Estou tentando recuperar fotos ausentes da câmera de um cartão CF depois que as imagens desapareceram repentinamente da minha câmera. O cartão ainda é reconhecido, mas os arquivos não estão aparecendo, e essas fotos são realmente importantes. Preciso de ajuda para descobrir se a recuperação de fotos do cartão CF é possível e quais passos devo seguir em seguida.
Cartão CF deu problema? O que eu faria primeiro
É, isso é horrível. Já aconteceu de um cartão CF dar problema com fotos nele, e o primeiro erro que as pessoas cometem é continuar usando. Se os seus arquivos sumiram, pare aí mesmo. Não coloque o cartão de volta na câmera. Não tire fotos de teste. Não copie nada para ele. Não formate porque a câmera ou o computador pediu.
Muitas vezes, os arquivos ainda estão no cartão. O que costuma ser danificado primeiro é a tabela de arquivos, o índice, a parte que diz ao sistema onde tudo está. Suas imagens ou clipes de vídeo ainda podem estar lá até que novos dados sejam gravados por cima.
Primeiras verificações antes de você fazer algo precipitado
Eu descartaria primeiro as falhas mais simples, porque leitores de cartão falham com mais frequência do que as pessoas imaginam.
- Tente outra porta USB
- Tente outro leitor de CF
- Tente um segundo computador
- Verifique se o cartão aparece no Gerenciamento de Disco no Windows
- Verifique o Utilitário de Disco no Mac
Se o cartão aparecer ali, mesmo que você não consiga abri-lo no Finder ou no Explorador de Arquivos, a recuperação ainda tem chance.
Se o cartão for detectado, use software de recuperação
Se o sistema reconhecer o cartão, eu usaria um software de recuperação antes de tentar qualquer ferramenta de reparo. Disk Drill é uma opção que as pessoas usam para cartões CF. Ele lida com os sistemas de arquivos que você normalmente vê em mídias de câmera, como FAT32 e exFAT, e faz varredura em busca de fotos, vídeos e arquivos RAW apagados ou ausentes.
A parte da pré-visualização importa mais do que dizem. Já usei pré-visualizações para descobrir rapidamente se a varredura encontrou arquivos reais ou uma pilha de lixo corrompido.
A versão simples passo a passo
- Remova o cartão CF da câmera.
- Conecte-o ao computador com um leitor de cartão CF decente.
- Instale o aplicativo de recuperação no computador, não no cartão CF.
- Selecione o cartão CF no aplicativo e inicie a varredura.
- Analise os arquivos encontrados e visualize os que importam para você.
- Salve os arquivos recuperados no computador ou em outra unidade externa.
Não recupere os arquivos de volta para o mesmo cartão. Eu sei que parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso, e então apagam os dados que estavam tentando salvar.
Se o cartão parecer instável, crie uma imagem primeiro
Essa parte é muito ignorada. Se o cartão desconecta, apresenta erros, trava ou se comporta de forma estranha, trabalhe a partir de uma cópia em vez do original. Faça primeiro uma imagem de disco e depois faça a varredura da imagem.
Eu faria isso sempre que o cartão parecesse instável. Isso reduz a chance de piorar a situação enquanto você mexe nele.
Coisas em que eu ainda não mexeria
Deixe isto de lado até depois da recuperação:
- CHKDSK
- Primeiros Socorros
- opções de reparo
- qualquer aviso de corrigir do sistema operacional ou da câmera
Essas ferramentas têm como objetivo tornar o cartão utilizável novamente. Seu objetivo agora é outro. Você quer tirar os arquivos do cartão primeiro. Os reparos vêm depois.
Quando o software deixa de ser a escolha certa
Se o cartão CF:
- não é detectado em lugar nenhum
- tem pinos tortos
- esquenta
- perde a conexão repetidamente
então eu pararia com tentativas repetidas por software. Nesse ponto, um serviço profissional de recuperação é o caminho mais seguro.
Versão curta
Se o cartão ainda aparece, suas chances geralmente são razoáveis. Pare de usá-lo, conecte-o com um leitor, faça a varredura, visualize o que foi encontrado e recupere tudo para outra unidade. Essa ordem importa.
Sim, a recuperação de cartão CF geralmente é possível se o cartão ainda aparecer no seu computador. Fotos ausentes nem sempre significam que os dados da imagem desapareceram. Às vezes, a estrutura de pastas se corrompe, ou a câmera para de ler o diretório corretamente.
Concordo com a maior parte do que @mikeappsreviewer disse, mas eu acrescentaria uma coisa primeiro. Verifique o cartão na câmera e em um computador em busca de pastas DCIM ocultas ou informações estranhas de partição. Já vi cartões em que as fotos ainda estavam lá, mas a câmera parou de listá-las depois de um erro de gravação. No Windows, use o Gerenciamento de Disco. No Mac, use o Utilitário de Disco. Procure o tamanho do cartão e o sistema de arquivos. Se a capacidade mostrada parecer errada, pare de mexer nele.
Se o cartão montar, mas abrir vazio, pule as ferramentas de reparo e vá direto para a recuperação. O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de fotos de cartão CF porque tende a encontrar arquivos RAW, JPEG, TIFF e de vídeo por assinatura, mesmo quando a tabela de arquivos está bagunçada. Visualize os resultados antes de salvar. Se as prévias abrirem, suas chances são boas.
Um ponto em que discordo um pouco de @mikeappsreviewer: tentar vários leitores é inteligente, mas reconectar muitas vezes um cartão instável é uma má ideia. Se o cartão desconectar, crie uma imagem dele o quanto antes e trabalhe a partir da imagem. Menos leituras, menos risco.
Além disso, não confie na câmera se ela de repente disser que o cartão está vazio. Câmeras mentem. Elas só informam o que veem no índice, não o que ainda está armazenado. Já vi isso acontecer mais de uma vez.
Para um passo a passo simples, isto ajuda:
guia passo a passo para recuperação de fotos de cartão CF
Se o cartão esquentar, for lido como 0 bytes ou desconectar sem parar, pare com as tentativas por conta própria. Nesse ponto, um laboratório é a opção mais segura.
Sim, a recuperação de cartão CF é absolutamente possível se o cartão ainda estiver sendo detectado. Essa parte importa mais do que a câmera dizer que as fotos sumiram. Câmeras são meio burras com esse tipo de coisa. Se o diretório fica bagunçado, elas agem como se o cartão estivesse vazio, mesmo quando os dados das imagens ainda estão lá.
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @kakeru, mas eu acrescentaria mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar: verifique se as fotos ausentes foram salvas em um formato que o seu visualizador atual simplesmente não está mostrando corretamente. Já vi arquivos RAW parecerem ausentes em uma máquina e aparecerem normalmente em outro aplicativo. Além disso, se isso aconteceu logo depois que a bateria acabou ou que a câmera travou no meio da gravação, os últimos arquivos podem estar danificados enquanto os mais antigos ainda são recuperáveis.
O que eu faria seria ler o cartão uma vez, o mínimo possível, e fazer um backup em nível de setor se você puder. Depois, escanear essa cópia com o Disk Drill. Eu sei que algumas pessoas partem direto para escanear o próprio cartão, mas se o cartão tiver até mesmo pequenos problemas de leitura, criar uma imagem primeiro é a opção mais segura. O Disk Drill é sólido para recuperação de fotos de cartão CF porque consegue encontrar arquivos por assinaturas, mesmo quando a estrutura de pastas está destruída.
Uma pequena discordância com o conselho de sempre: eu não gastaria muito tempo testando todo adaptador aleatório da casa. Leitores ruins podem fazer um cartão já instável agir de forma ainda mais estranha. Um leitor confiável é melhor do que dez adaptadores duvidosos.
Também vale verificar:
- capacidade do cartão aparecendo errada
- arquivos aparecendo como 0 KB
- pastas renomeadas de forma estranha
- só existem miniaturas, não imagens completas
Se você quiser mais opiniões da comunidade, este tópico tem conselhos sobre recuperação de fotos de cartão CF da comunidade Data Recovery Help.
Se o cartão começar a desconectar, esquentar ou fizer o sistema travar, pare. É aí que o faça você mesmo passa de talvez para poxa, essa foi uma má ideia.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @kakeru, @cacadordeestrelas e @mikeappsreviewer abordaram: verifique se a câmera mudou a numeração dos arquivos ou os filtros de reprodução. Algumas câmeras ocultam imagens na reprodução se a nomenclatura da pasta não corresponder mais ao que o corpo espera, embora os arquivos ainda estejam no cartão CF.
Discordo um pouco da abordagem de digitalizar imediatamente em um caso. Se o cartão estiver estável e legível, primeiro copie todo o conteúdo visível do cartão para uma pasta, incluindo pastas que pareçam vazias. Às vezes, apenas o catálogo está corrompido e arquivos auxiliares, miniaturas ou metadados ocultos ajudam o software de recuperação a reconstruir o contexto.
Se a navegação normal não mostrar nada útil, então sim, o Disk Drill é um próximo passo razoável.
Prós do Disk Drill:
- visualização fácil para fotos
- bom para encontrar JPEG, RAW, TIFF e vídeo por assinatura
- funciona mesmo quando as pastas estão ausentes
Contras:
- digitalizações profundas podem fazer perder os nomes originais dos arquivos e a estrutura das pastas
- não é ideal se o cartão CF tiver falha real de hardware
- a recuperação completa geralmente exige a versão paga
Além disso, se as suas fotos recuperadas abrirem pela metade, mostrarem blocos cinza ou tiverem cores erradas, isso geralmente significa sobrescrita parcial ou corrupção, não falha do software de recuperação. Essa distinção importa.