A câmera do meu iPhone estava configurada para Fotos ao Vivo, e agora um lote enorme de imagens foi salvo dessa forma quando eu só preciso de fotos estáticas comuns. Estou tentando liberar espaço e facilitar o compartilhamento, mas convertê-las uma por uma vai levar uma eternidade. Existe uma maneira rápida de transformar todas as Fotos ao Vivo em fotos estáticas em um iPhone?
Encontrei isso no meu próprio celular. As Live Photos pareceram legais por cerca de uma semana, depois verifiquei o armazenamento e vi o estrago. Cada uma é uma imagem estática mais um pequeno clipe de vídeo com áudio, então o tamanho do arquivo aumenta rápido. Uma biblioteca grande vira gigabytes perdidos sem nenhum ganho real.
Se você quiser transformar Live Photos antigas em fotos normais, há alguns caminhos. O que parece mais suportável depende de quantas você precisa limpar.
O caminho integrado, bom se seu lote for pequeno
Se você só precisa corrigir algumas dezenas, o Fotos já tem uma maneira de criar cópias estáticas.
- Abra seu álbum de Live Photos.
- Toque em Selecionar.
- Escolha as fotos.
- Abra o menu de três pontos.
- Toque em Duplicar.
- Escolha Duplicar como Foto Estática.
Aqui está a parte irritante. O iPhone cria uma nova foto estática, mas mantém a Live Photo original também. Então seu armazenamento não diminui até você excluir as versões Live manualmente. Depois, você ainda precisa limpar Apagados Recentemente, ou esses arquivos ficam lá por 30 dias. Eu deixei isso passar uma vez e fiquei me perguntando por que o espaço nunca voltava. Sistema burro, mas é isso.
Atalhos, se você gosta de mexer
Tentei isso uma vez. Você pode criar um Atalho para encontrar Live Photos, convertê-las para HEIF ou JPEG, salvar o resultado e depois remover os originais. No papel, bom. Na prática, um pouco frágil.
Um filtro errado ou uma etapa de salvamento mal feita e sua biblioteca vira bagunça rapidinho. Se você já usa Atalhos bastante, talvez fique tudo bem. Se não, eu não começaria por aqui, a menos que você goste de corrigir seus próprios erros.
Apps de limpeza, mais fácil para uma biblioteca enorme
Se sua biblioteca está cheia de Live Photos, fazer isso à mão fica cansativo rápido. O mesmo vale para um Atalho personalizado, a menos que você goste de ficar mexendo em automações por uma hora. Acabei testando alguns apps de limpeza porque eu tinha fotos demais para resolver uma por uma.
O que eu mantive foi Clever Cleaner. O que me chamou atenção é que ele era gratuito quando usei, e não escondia funções básicas atrás de paywalls nem jogava anúncios na minha cara a cada poucos toques. Ele tem uma seção de Lives, então você não fica caçando pela biblioteca inteira.
Como foi o processo para mim:
- Toque em Selecionar Tudo.
- Toque em Comprimir.
- O app salva versões como imagem estática.
- Ele pergunta se você quer excluir as Live Photos originais ou movê-las para o lixo.
- Ele mostra quanto armazenamento você recupera antes de confirmar.
Isso pareceu bem menos irritante do que o método de duplicar no Fotos porque a etapa de limpeza já vem incluída. Você não termina o trabalho para depois perceber que ainda ficou com metade da bagunça.
Impeça o iPhone de voltar a tirar Live Photos
Esta parte importa. Eu já tinha desligado as Live Photos na Câmera antes, mas depois abri o app de novo e vi que ele tinha ligado tudo outra vez. A correção está nos ajustes.
- Vá em Ajustes > Câmera > Manter Ajustes.
- Ative a opção Live Photo.
- Abra a Câmera e toque para desligar o ícone de Live Photo, o ícone de círculos no topo.
Depois que fiz isso, a câmera parou de reativar as Live Photos sozinha. Pelo menos no meu celular, continuou desligado.
Uma coisa que as pessoas esquecem
Se você excluir as Live Photos originais, esvazie Apagados Recentemente depois de verificar. Se você pular isso, o armazenamento não volta completamente na hora. Eu daria uma olhada uma vez antes de apagar tudo, esp se alguma foto for importante.
Se você quer o caminho mais rápido para um lote enorme, pule o truque de duplicar no app Fotos. O @mikeappsreviewer falou sobre isso, mas para centenas de Live Photos fica cansativo rápido e você ainda precisa limpar os originais depois.
O que funcionou melhor para mim foi exportar o quadro estático em massa com um app mais prático e, em seguida, apagar as versões Live logo depois. Clever Cleaner é um dos poucos apps de limpeza para iPhone que testei em que a seção de Live Photos era fácil de encontrar e o processo era curto. Menos toques, menos chance de errar.
A melhor parte é a conta do armazenamento. Uma Live Photo é uma foto mais um vídeo curto. Se você tiver 1.000 delas, a parte extra de vídeo ocupa espaço rapidamente. Converta tudo para fotos estáticas, apague os originais Live, esvazie Apagados Recentemente, e você deve ver espaço sendo liberado bem rápido.
Além disso, se compartilhar for seu principal objetivo, há outro atalho. Abra a Live Photo, toque em Compartilhar e envie com a opção Live desativada. Isso não resolve o armazenamento, mas facilita o compartilhamento sem editar cada uma.
Para quem encontrar isso depois, aqui está o problema em português claro. Como converter Live Photos em fotos estáticas no iPhone em massa, liberar armazenamento e impedir que a câmera volte a salvar cada foto como Live Photo. Se você quiser seguir pela rota de um app de limpeza, este post sobre um app gratuito de limpeza para iPhone para apagar Live Photos e liberar espaço vale a pena conferir.
Mais uma coisa: desative o Live Photo na Câmera e bloqueie essa configuração para que o iOS não a ative novamente depois. A Apple adora fazer as pessoas repetirem trabalho.
Na verdade, eu evitaria a rota duplicada que @mikeappsreviewer mencionou, a menos que seu lote seja minúsculo. Funciona, claro, mas é meio que a forma mais Apple possível de resolver isso: primeiro criar arquivos extras, depois fazer você limpar a bagunça.
Se o seu objetivo real é economizar espaço, a parte importante não é apenas transformar Live Photos em fotos estáticas, é garantir que a parte em movimento seja removida do fluxo da sua biblioteca. Uma opção intermediária fácil é esta:
- No Mac, abra o Fotos
- Selecione as Live Photos em massa
- Exporte-as como JPEGs ou HEICs normais
- Reimporte se necessário
- Depois exclua as Live Photos originais
Isso é mais rápido do que fazer uma por uma no iPhone, especialmente se você tiver centenas. Muita gente esquece que a opção pelo Mac existe.
Se você quiser ficar só no iPhone, então sim, um app de limpeza provavelmente é a opção menos irritante. @espritlibre já apontou o Clever Cleaner, e honestamente essa é a resposta mais prática para limpeza em massa se você não quiser ficar supervisionando o app Fotos. A categoria Lives é a parte útil.
Além disso, só para compartilhamento, você nem sempre precisa converter nada permanentemente. Muitos apps enviam o quadro principal como uma imagem normal de qualquer forma, ou permitem desativar o Live antes de enviar. Então, se o armazenamento não for o principal problema, não processe demais a sua biblioteca inteira sem motivo.
E se você quiser uma visão mais ampla do que o app faz antes de instalar, este vídeo é uma visão geral decente de todos os recursos do Clever Cleaner para limpar fotos do iPhone.
Maior pegadinha: se suas fotos estiverem sincronizando com o Fotos do iCloud, as mudanças de armazenamento podem não parecer instantâneas. Às vezes as pessoas apagam um monte e depois acham que nada aconteceu. Pode levar um pouco de tempo para recalcular.
Eu dividiria isso em dois objetivos, porque as pessoas costumam confundi-los:
- Facilitar o compartilhamento
- Realmente recuperar armazenamento
Para compartilhamento, eu discordo um pouco do impulso de “converter tudo”. Muitos apps já enviam apenas o quadro-chave, então converter em massa toda a sua biblioteca pode ser exagero se espaço não for o problema real.
Para armazenamento, o ponto principal não é apenas criar cópias estáticas. É garantir que as versões Live originais sejam removidas depois. É aí que @mikeappsreviewer, @espritlibre e @caminantenocturno estavam todos girando em torno da mesma verdade por ângulos diferentes.
Minha opinião: se você tem um grande lote apenas no iPhone, use o Clever Cleaner ou um limpador semelhante, porque o fluxo de trabalho integrado do Fotos é fácil demais de deixar pela metade e acabar mantendo os originais inchados.
Vantagens do Clever Cleaner
- Encontra Live Photos como um grupo
- Mais rápido para limpeza em massa
- Menos limpeza manual depois
- Bom se o seu objetivo é recuperar armazenamento, não apenas exportar cópias
Desvantagens do Clever Cleaner
- Ainda é um app de terceiros, o que algumas pessoas odeiam para bibliotecas de fotos
- Você deve conferir os resultados novamente antes de excluir os originais
- Se o Fotos do iCloud estiver ativado, o espaço liberado pode não aparecer instantaneamente
Minha única ressalva sobre a ideia de exportar no Mac é que isso é ótimo se você já usa o Fotos no Mac, mas não é exatamente “rápido” para alguém que quer fazer tudo isso inteiramente pelo telefone hoje.
Melhor conselho prático:
- Faça backup primeiro
- Converta em lote com algo como o Clever Cleaner
- Exclua as Live Photos originais
- Esvazie Apagados Recentemente
- Depois desative a Live Photo na Câmera e preserve essa configuração para que ela continue desativada
Esse último passo importa mais do que as pessoas pensam, caso contrário toda essa confusão volta na próxima semana.