O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e os apps estão ocupando muito mais espaço do que eu esperava. Quero limpar o armazenamento dos apps e reduzir o uso do armazenamento do iPhone sem excluir dados importantes dos apps, fotos, ajustes ou progresso salvo. Não tenho certeza de quais opções são seguras, como descarregar apps ou limpar o cache, e preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de liberar espaço sem perder nada importante.
Encontrei a mesma coisa no meu iPhone e, sim, a seção ‘Aplicativos’ confunde na primeira vez que você olha.
‘Aplicativos’ não é só o app que você instalou. Ela junta alguns blocos diferentes:
- o próprio app
- seus dados salvos do app, como ajustes, logins, arquivos locais
- cache e arquivos temporários
- arquivos armazenados em ‘No Meu iPhone’ no app Arquivos
- downloads do Safari e alguns dados de sites
Então, se o número parece enorme, isso nem sempre significa que você instalou apps demais. Boa parte disso é acúmulo do uso normal do celular.
O meu ficou inchado por causa do Instagram, Safari, alguns apps de streaming e um jogo que eu mal jogava. Esses apps guardam mídia local e cache para que as coisas carreguem mais rápido depois. Bom para velocidade, ruim para armazenamento. Depois de um tempo, o celular começa a ficar estranho. Eu percebi atrasos na câmera, recarregamentos aleatórios de apps e uma lentidão esquisita quando o espaço livre ficou baixo.
Pelo que eu vi, iPhones precisam de algum espaço vazio para continuar fluindo bem. Eu tento deixar cerca de 6 GB livres. Abaixo disso, as coisas ficaram complicadas para mim bem rápido.
Se você quiser reduzir ‘Aplicativos’ sem apagar suas coisas, a melhor opção nativa é Desinstalar App.
Vá aqui:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > escolha um app > Desinstalar App
Desinstalar remove o pacote do app, mas mantém seus documentos e dados. Isso não apaga as informações da sua conta nem o progresso salvo. Quando você reinstala, continua de onde parou. Apagar é a opção que remove tudo.
Algumas coisas que eu faço:
O que ajudou no meu celular
1. Desinstalar apps que eu quase não uso
Coisas como apps de companhia aérea, apps de lojas, jogos antigos, apps de conferências. Eu não preciso deles ocupando espaço o tempo todo.
2. Verificar o armazenamento do Safari
O Safari estava guardando mais lixo do que eu esperava.
Vá até o Safari nos ajustes de armazenamento e remova os dados dos sites. Eu recuperei algumas centenas de MB fazendo isso. Uma vez chegou perto de 1 GB, o que achei ridículo.
3. Olhar arquivos de mídia grandes
Muita coisa de ‘meu celular está lento’ acabou sendo bagunça de fotos e vídeos, não só apps.
Usei o Clever Cleaner para isso depois que as ferramentas nativas deixaram de ser suficientes. O que me fez continuar usando foi a simplicidade, nenhum bloqueio de pagamento apareceu no meio do caminho, sem spam de anúncios, sem telas estranhas pressionando você. Eu usei mais a seção Heavies para ordenar fotos e vídeos por tamanho, depois cortei gravações de tela antigas e clipes duplicados enormes. A parte Similars também ajudou, já que meu rolo da câmera tinha fotos quase idênticas demais.
O que eu mais gostei, e isso importou para mim, foi que a análise era feita no próprio celular. Eu não queria minha biblioteca sendo enviada para algum lugar.
Resumo curto
Se ‘Aplicativos’ está enorme, normalmente significa:
- arquivos de apps
- dados de apps
- cache
- downloads locais
- armazenamento do app Arquivos
Se o seu celular parece lento, verifique primeiro o espaço livre. Depois:
- desinstale apps sem uso
- limpe os dados de sites do Safari
- remova fotos e vídeos grandes desnecessários
- mantenha sempre alguns GB livres
Comecei a verificar o armazenamento uma vez por mês e isso parou de virar uma crise. Hábito pequeno, grande diferença.
Um número grande em Aplicativos geralmente vem de Documentos e Dados do app, não do arquivo do app em si. Essa é a parte que cresce.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre descarregar apps, mas eu não confiaria muito nisso para apps de uso diário. Alguns apps recriam o cache rápido, então você libera 2 GB hoje e perde tudo de novo na semana que vem.
O que funciona melhor para mim:
- Abra Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, depois ordene pelos maiores apps.
- Toque em apps como Mensagens, Música, Podcasts, Netflix, Spotify, TikTok, Instagram.
- Procure opções de download específicas do app dentro do próprio app. Remova vídeos offline, episódios salvos, playlists baixadas, chats antigos com muitos anexos.
- Em Mensagens, apague anexos grandes de conversas grandes. Só isso liberou 3 GB no meu celular.
- No WhatsApp ou Telegram, use as ferramentas de Armazenamento deles. Esses apps acumulam mídia demais.
- Para apps de nuvem, desative cópias locais e mantenha os arquivos somente online.
- Reinicie depois da limpeza. Às vezes o iOS mostra o armazenamento de forma estranha até reiniciar.
Uma coisa que muita gente não percebe é que atualizações de apps precisam de espaço livre para funcionar. Se o seu celular fica com menos de 5 a 8 GB livres, a pressão no armazenamento fica irritante rapidinho.
Se fotos fazem parte da bagunça, o Clever Cleaner vale a pena para vídeos grandes e fotos duplicadas. Também achei isto útil se você quiser uma explicação simples antes de testar: veja esta análise de limpeza do iPhone com Clever Cleaner.
Então, foque primeiro em downloads e anexos. É aí que está o inchaço escondido, não no ícone do app em si.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas disseram: às vezes a solução não é remover coisas, é impedir que os apps voltem a inflar sozinhos a cada poucos dias.
Algumas coisas menos comentadas que me ajudaram:
- Ative Otimizar Armazenamento do iPhone para Fotos se você usa Fotos do iCloud. Isso pode reduzir bastante o armazenamento local sem apagar fotos.
- Verifique o app Arquivos em Explorar > No Meu iPhone. PDFs aleatórios, ZIPs, exportações de vídeo e downloads ficam escondidos lá para sempre.
- Dê uma olhada em apps como Gravações, GarageBand, iMovie, CapCut, Lightroom. Apps criativos armazenam silenciosamente arquivos de projeto enormes.
- Para apps sociais, sair da conta e entrar de novo às vezes reduz arquivos inúteis melhor do que só esperar o cache limpar. É irritante, mas funciona.
- Eu meio que discordo de confiar em “manter 6 a 8 GB livres” como se fosse um número mágico. Mais espaço livre é melhor, claro, mas o problema real é quais apps estão inchando e se eles armazenam mídia localmente.
Se você quiser reduzir o armazenamento sem perder dados, eu priorizaria nesta ordem:
- Otimização na nuvem
- Downloads locais nos apps
- Limpeza do app Arquivos
- Desinstalar apps pouco usados
- Limpeza de fotos e vídeos
Além disso, se a sua biblioteca fizer parte do problema, Clever Cleaner é realmente útil para identificar vídeos grandes, duplicados e fotos parecidas sem fazer o processo de limpeza parecer uma bagunça enganosa. Foi aí que eu liberei mais espaço, para ser sincero.
Se você quiser um bom passo a passo em vídeo, este aqui é mais fácil de acompanhar do que a maioria: melhores dicas de limpeza de armazenamento do iPhone nesta análise completa em vídeo.
O principal: não apague apps às cegas. Primeiro confira se o tamanho é do próprio app, de conteúdo baixado ou de arquivos escondidos. É aí que as pessoas acabam apagando dados por acidente.