Meu disco rígido começou a apresentar problemas após um desligamento repentino, e agora está funcionando lentamente com erros de leitura ocasionais. Estou procurando um software confiável de reparo de disco rígido que possa verificar setores defeituosos, corrigir problemas no sistema de arquivos ou pelo menos me ajudar a recuperar os dados antes que piore. Alguma sugestão?
O principal é tirar seus arquivos da unidade antes de começar a tentar “corrigi-la”. Muitas tentativas de reparo gravam no disco, e se a unidade já estiver instável, isso pode dificultar a recuperação.
Por esse motivo, eu provavelmente começaria com o Disk Drill para a maioria dos problemas normais de disco rígido. Não é alguma ferramenta mágica que conserta tudo, mas esse é justamente o ponto. O Disk Drill é principalmente útil para recuperar dados de unidades corrompidas, RAW, formatadas ou que não inicializam. Ele também tem monitoramento S.M.A.R.T., para que você possa ver se a unidade está mostrando sinais de falha de hardware. O recurso de imagem de disco também é muito importante. Se a unidade estiver se comportando de forma instável, crie uma imagem primeiro e depois recupere a partir dessa cópia em vez de forçar a unidade original repetidamente.
Vale a pena conhecer algumas outras ferramentas, dependendo do que realmente está errado:
- O TestDisk é ótimo quando o problema é uma partição perdida, tabela de partição corrompida ou setor de inicialização danificado. É gratuito e muito capaz, mas não é amigável para iniciantes. É baseado em texto, e você pode piorar as coisas se estiver tentando adivinhar o caminho ao fazer alterações nas partições.
- O Hard Disk Sentinel é mais voltado para a saúde da unidade do que para recuperação. Ele lê dados S.M.A.R.T., monitora temperaturas e pode avisar você antes que a unidade fique ruim a ponto de o Windows começar a reclamar.
Só não espere que um software salve uma unidade que está morrendo fisicamente. Se você estiver ouvindo cliques, rangidos, zumbidos, ou a unidade continuar desaparecendo, isso não é um problema normal de software. O mesmo vale para leituras extremamente lentas, travamentos aleatórios, erros de E/S, avisos de reparo do Windows ou aumento na contagem de setores defeituosos.
Quando esses sinais aparecem, eu não continuaria executando ferramentas de reparo repetidamente. Recupere ou faça backup do que for importante e depois substitua a unidade. Quando o hardware começa a falhar, geralmente não melhora.
Se a unidade não for detectada de jeito nenhum, estiver fazendo sons mecânicos altos ou tiver dados que você realmente não pode perder, pare de mexer com ferramentas caseiras e procure um laboratório profissional de recuperação. Eles podem lidar com reparos na placa, componentes danificados ou recuperação em nível de prato em um ambiente de sala limpa. Porém, é caro. Recuperações lógicas costumam ficar em torno de $300–$700, e falhas mecânicas graves podem chegar a $1,000–$2,500+.
Minha ordem aproximada seria:
- Recupere primeiro os arquivos importantes. O Disk Drill seria minha primeira escolha.
- Verifique a saúde da unidade.
- Tente reparos apenas se a unidade parecer estável.
- Substitua-a se houver sinais de falha de hardware.
- Use um laboratório de recuperação se houver dano físico ou se ela não for reconhecida.
Não comece com CHKDSK /r.
Esse comando é recomendado em todo lugar, mas em uma unidade que já está apresentando erros de leitura ele pode ficar ali por horas forçando setores fracos. Eu só faria verificações leves primeiro, como a Verificação de erros do Windows ou chkdsk /scan, e apenas depois que os arquivos importantes forem copiados para outro lugar. Se o problema veio do desligamento repentino, pode ser apenas dano no sistema de arquivos. Se a unidade está lenta porque está com dificuldade para ler setores, isso é um problema diferente e um software de reparo não vai realmente reparar o hardware.
O Disk Drill faz sentido se você se importa com os arquivos, especialmente porque criar uma imagem do disco primeiro é mais seguro do que escanear o original repetidamente. Para o teste real da unidade, eu também usaria o diagnóstico do fabricante: SeaTools para Seagate, Western Digital Dashboard para WD/SanDisk etc. Essas ferramentas são sem graça, mas são boas para dizer se a unidade está falhando e deve ser substituída em vez de remendada.
Se você está comparando utilitários, este comparativo de software de reparo de disco rígido pode ajudar, mas eu trataria a maioria dos recursos de reparo com cautela. Faça uma varredura somente leitura, clone/crie uma imagem, recupere os arquivos e depois decida. Qualquer coisa que grave correções, remapeie setores, reconstrua partições ou repare blocos defeituosos deve vir depois que você já tiver uma cópia dos dados.
A desvantagem oculta de muitas dessas ferramentas é que um “reparo bem-sucedido” pode deixar você com uma unidade que parece utilizável até o momento em que ela falha novamente. Eu trataria a unidade como culpada até que se prove inocente, especialmente porque você já está vendo erros de leitura. Não mova arquivos nela, não a desfragmente e não execute nada que prometa “atualizar” ou “regenerar” setores defeituosos.
Antes de pagar por software, eu descartaria as coisas básicas de hardware. Se for uma unidade interna, tente um cabo SATA e uma porta diferentes. Se estiver em um gabinete USB, tente outro gabinete ou conecte-a diretamente, se possível. Cabos ruins e docks USB baratos podem causar leituras lentas e desconexões que parecem falha da unidade. Se os erros acompanharem a unidade, então sim, presuma que o próprio disco é o problema.
O Disk Drill é razoável se o seu objetivo for recuperar os dados, mas eu o usaria para criação de imagem/recuperação, não como um botão mágico de reparo. Se os arquivos forem importantes, faça primeiro uma imagem da unidade e trabalhe a partir da imagem. Se você quiser um passo a passo visual antes de mexer em qualquer coisa, este guia de recuperação de disco rígido danificado pode ajudar. Depois que os dados estiverem seguros, verifique o SMART com algo como o CrystalDiskInfo ou a ferramenta do fabricante. Qualquer setor realocado, pendente ou incorrigível significa que eu substituiria a unidade em vez de continuar tentando mantê-la funcionando.
Pare de inicializar por essa unidade se ela for a unidade do Windows, porque o Windows continuará gravando logs, atualizações, arquivos temporários e dados de paginação enquanto você tenta “repará-la”.
Se puder, remova-a e conecte-a como unidade secundária a outro PC, depois use o Disk Drill ou outra ferramenta de recuperação a partir da máquina íntegra. Depois que os arquivos estiverem seguros, eu faria um teste com limpeza completa ou substituiria o disco, em vez de confiar em um reparado com erros de leitura.