da varredura por assinatura.
    JPEG, PNG, DOCX, XLSX, PDF costumam ser recuperados melhor por assinatura de arquivo do que pela árvore de pastas após uma formatação.

4. Se os nomes dos arquivos importam mais do que o conteúdo, pare de esperar resultados perfeitos.
    A recuperação de dados de unidade flash formatada muitas vezes traz os arquivos de volta com nomes genéricos. Os dados importam mais do que os rótulos.

5. Teste os arquivos recuperados em pequenos lotes.
    Restaure 20 fotos. Abra-as. Restaure alguns documentos. Verifique se estão intactos. Não despeje 50 GB de lixo em outro disco antes de saber se a varredura está encontrando algo utilizável.

O Disk Drill é uma escolha sólida para isso porque lida tanto com varreduras do sistema de arquivos quanto com varreduras profundas por assinatura em um só fluxo de trabalho. Isso economiza tempo se você não estiver testando cinco ferramentas diferentes em sequência. Eu o usaria primeiro em uma imagem de disco se o USB parecer instável.

Além disso, pule o modo de reparo em ferramentas aleatórias. Se o objetivo é recuperar arquivos, as etapas de reparo geralmente são onde as pessoas pioram uma situação ruim.

Se você quiser um guia simples de recuperação de unidade flash, isto ajuda:
assista a este passo a passo de recuperação de dados de USB

Versão curta: suas chances são melhores se foi uma formatação rápida, nenhum arquivo novo foi gravado e a unidade ainda é lida normalmente. Se a varredura encontrar pré-visualizações, isso geralmente é um forte sinal de que seus arquivos ainda estão lá.

Sim, ainda é possível. Parar de usar imediatamente foi a atitude mais inteligente que você poderia tomar.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sternenwanderer, mas eu acrescentaria uma coisa que as pessoas costumam ignorar: pendrives são pequenos mentirosos estranhos. Às vezes, uma formatação parece ser o problema, mas a questão real é o controlador USB começando a falhar. Se a unidade ficar subitamente lenta, desconectar ou pedir para ser formatada novamente após reconectar, não continue mexendo nela repetidamente.

Algumas coisas que eu faria de forma diferente:

• Teste o USB em outro PC primeiro, só para descartar uma porta com problema ou falha de driver.
  • Se os arquivos forem realmente insubstituíveis, não execute 5 aplicativos de recuperação em sequência. Cada varredura longa força a unidade.
  • Recupere por prioridade. Pegue primeiro as fotos e os documentos de trabalho, não todo arquivo temporário aleatório.

Eu não me preocuparia demais se foi “rápida” ou “completa” até você realmente escaneá-la. Em muitos pendrives, a realidade é mais bagunçada do que os rótulos do Windows fazem parecer.

O Disk Drill é uma escolha razoável aqui porque é simples e permite visualizar os arquivos recuperáveis antes da restauração. Isso importa. Se as pré-visualizações funcionarem, suas chances geralmente são boas. Apenas restaure tudo para o seu computador ou outra unidade externa, nunca de volta para o mesmo pendrive.

Também vale a pena salvar isto se você quiser um passo a passo mais claro:
guia fácil para recuperar dados de um pendrive formatado

Se o USB mostrar 0 bytes, capacidade errada ou continuar desaparecendo, pule as tentativas caseiras e considere recuperação profissional. É aí que geralmente fica o limite.

Uma pequena discordância com @mikeappsreviewer: uma “formatação completa” em um USB nem sempre garante uma limpeza total. Em armazenamento flash, controladores, remapeamento e, às vezes, o comportamento do TRIM tornam isso menos preto no branco do que em um disco rígido antigo. Portanto, eu não presumiria que o caso está perdido só porque a formatação não foi rápida.

O que eu acrescentaria e que ninguém realmente enfatizou o suficiente: verifique se os arquivos recuperados são logicamente úteis, não apenas recuperáveis. Depois de uma formatação, muitas vezes você consegue recuperar centenas de arquivos JPEG ou DOCX que tecnicamente existem, mas estão parcialmente corrompidos. É por isso que a qualidade da visualização importa mais do que a contagem bruta de arquivos.

Um ângulo prático:

• Se suas fotos são de uma câmera, procure por padrões de pastas originais como DCIM.
  • Se seus arquivos de trabalho eram documentos do Office, preste atenção aos tamanhos dos arquivos. Arquivos DOCX/XLSX recuperados muito pequenos geralmente são lixo.
  • Se o USB foi criptografado em algum momento com BitLocker ou software do fabricante, a recuperação fica muito mais complicada, a menos que você ainda tenha a chave.

Sobre o Disk Drill especificamente:

Prós:

• fácil de usar
  • combina descobertas rápidas do sistema de arquivos com recuperação mais profunda por assinatura
  • as visualizações ajudam a fazer uma verificação de plausibilidade
  • boa classificação por tipo e tamanho

Contras:

• varreduras profundas podem retornar uma montanha de arquivos renomeados
  • a estrutura de pastas após a formatação geralmente é ruim
  • em pendrives instáveis, escanear o dispositivo diretamente pode ser arriscado, a menos que você faça uma imagem primeiro

Então sim, ainda é possível. Se o pendrive montar normalmente e mostrar a capacidade correta, o Disk Drill é uma primeira tentativa razoável. Se mostrar capacidade incorreta, desconectar ou travar o Explorer, pare de tratar isso como um simples erro de formatação e comece a tratar como falha de hardware, o que está mais de acordo com a cautela de @sternenwanderer e @yozora.