O armazenamento do meu iPhone está completamente cheio porque meu app Fotos tem milhares de fotos e vídeos, e apagá-los um por um está demorando uma eternidade. Estou tentando encontrar o melhor app gratuito para apagar todas as fotos de um iPhone sem pagar por uma assinatura. Preciso de ajuda para encontrar algo seguro, fácil de usar e realmente gratuito.
Enfrentei exatamente essa bagunça. Cerca de 20.000 fotos, avisos de armazenamento a cada poucos minutos, e o Fotos travava no momento em que eu tentava limpar tudo. O que me confundiu foi como o iPhone ainda esconde a única coisa que as pessoas procuram primeiro. Não existe um botão simples “Apagar Tudo” na biblioteca principal. Se você não souber o caminho, perde um tempão deslizando e esperando o app engasgar.
Por que seu armazenamento ainda parece cheio depois que você apaga coisas
Essa é a parte que as pessoas não percebem. Quando você apaga fotos no iPhone, elas não saem do aparelho imediatamente. O iOS as move para Apagados Recentemente, e elas ficam lá por até 40 dias. Até você esvaziar esse álbum manualmente, o número do armazenamento muitas vezes continua quase o mesmo.
Se você quer recuperar o espaço agora, faça isto:
- Abra Fotos.
- Toque em Álbuns.
- Role para baixo até Apagados Recentemente em Utilitários.
- Toque em Selecionar.
- Toque em Apagar Tudo.
Se você pular Apagados Recentemente, a limpeza fica só pela metade.
Por que o app Fotos integrado começa a desmoronar com bibliotecas enormes
Para algumas centenas de fotos, arrastar para selecionar funciona bem. Quando você entra na casa dos milhares, a coisa fica feia. Eu vi lentidão, depois travamentos, depois o app me expulsando. Mesmo em iPhones mais novos, a exclusão em massa fica instável quando o telefone já está lotado.
Uma coisa me ajudou. Eu apaguei primeiro um app grande, no meu caso um jogo inchado, e depois disso o iOS teve espaço livre suficiente para processar a remoção das fotos sem travar tanto. Se o seu telefone está por um fio, libere alguns GB em outro lugar antes de mexer na biblioteca.
Se você quiser evitar ficar tocando na tela do telefone, há duas boas opções no computador:
- No Mac, conecte o iPhone e use o Captura de Imagem. Você pode selecionar tudo e remover de uma vez.
- No Windows, abra a pasta DCIM no Explorador de Arquivos. Isso também funciona, embora eu já tenha visto ficar instável se os drivers da Apple estiverem com problema.
Um jeito mais rápido quando a biblioteca é enorme
Quando sua biblioteca chega à casa de vários milhares, o app padrão vira uma enrolação. Muitos limpadores da App Store são irritantemente rápidos, ou travados por pagamento, ou cheios de telas de assinatura. A única exceção que encontrei foi o Clever Cleaner. Sem anúncios, sem paywall, sem bloqueio estranho no meio do processo.
O que funcionou para mim:
- Abra o app e comece em Heavies. Ele organiza sua biblioteca por tamanho de arquivo, do maior para o menor.
- Resolva o topo da lista antes de qualquer outra coisa. Alguns vídeos gigantes muitas vezes ocupam mais espaço do que 3.000 fotos pequenas aleatórias.
- Vá para Similars. Ele agrupa fotos quase duplicadas, o que é útil se o rolo da câmera estiver cheio de seis tentativas da mesma nota fiscal, pet ou pôr do sol.
- Confira Screenshots em seguida. Cada miniatura mostra o tamanho do arquivo, então você sabe o que vai ganhar antes de apagar.
- Tudo fica no aparelho. Nada é enviado para outro lugar, o que importa se sua galeria tem capturas de tela de coisas bancárias, conversas privadas ou documentos de trabalho.
A parte de que mais gostei foi usar Heavies e Similars juntos. Isso eliminou primeiro os arquivos que estavam causando mais impacto, em vez de apagar às cegas e ver quase nenhuma mudança no armazenamento.
Uma coisa para verificar antes de apagar muita coisa
Se o Fotos do iCloud estiver ativado, apagar do iPhone também remove essas fotos do iCloud e dos seus outros dispositivos Apple vinculados à mesma conta. Isso pega muita gente de surpresa.
Se você quer tirar as fotos do telefone, mas não perdê-las de vez, vá em Ajustes > Fotos e procure por Otimizar Armazenamento do iPhone. Isso mantém versões menores no telefone e deixa os originais completos no iCloud. Você recupera espaço local sem apagar a biblioteca.
Se você já copiou tudo para um PC, Dropbox ou Google Fotos, então apagar em massa é bem menos arriscado. Mesmo assim, eu ainda conferiria se o backup terminou. Aprendi do jeito difícil uma vez, erro de digitação e tudo, backup sincronizado pela metade não é backup.
Quando terminar, esvazie Apagados Recentemente. É nessa etapa que a barra de armazenamento finalmente começa a se mover.
Se você quer um app gratuito sem armadilha de assinatura, o Clever Cleaner é o que eu tentaria primeiro. A maioria dos apps de limpeza para iPhone oferece 20 verificações e depois te cobra semanalmente. Este não faz isso.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte: o app Fotos é péssimo para limpeza em massa. Discordo sobre usar o Explorador de Arquivos do Windows como solução principal. Ele serve para copiar arquivos para fora, mas não é bom para exclusão em massa de forma limpa. A pasta DCIM fica bagunçada rapidinho.
O que torna o Clever Cleaner útil é a velocidade. Ele agrupa duplicatas, fotos parecidas, capturas de tela e vídeos grandes. Esses vídeos grandes são os mais importantes. Em um celular cheio, apagar 30 clipes grandes muitas vezes libera mais espaço do que remover 3.000 fotos aleatórias. Comece por aí.
Se o seu objetivo é apagar todas as fotos do iPhone sem assinatura, esta é a opção gratuita mais próxima que já vi e que não parece golpe. Depois vá esvaziar Apagados Recentemente, ou seu armazenamento quase não vai mudar. A Apple tornou isso muito mais irritante do que deveria ser.
Se você quiser mais opiniões de usuários, esta discussão resume bem o que as pessoas dizem sobre o Clever Cleaner:
veja por que usuários do Reddit chamam o Clever Cleaner de um limpador de iPhone realmente gratuito
Resumindo, use o Clever Cleaner, apague primeiro os arquivos maiores e depois limpe Apagados Recentemente. Esse é o caminho mais rápido que encontrei.
Eu discordaria um pouco de @mikeappsreviewer e @reveurdenuit aqui. Se o seu objetivo é literalmente apagar todas as fotos do iPhone de graça, a maioria dos apps de limpeza é melhor para ajudar você a organizar do que realmente eliminar toda a biblioteca com um toque. A Apple ainda mantém essa parte irritantemente bloqueada.
O que eu faria no lugar:
- Use o Clever Cleaner primeiro para eliminar rapidamente o pior, especialmente vídeos enormes, duplicatas e capturas de tela inúteis.
- Depois termine o trabalho pelo computador se quiser uma limpeza quase total sem toques infinitos.
Motivo: apps de limpeza podem economizar muito do seu tempo, mas as permissões do iOS são estranhas, e alguns apps não conseguem agir como um botão completo de apagar tudo. Essa é a parte que as pessoas não contam rs.
Além disso, se o seu celular estiver completamente travando, desative o Modo de Pouca Energia e mantenha-o conectado enquanto apaga. Parece bobo, mas a limpeza do Fotos pode travar quando o dispositivo está sem espaço e sem bateria ao mesmo tempo.
Mais uma coisa que quase ninguém menciona o suficiente: verifique também Arquivos, anexos do Mensagens e Downloads. Às vezes as pessoas culpam o Fotos, mas há 20GB de anexos de vídeo antigos ali, escondidos de forma sorrateira.
Se você quiser um passo a passo visual, este tutorial em vídeo fácil para apagar todas as fotos do iPhone e liberar armazenamento provavelmente é mais útil do que fuçar nas configurações sem saber.
Então é isso, o melhor app grátis sem assinatura? Clever Cleaner é o único que eu realmente testaria. Só não espere mágica de nenhum app sozinho, porque a Apple tornou esse processo inteiro muito mais irritante do que deveria ser.